RS ficou sem nova mega-usina eólica. EC+Furnas perdeu o negócio no leilão desta manhã em Brasília.

Neste momento, 11h20min, terminou em Brasília o mais novo leilão de energia eólica e o RS poderia ter sido contemplado com compras que viabilizariam pelo menos um mega-empreendimento, o da EC Brasil (Energias Complementares do Brasil)que desde 2010 aguarda pela vez. A empresa concluiu a medição de ventos em suas torres instaladas nos municípios da zona sul do estado, a fim de participar do leilão de energia eólica. A EC+Furnas insistirá num novo leilão.

. A empresa acertou uma primeira parceria com a Eletrosul, mas o negócio acabou num escândalo. Em função disto, o projeto foi para o congelador, mas acabou retomado agora. Desta vez, o investidor principal não será mais Eletrosul mas Furnas. De qualquer modo, esta também é uma subsidiária da Eletrobrás. 

. A EC e Furnas projetam investimentos de R$ 1 bilhão na instalação de 100 torres assim distribuídas: Pedras Altas (240 MW ),Bagé (120 MW), Serra do Velleda (240 MW) e de Cacimbinhas (240 MW), as duas últimas em Pinheiro Machado.

. Em operação comercial, o parque eólico da EC Brasil no estado passará a ser o maior da América Latina

3 comentários:

Anônimo disse...

As notícias sobre os parques eólicos são pouco esclarecedoras sobre os contratos com proprietários e as empresas.A maioria delas coloca em risco a sobrevivência dos donos de terras quando exigem um contrato de 35 anos com muitas proibições de cuidados na lavoura.O lucro de quem negocia é muito baixo.É só investigar sobre o assunto com aqueles que assinaram contratos.Já estão arrependidos.

Anônimo disse...

Discordo plenamente. Não há restrições de uso da terra ou na criação de gados e em Livramento, por exemplo, os proprietários ganham cerca de mil reais por aerogerador. Conversa com qualquer um deles para ver se existe algum arrependido.

Anônimo disse...

Em Osório não tem nenhum arrependido, 20 aero-geradores dá R$ 20.000,00 por mês sem fazer nada, só sombra e agua fresca, garantidos por 25 anos.

Não vamos nos esquecer energia eólica no RS é obra da Dilma.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/