Eletrosul acha que potencial eólico do RS é de 10 mil MW, o dobro do total consumido de energia no Estado

A reportagem a seguir é do repórter Jefferson Klein e foi publicada no Jornal do Comércio desta terça-feira. O entrevistado é o presidente da Eletrosul, o catarinense Eurides Mescolotto. Conta o repórter que às vésperas de comemorar 45 anos de fundação (23 de dezembro), a Eletrosul mantém o foco em expandir seu parque de geração e transmissão de energia. Uma fonte em especial tem se destacado nesse contexto: a eólica. Leia tudo:

O presidente da empresa, Eurides Mescolotto, lembra que somente os empreendimentos no Rio Grande do Sul nos quais a companhia tem participação somam 782,5 MW de capacidade instalada. O mercado é tão promissor que as fronteiras nacionais já estão ficando pequenas para a estatal, que começa a voltar seus olhos para um conhecido vizinho do Brasil: o Uruguai.

Jornal do Comércio – Qual a expectativa quanto ao mercado eólico em 2014?
 Eurides Mescolotto – Continuará forte. Neste momento, temos um problema sério, pois os fornecedores de aerogeradores estão com as fábricas lotadas. Mas, no ano que vem, isso já vai estar melhor, e acredito que haverá uma expansão grande da eólica. E, no Rio Grande do Sul, sem dúvida os lugares mais acessados serão Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Chuí e a região no entorno de Rio Grande.

JC – Devido à proximidade desses locais com o Uruguai, a tendência é de se concretizar, futuramente, uma integração de geração e transmissão de energia com a nação vizinha?

(...)

JC – Quais as perspectivas quanto a projetos hidrelétricos no Rio Grande do Sul?
 Mescolotto – A hidreletricidade, no Sul do País, está com o potencial quase esgotado. O que tem de grande, no Estado, são os projetos de Garabi e Panambi (no rio Uruguai, na fronteira com a Argentina). Quem comanda essa iniciativa é a Eletrobras. Também há Itapiranga (divisa com Santa Catarina) e possíveis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), mas são poucas obras.

JC – Como está a análise da possibilidade de incorporação da CGTEE pela Eletrosul?
Mescolotto - Isso está no âmbito da Eletrobras. Se formos chamados, obviamente, vamos discutir com a Eletrobras no que podemos ajudar. A minha impressão é que a questão vai ser definida rapidamente, mas quando, não sei.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

6 comentários:

Mario Rangel disse...

Esse é o PSDBosta:

Concessionária de energia de São Paulo cobrou por investimentos que não foram feitos, conforme flagrou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); multa por tentar ludibriar os consumidores foi milionária; segundo a agência, entre 2002 e 2011, a empresa considerou em seus processos tarifários a existência de 246 mil metros de cabos em sua base de ativos, mas só havia 10 mil metros; companhia, que tem direito a recurso, ainda não se manifestou; fiscalização frouxa da Secretaria de Energia, controlada pelo "enrolado" José Aníbal (PSDB), ajuda a explicar situação caótica no setor.

Já sei, os bobalhões vão me xingar de tudo, mas tem de chupar essa incompetência do PSDBosta.

Ricardo disse...

E o Partido da Trambicagem é muito melhor, né rangel ??? Queres que liste todas as falcatruas ??? vai faltar espaço...

Anônimo disse...

Roberto jardim comenta:
Com certeza, Ricardo, que faltaria espaço e cadeia para a os corruPTos, mas não podemos justificar uma falcatrua por outra. Assim estaremos seguindo o que eles sempre pregam.

Anônimo disse...

MARIO RANGEL E SEUS ASSECLAS CITAM UMA OU OUTRA IRREGULARIDADE DE PARTIDOS DE OPOSIÇÃO EM MEIO E UM MAR DE CORRUPÇÃO E INCOMPETÊNCIA PETISTAS.

DEVE ESTAR FALTANDO TEMPO PARA AS VISITAS AO PRESÍDIO DA PAPUDA....

Ricardo disse...

Roberto, exatamente, meu intuito não é justificar, mas sim mostrar ao Rangel que ele prega moral de cuecas na mão, para mim, todos os partidos do Brasil são corruptos, isso é um problema da educação do povo, do "jeitinho" brasileiro...
Lamentável...

Anônimo disse...

A empresa em questao e a AES Eletropaulo. Nao pertence ao estado mas a um grupo dos EUA. Vai enganar outro, Rangel. Olha que teus lideres ja estao presos. Logo a lei alcanca os auxiliares.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/