Saiba quais são as marcas da mentira

A reportagem de capa da revisa Veja deste sábado trata deste assunto: "As marcas da mentira". O editor selecionou o trecho a seguir:

Mark Bouton lista dez sinais que, segundo sua experiência, apareceram associados a alguém decidido a mentir. São eles:

1. Tocar nervosamente a ponta do nariz, a região logo abaixo dos olhos ou cobrir a boca ao falar.
2. Fugir da pergunta e evitar o essencial, dando excesso de detalhes sobre fatos desconectados do ponto central.
3. Alguém que fala com correção, e começa a cometer erros gramaticais grosseiros quando o assunto central da questão é levantado.
4. Afastar a cabeça ou jogar os ombros para trás como reação a uma pergunta direta são movimentos defensivos de quem não quer responder (não necessariamente mentir).
5. Fazer gestos incompatíveis com a emoção descrita revela um esforço mental enorme em não fugir do enredo inventado.
6. Repetir a pergunta que acabou de ser feita integral ou parcialmente é sinal de que a pessoa quer ganhar tempo para construir uma história falsa.
7. Manter todo o tempo os punhos fortemente fechados ou as mãos no bolso é indicador de que a pessoa não quer dizer algo que considera valioso para quem pergunta.
8. Cruzar e descruzar as pernas ou balançá-las descontroladamente são reações defensivas ao mesmo tempo físicas e psicológicas de quem se sentiu incomodado com a pergunta.
9. Quem percebe que está dizendo coisas desconexas ou falsas tende a terminar as frases (mesmo as sérias) com um sorriso e encolher ligeiramente os ombros.

10. Quando uma pessoa está mentindo, ela tende a fechar os olhos por mais tempo, como se procurasse internamente uma resposta.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse assunto o editor conhece muito bem.

Anônimo disse...

ISSO NÃO FUNCIONA COM TODOS, TEM PESSOAS COM SISTEMA NERVOSO FRACO E APRESENTAM MAIORIA DESTES TIQUES, TEM PESSOAS DISSIMULADAS QUE NADA AFETA, TEM O PSICOPATA, ENFIM É MUITO DIFÍCIL DESCOBRIR UMA MENTIRA. EM INTERROGATÓRIO QUANDO A PRESSÃO ESTÁ DEMAIS O CARA ASSUME O QUE NÃO FEZ. POR TANTO ISSO É UMA FALACIA DA PSICOLOGIA.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Ótimo, a Sociedade agradece aguarda para saber como identificar Psicopatas.

Anônimo disse...

Pelos dados apresentados, podemos ver que os PeTralhas são pessoas seríssimas.kkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/