Eu li tudo sobre o programa de privatização de rodovias
federais, que se resume a repassá-las a concessionários privados, e confesso
que não vi na lista nenhuma estrada do RS. Estou correto?
Está, sim. Não tem nada no RS, até porque eu acho que o
próprio governador pediu ao governo federal para não colocar privatizações
aqui.
Aqui é um insulto falar em privatização?
Aqui no Estado, acho que se pegou o gostinho pelo pedágio
público. O Brasil ainda tem muito dessa corrente de pensamento que não enxerga
o óbvio, ou seja, de que os empregos, todos eles, tirando os públicos, são
criados pelas empresas privadas. Neste caso dos pedágios públicos, o público
nem se dá conta que além de pagar impostos para ter estradas boas, ele paga de
novo para o governo garantir estradas boas – e ainda assim ele não consegue
fazer isto.
Como está o plano de concessões na área rodoviária
federal?
Tivemos um leilão com sucesso e o outro ninguém apareceu.
Uma vai para Goiás, a que deu certo, e a outra para a Bahia. O problema é que
não existe ensaio, estudo, projeto. Fica na b ase do seguinte: “!Liguemos tal lugar
a tal lugar”. Como estabelecer uma proposta decente para estabelecer um ponto
de pedágio se você nem sabe quanto gastará para construir a estrada?
Estes parâmetros não estão dados nos editais de licitação?
Nada, nada. É tudo voluntarismo. Agora mesmo, quantas
vezes já mudaram as taxas internas de retorno ? Os níveis de informações são
pequeniníssimos. Até duvido que isto vá adiante, porque ano que vem sairão
eleições para presidente.
Por que isto?
Claro que é falta de planejamento, mas é também porque
este governo tem uma visão contrária ao lucro, mas sabe que não tem recursos
financeiros e nem gestão paras fazer o que a iniciativa privada pode fazer
porque tem recursos e tem gestão.
Imbecis,elegeram estes pulhas .
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