Entrevista, Frederico Antunes - Por que o Banrisul, a toque de caixa, quer recriar uma seguradora e criar uma estatal na área de cartões ?

Frederico Antunes

O governo Tarso Genro quer criar mais duas estatais a toque de caixa. Como é isto ?
Quero que a direção do Banrisul venha até a Assembléia para explicar as razões da criação da seguradora e da administradora de cartões do banco. O governo pediu regime de urgência e quer que se vote tudo até o dia 16. Por que esta pressa toda? Tarso está por sair do governo. O que o motiva a criar mais duas estatais?

Cabide de empregos, como é o caso da EGR, outra estatal que ele criou?
Por que não? Ele está por ir embora para casa.

O Banrisul já teve uma seguradora, a União, que foi liquidada porque só dava prejuízo.
Pedi audiência pública na Comissão de Finanças e a base do governo negou tudo esta manhã, mas na Comissão de Serviços Públicos aprovamos requerimento convidando a direção do banco para que se explique.

O senhor é contra a criação das novas estatais?
O Banrisul é uma empresa de capital aberto e tem ações negociadas em Bolsa. Ora, a direção discutiu o caso com seus acionistas, reuniu o Conselho de Administração, sabe qual será o capital das duas estatais e como serão geridas, definiu que a Icatu Seguros não comercializará mais seguros pelo banco, acertou o caso da administradora de cartões de crédito com Visa, Mastercard ? Isto tudo é mesmo necessário ? A direção tem que vir aqui e se explicar.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu respondo: É pra abrigar a cumpanherada, ter mais possibilidades da cumpanherada ganha mais dinhero sem trabaiá, e pros graudo esquerdalhopata metê a mão na grana pública. A arraia miúda fingirá que trabalha e os graúdo meti a mão. Pronto, expriquei

Nélio disse...

Eu já questiono o porquê de um estado ter que gerir um banco. O que isso tem a ver com a administração estadual? A vida dos gaúchos ficaria pior ou melhor com o Banrisul?

Anônimo disse...

Políbio, acredito que o povo gaúcho altamente politizado(piada, é claro) deverá mandar o Pinóquio prá casa, mas vai como aposentado, ganhando uns 30 mil mensais.

Anônimo disse...

por favor: o Itaú gastou bilhões para fechar o capital da Redecard, o Santander está investindo pesado na GetNet, o Bradesco tem lucro maior com seguros que com crédito e o pessoal ainda pergunta por que abrir uma empresa gestora de cartões e uma seguradora? pelo que eu entendo, é para ganhar dinheiro!

Anônimo disse...

Ora Políbio Braga, porque cartões de crédito e seguros são uma mina de ouro. Diversifica os negócios do banco trazendo melhores resultados com uma exposição bem menor ao risco. Vide o balanço dos bancos privados. Cabe ressaltar que quanto maior o lucro do Banrisul, maiores dividendos ao estado.

Guilherme T. F. disse...

O foco do lucro dos bancos está mudando da concessão de crédito para a prestação de serviços: seguros, consórcios e cartões. Logo, é natural a criação dessas 2 empresas. Detalhe: serão criadas com o capital do Banrisul e não com dinheiro de impostos. Polibio, por que insoste em comentar sobre algo que não entendes?

Anônimo disse...

A resposta/pergunta é simples! O que, nesse momento, rentabiliza mais as instituições financeiras do que as carteiras de cartão e seguros? (é rentabilidade sem riscos de perda). Pode até ser que crie cabide de empregos, mas,representa maior resultado para o Banrisul, que, tem sido fonte de recursos para o Estado falido. Se é possível melhorar essa rentabilidade, por que não o fazer? Se acham que não vale a pena então deixem o lucro para a Icatu, Sul América, Cielo, Rede... Talvez esses ajudem o povo gaúcho a melhorar a saúde, educação, estradas, etc... Se pode ficar menos pior do que está, então, sei lá, por que não...

Anônimo disse...

O Estado não gere um banco. Em sendo acionista majoritário, recebe dividendos, pelo fato do banco ser rentável.
Não esqueçamos que o Banrisul é possuídor do maior cartão de marca própria do País (Banricompras)e possui uma das 4 redes de capturas de transações de cartão atuantes no Brasil.
Isso tudo mais o advento da adquirência justifica, por si só, a criação de uma subsidiária do banco para gerir um segmento que gera muito lucro, sim!
Talvez seja necessário maiores informações antes de comentarem sobre o que não conhecem ou entendem.

Anônimo disse...

O Banrisul vem adotando uma administração profissional, do nível de outros grandes Bancos brasileiros. Pra quê uma seguradora? Respondo com outra pergunta: Por que não? Por que não seguir a receita de BB e Bradesco, um comprou a Mapfre, outro fatura R$ BILHÕES com seguros. Quanto ao mercado de adquirência, é o maior negócio do mundo, onde se ganhar dinheiro sem riscos!
A pergunta que deve ficar é: Por que algumas pessoas (acho q não são gaúchos) teimam em querer manchar a imagem do Banrisul. Logicamente o Banco tem muito a evoluir, mas grandes mudanças ocorreram e outras tantas irão acontecer!

Anônimo disse...

Tudo isto pode ser feito, primeiro discutindo com o legislativo. Não precisa atropelar.

Anônimo disse...

Exatamente. É simplismente pelo que move o mundo: capitalismo. Basta olhar os ultimos balancos do banco para ver que vender seguros e cartoes é um excelente negócio

Anônimo disse...

Pouco entendo de finanças mas o Itaú,o Santander e o Bradesco não são bancos privados?

Unknown disse...

Senhor Políbio,

Há tempos o senhor vem desdenhando o banco do estado. Hoje, o senhor não vê, que somos o quinto maior banco do país.
Peço que antes de que o sehor fale merda, consulte alguém que realmente de mercado de capitais.
fico à sua disposição.
rui.welker@gmail.com

Anônimo disse...

Anonimo das 21:03, com todo o respeito que vc merece, mas o Estado não consegue gerir nem a saúde, educação e segurança, como criar uma seguradora? outro dia o Banrisul ficou 42 dias parado veja a responsabilidade deles com os clientes, agora imagina gerindo uma seguradora na hora de pagar um seguro o cara terá que levar o defunto e não sei se conseguirá provar e receber o seguro. O Estado se administrar uma carrocinha de cachorro quete quebra meu amigo, quem manda são os CCs e estes em sua maioria vem de favelas, entregadores de santinho em eleições e nunca trabalharam e quem tem curso superior também nunca exerceu função alguma, este secretario do DETRAN sr. Alexandro Barcelos quando foi CC no DMLU perguntem a ele o que aconteceu na Stram sob sua responsabilidade.


Eduardo Menezes

Marcelo Schneider disse...

Legal ver coerência em alguns comentários. o debate faz parte da democracia... mas no assunto em questão, o Banrisul está apenas acompanhando o mercado, nem está sendo pioneiro nesta idéia... chato é ver atrasos como preconceito cultural, politico, ideológico inserido num assunto em que alguns que se atrevem a debater não tiraram 1s para pesquisar e compreender... dinossauros; que se em vez de indivíduos fossem bancos estatais já estariam privatizados à muitas décadas, sem nenhum ufanismo regional capaz de salvá-los...

Lira disse...

Acredito que os mesmos que venderam a Cia União, a CRT e a CEEE estão incomodados. Como pode alguém continuar se preocupando com o que é público, afinal a 15 anos o Banrisul já teria sido vendido se não fosse uma Zebra politica.
Quando é uma empresa que dá lucro tem que ser dos amigos do Rei.
Empresa pública bem administrada seu lucro serve para pagar a folha de pagamento do funcionalismo público da educação e da segurança de nosso Estado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/