Artigo, Ruy Fabiano, O Globo - Lula e os militares

No seu artigo deste sábado em "O Globo", o jornalista Ruy Fabiano conta que a denúncia do ex-delegado Romeu Tuma Jr., publicada no recém-lançado livro “Assassinato de Reputações”, de que Lula atuou como delator junto ao Dops ao tempo do regime militar, não é exatamente inédita – nem exata, em seus termos. O editor leu Nêumanne em "O que eu sei de Lula" e lê Tuma Júnior em "Assassinato de reputações" e pode afirmar que Ruy está enganado, porque Nêumanne conta poucos episódios sobre o caráter permissivo das relações entre Lula e os militares, deduzindo muita coisa, enquanto que o delegado conta o que sabe como protagonista, filho do homem que recrutou Lula como alcaguete do Dops e dos militares, cujo docinome era Barba. Um dedo duro dos seus companheiros do sindicalismo e da oposição.  É completamente diferente. "Assassinato de reputações" descreve locais, datas, pessoas, fatos, com riqueza de detalhes. Isto nem de longe é feito por Nêumanne.

Antes dele, o jornalista José Nêumanne Pinto já a havia feito, no livro “O que Sei de Lula”, publicado há mais de um ano. Ambos, cada qual a seu modo, conviveram com Lula ao tempo em que sua liderança sindical emergia e o inseria na cena política nacional. Não havia ainda o PT, mas Lula já pensava em criá-lo. Era o final dos anos 70 e o PT surge em 1980. Nêumanne, então repórter do Jornal do Brasil, foi destacado para cobrir o sindicalismo do ABC paulista, que surgia como o fato novo da política brasileira.

. Tuma Jr. era já agente da Polícia Federal (não era agente da PF, mas investigador do Dops, porque Tuma Júnior nunca foi da PF) e assessorava o pai, Romeu Tuma, chefe do Dops. Lula já contou – e há um vídeo na internet com esse relato – que era tratado a pão-de-ló por Tuma pai, ao tempo em que esteve preso no Dops.

. Nêumanne diz que, nessa época, em que, para além dos contatos profissionais, desfrutava da companhia de Lula em mesas de bar, deu-lhe carona para um encontro (de que não participou) com personagens do governo militar – entre outros, um representante do general Golbery do Couto e Silva, que nele via uma peça-chave para desmontar a frente oposicionista, abrigada no MDB.


. Lula se recusava a integrar a frente oposicionista.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

quinta-feira, 28 de novembro de 2013




EXCLUSIVO: Descoberta a verdadeira Certidão de Nascimento de Nicolás Maduro!








O Notalatina apresenta com exclusividade a verdadeira nacionalidade de Nicolás Maduro, o ilegítimo e usurpador presidente da Venezuela, com dados que acabei de receber de uma amiga venezuelana. Na mensagem, ela aponta o seguinte:




“Finalmente foi localizada a Certidão de Nascimento do presidente ilegal e ilegítimo. Nome real: NICOLAS ALEJANDRO MADURO MOROS.

Nascido em Ocaña, estado do Norte de Santander, próximo de Cúcuta na Colômbia, em 21 de novembro de 1961.

Certidão de Nascimento nº N011, Folha nº 412, N471. “COLOMBIANO”.

Em poucos dias coletiva de imprensa com TODAS as provas”.




Bem, agora com todos os dados da Certidão de Nascimento, fica difícil imaginar que isto não seja verdadeiro, uma vez que o ex-embaixador do Panamá ante a OEA, Guillermo Cochez, já vem anunciando há tempo, e que este blog vem denunciando antes mesmo de ocorrer a eleição presidencial em princípio de março. Quem divulgou isto deve estar com a certidão em mãos e o assunto é demasiado grave para se brincar. Além disso, a oposição não costuma forjar provas falsas para se beneficiar; este expediente é a praxis do chavismo desde sempre, tanto é que não apenas Maduro mas terroristas das FARC, iranianos, cubanos, libaneses e terroristas do Hezbolah há anos têm identidades e passaporte venezuelanos, conforme eu venho denunciando e confirmei em meu último programa que vocês podem ouvir também aqui no blog.








O Notalatina vai ficar pendente deste assunto e tão logo obtenha novas informações, será publicado aqui e no meu programa Observatorio Latino da Radio Vox. Fiquem com Deus e até a próxima!




Tradução e comentários: G. Salgueiro

Anônimo disse...

Que histórinha que já encheu o saco essa. Até mesmo a grande mídia (que odeia o PT com todas as suas forças) não embarcou nessa história do Tuminha.

Marcelo PDT POA disse...

odeia com todas as forças? acho que ti engana hein....

se fosse assim o fanatico petralha zé de abreu ja teria sido demitido. a globo ja demitiu atores/atrizes de renome por chegarem atrasados que na minha opinião seria menos do que isso. o que não vejona globo é pedetista/brizolista fanatico esses sim inimigos da globo.

GLOBO E PT, TUDO A VER.

Anônimo disse...



O estranho é o silêncio do ex-"presidenti" apedeuta-cachaceiro e do perigoso Atraso genro.

Deve ser tudo verdade.

Justiniano disse...

Lula fumando tranquilamente dentro da veraneio do DOPS, certamente que não é nenhuma cara de quem estava preso e sim alguem muito intimo e a vontade.



Sempre será chamado de "Filhote da ditadura", criado nos bastidores da ditadura.



Anônimo disse...

A máscara caiu e a petralhada não tem outra coisa a fazer senão conviver com a dura realidade: trairão!

Anônimo disse...

Encheu o saco para ti, militonto petralha das 15:06, pois para quem pensa ( não é teu caso ), esse assunto demonstra bem quem, é o teu dedo duro líder.
Vai ser puxa saco lá na casa do Barba !

Anônimo disse...

De longe, estando aqui no RGS, já se tinha estas compreensões a respeito do Lula, para quem sabe ler, principalmente "entre linhas".

LULA é cria de GOLBERY para enrolar os socialistas. HOJE enrola a maioria do brasileiros, tal como o trouxa das 15:06.

Anônimo disse...

HAHAHAHA....

a petezada ta tão carente de líderes que fazem de tudo pra tentar preservar a imagem do apedeuta X9 mesmo sabendo que ele era um informante dos militares...

e também porque os outros candidatos ja estão na cadeia...

HUAHUAHUAHUA....

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

O vendedor de linhas está de volta
17:20 é sempre uma alegria,ver um MERCANTILISTA em ação.
Parabéns,me escutou ,os direitalhas não admitem menos de 30 linha,hoje foram em torno de 50 linhas, considerando os espaçõs vazios.
Estou preocupado,com a ideia que passas,acredito que os direitalhas estão fazendo mimimo por todo lado, sinal que estão sen assunto ou apavorados.

Continuo acreditando,que se o senhor fosse estudar,poderia se dar melhor na vida,ser vendedor de linhas é de um mercantilismo burguês atroz.

Vá estudar Saudações

Anônimo disse...

Tu não sabes o que diz. Não tens argumentos na defesa de teus interesses ANONIMO das 12:11.

Digo isto por mencionar a palavra MERCANTISTA, copiada de meus textos, distorcida como de praxe PTRALHA.

" mercantilismo burguês atroz" foi inaugurada pelo LULA, vendedor de ilusões, teu paizão rico desde os tempos do sindicato dos metalúrgicos. Vá verificar a contabilidade WV matriz, tem documentos da época.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/