CLIQUE AQUI para acompanhar toda a pesquisa.Os dados da CNT demonstram que tudo ficou muito pior depois que assumiu o governo Tarso Genro.
O editor recebeu nesta quinta-feira a noite os dados da Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias 2013, que demonstram a falência das ações dos governos federal e estadual na área de rodovias no RS.
O editor recebeu nesta quinta-feira a noite os dados da Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias 2013, que demonstram a falência das ações dos governos federal e estadual na área de rodovias no RS.
. O estudo da CNT demonstra que apenas 37,5% das rodovias
administradas pelo governo levaram conceito bom e ótimo, número que vai para
72% no caso das estradas sob gestão privada (concessões).
. Os índices satisfatórios (ótimo e bom) sobre a
conservação dos trechos no Estado apresentam piora desde 2010.
. Do total de 8.255 quilômetros avaliados — 5.525 nas mãos
do setor público e 2.730 com concessionárias —, 48,9% estão em condições ótimas
e boas. No ano passado, o índice era de 58,7%, número que abrange estradas
federais e estaduais. Foram avaliados pavimento (59,9% de ótimo e bom),
sinalização (52,1%) e geometria da via (22,1%). As rodovias conservadas pelo poder público têm 37,5% de
ótimo e bom, contra 72% das administradas por concessionárias. O índice é de
56,5% quando se refere à extensão federal e 31,8% no que diz respeito à
estadual. Há seis pontos considerados críticos (que trazem graves riscos à
segurança dos usuários): dois são erosão na pista e quatro são referentes a
grandes buracos.
O estado geral das rodovias brasileiras também teve piora
no último ano. Conforme a pesquisa, 63,8% da extensão avaliada apresenta alguma
deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria. Em 2012, o
índice havia sido de 62,7%. Também aumentou o número de pontos críticos, que
passaram de 221 para 250. De acordo com o estudo, a maior parte da extensão
pesquisada (88%) é formada por pistas simples e de mão dupla, e 40,5% do total
avaliado não tem acostamento.
. Segundo o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, a
estatística mostra a necessidade urgente de aumentar os investimentos nas
rodovias brasileiras, principalmente em duplicação.
— O governo tem uma dificuldade gerencial. Muitos
projetos não saem do papel. Há um excesso de burocracia. Os investimentos
precisam ser ampliados de fato para que o Brasil possa melhorar sua
competitividade.
Tabela comparativa
Dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte
(CNT) atestam a diminuição de trechos considerados ótimos ou bons nas estradas
do Rio Grande do Sul em 2013. Veja o comparativo:
2012
2013
Ótimo 11% 5,3%
Bom
47,7% 43,6%
Regular
31,8% 40,3%
Ruim
7,2% 9,2%
Péssimo
2,4% 1,6%
Veja o comentário do editor sobre o assunto: Existe algum planejamento que diga que Porto Alegre precisa de metrô? Onde estão os estudos?
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