ENTREVISTA - Luiz Roberto Andrade Ponte, ex-ministro da Casa Civil, ex-presidente do Sinduscon, empresário da construção pesada.

Luiz Roberto Andrade Ponte, ex-ministro da Casa Civil, ex-presidente do Sinduscon, empresário da construção pesada.

Eu li tudo sobre o programa de privatização de rodovias federais, que se resume a repassá-las a concessionários privados, e confesso que não vi na lista nenhuma estrada do RS. Estou correto?
Está, sim. Não tem nada no RS, até porque eu acho que o próprio governador pediu ao governo federal para não colocar privatizações aqui.

Aqui é um insulto falar em privatização?
Aqui no Estado, acho que se pegou o gostinho pelo pedágio público. O Brasil ainda tem muito dessa corrente de pensamento que não enxerga o óbvio, ou seja, de que os empregos, todos eles, tirando os públicos, são criados pelas empresas privadas. Neste caso dos pedágios públicos, o público nem se dá conta que além de pagar impostos para ter estradas boas, ele paga de novo para o governo garantir estradas boas – e ainda assim ele não consegue fazer isto.

Como está o plano de concessões na área rodoviária federal?
Tivemos um leilão com sucesso e o outro ninguém apareceu. Uma vai para Goiás, a que deu certo, e a outra para a Bahia. O problema é que não existe ensaio, estudo, projeto. Fica na b ase do seguinte: “!Liguemos tal lugar a tal lugar”. Como estabelecer uma proposta decente para estabelecer um ponto de pedágio se você nem sabe quanto gastará para construir a estrada?

Estes parâmetros não estão dados nos editais de licitação?
Nada, nada. É tudo voluntarismo. Agora mesmo, quantas vezes já mudaram as taxas internas de retorno ? Os níveis de informações são pequeniníssimos. Até duvido que isto vá adiante, porque ano que vem sairão eleições para presidente.

Por que isto?
Claro que é falta de planejamento, mas é também porque este governo tem uma visão contrária ao lucro, mas sabe que não tem recursos financeiros e nem gestão paras fazer o que a iniciativa privada pode fazer porque tem recursos e tem gestão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Imbecis,elegeram estes pulhas .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/