"O governo está quebrando a Petrobras", diz presidente da Abimaq. O mercado pensa a mesma coisa.

A entrevista foi concedida para a publicação Infomoney. Para o presidente da Abimaq, isso é culpa de como o governo trata a companhia, como um de seus braços e não uma companhia soberana em busca de lucro e expansão dos negócios. A entrevista foi concedida logo depois de encerrado o pregão da Bolsa, durante o qual as ações da estatal despencaram dramaticamente. Os acionistas da companhia estão em pânico.  Leia tudo:

 A Petrobras (PETR3; PETR4) não vive dias muito agradáveis na BM&FBovespa. A empresa já perdeu R$ 52 bilhões de valor de mercado desde o pico que se formou e apresentou queda superior
à 10%, após o último reajuste de gasolina. Para José Velloso, presidente-executivo da Abimaq (Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos), isso é culpa de como o governo trata a companhia, como um de seus braços e não uma companhia soberana em busca de lucro e expansão dos negócios:
- Estão quebrando a Petrobras e toda a cadeia de fornecedores está sendo prejudicada.

"O maior problema da Petrobras é que o presidente do conselho é o ministro da Fazenda", disse em evento da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), reportou a Agência Estado. Para ele, a combinação dos dois cargos na mesma pessoa não condiz com o que se espera do ministro da Fazenda e do presidente do conselho de administração. Se o primeiro tem como objetivo a formulação de política econômica, o segundo precisa garantir o lucro de sua empresa. Não seria portanto à saída de Mantega dos cargos que atrapalha - e sim a junção dos cargos em uma única pessoa. É isso que fez com que a política de precificação de preços ficasse tão incerta, salienta.

. Além disso, ele destacou que Graças Foster foi "inábil" ao divulgar antecipadamente que uma política de preços seria divulgada - sem que ela, de fato, já estivesse bastante costurada:
- A presidente da Petrobras foi inábil em prever gatilho para a gasolina", finalizou. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Luiz liga para o Departamento de Contas a Pagar: "Dillma?? Óia.... chegou aqui mais 1 fatura do Fidel, 2 do Eike e 5 da Odebrecht. Manda pagar tudo rapidinho, OK ?? A última do Fidel vc atrasou, e o coma-andante reclamou...." @fitzca

tatsch disse...

Notícia boa neste governo federal está difícil de ouvir. Estão acabando com o Brasil.

Anônimo disse...

Esse mesmo mercado apoiou esse governo faz muito tempo. A quebra da Petrobrás não começou agora, ela já vem desde o início do governo petralha que decidiu usar a empresa para fins políticos e praticou muitas falcatruas, fez muito oba oba usando os recursos da Petrobrás. Agora que os recursos da empresa ficam escassos e a empresa precisa ser enxugada para poder recuperar solidez vem os mesmos que apoiaram as praticas lesivas posar de bonzinhos. Eles também são culpados pois era evidente a prática politiqueira que foi feita na empresa. O mesmo vale em muitas outras ações do governo petralha. Esse governo precisa ser derrotado nas urnas e assim teremos oportunidade de novas práticas mais republicanas com a eliminação dos petralhas da administração pública e fim da contabilidade criativa.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

PIOR QUE A PRIVATARIA É A PIRATARIA PREDATÓRIA.

Saudações

Ps Grande pirata barba negra 51

Anônimo disse...

Petrobras quebrada? Só na cabeça dos TUC ÂNUS. Chorem TUC ÂNUS a Petrobras não virou PetrobraX, para azar do Principe da Privataria, FHC, do PSDB. Aquele que comprou a reeleição, digo, mudou a CF/88 para aprovar a sua reelieção. Na época vários deputados cassados, mas ele, o Principe, saí incolume graças ao Engavetador Geral da República, segundo o Senador Simão, Geraldo Brindeiro.

Anônimo disse...

Se fosse só a Petrobrás estaria bom,pior que estão quebrando o Brasil.Os bolivarianos da Venezuela já estão importando combustíveis dos EUA,ou seja,dos Ianques que eles tanto atacam.País pobre é pais mal governado.

Anônimo disse...

Aquelas mãos sujas do 9Dedos na propaganda da Petrobrás não era de óleo não, era da m.... que o cara estava fazendo lá, o efeito do perfume passou e agora estamos sentindo o nauseobundeo fedor petista!

Justiniano disse...

A petrossauro está com caixa quebrado, logo estara na bacia das almas do governo petralha, usaram para todos os fins e agora começam a aparecer a incompetência administrativa dos petralhas. Esse tal pré-sal é pura demagogia do governo.

A pergunta que não quer calar: porque as grandes petroleiras americanas e inglesas abandonaram o leilão do pré-sal?

Essa é a principal atividade destas empresas e caem fora porque??

Sabem que é extremamente dificil extrair petróleo desta profundidade no mar.


Anônimo disse...

Complementado o comentário de Justiniano: "Macaco velho não põe a mão em cumbuca".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/