Sindicato dos Corretores denunciam ilegalidade na proposta de criação da Banrisul Corretora de Seguros

A diretoria do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS) está mobilizando a categoria para se manifestar contra a ideia do governo de criar uma corretora de seguros ligada ao Banrisul. Para tanto, convoca os mais de 5 mil profissionais gaúchos a mandarem e-mails ou telefonarem aos deputados estaduais pedindo que não aprovem o projeto de lei 276/2013. Caso os deputados estaduais aprovem o pedido, o banco que tem 485 agências e 11.870 funcionários formará uma rede gigantesca de venda de apólices. O Sincor-RS questiona: qual formação ou habilitação terá esta multidão de bancários para atender os consumidores? Não será esta uma forma de “aperfeiçoar” a venda casada, prática condenada pelo Código de Defesa do Consumidor? Ou seja, para cada produto bancário, o correntista terá de levar um seguro?
            
. Outro fator que não recomenda a abertura da pretensa futura estatal é a constante mudança de direção em cada novo governo do estado. Além do mais, está historicamente provado que a atividade seguradora é típica da iniciativa privada, não havendo justificativa para que seja exercida por uma empresa estatal. 
            
. O presidente eleito Ricardo Pansera afirma

- Seguro é uma relação de confiança e para maior garantia deste serviço ao consumidor, deve ser comercializado e administrado por especialista, o corretor de profissional de seguros.

CLIQUE AQUI para saber os impedimentos legais da proposta.

3 comentários:

Sandro wink disse...

Polibio, esta pratica ja é exercida por funcionarios no Banrisul, a cada operação de credito, vem a oferta de um seguro. Eu mesmo ja passei por isto, devo ter uns 3/4 seguros, feitos por força desta atitude.

Anônimo disse...

E venda casada só a Caixa pode!

Anônimo disse...

ir em uma loja de confecções comprar uma calça e o vendedor de oferecer um cinto não é venda casada assim como fazer um empréstimo e o bancário te oferecer um seguro ou outro produto. Venda casada é condicionar uma coisa a outra, isso sim é ilegal.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/