Fernando Henrique adverte: "O barco está afundando !"

No artigo que assina neste domingo no Estadão, "Falando francamente", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreve que não é preciso muita imaginação, nem entrar em pormenores, para nos darmos conta de que atravessamos uma fase difícil no Brasil. Ele começa a análise pelo plano internacional. Leia tudo:

Os acontecimentos abrem cada vez maiores espaços para a afirmação de influências regionais significativas. O próprio "imbróglio" no Oriente Médio, do qual os Estados Unidos saem com cada vez menos influência na região, aumenta a capacidade de atuação das monarquias do Golfo, que têm dinheiro e querem preservar seu autoritarismo, assim como a do Irã, que lhes faz contraponto. A luta entre wahabitas, xii-tas e sunitas está por trás de quase tudo. E a Turquia, por sua vez, encontra brechas para disputar hegemonias.

Enquanto isso, nós só fazemos perder espaços de influência na América do Sul. Nossa diplomacia, paralisada pela inegável simpatia do lulopetismo pelo "bolivarianismo", ziguezagueia e tropeça.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Se o diagnóstico principal do Principe, digo, FHC é que o problema é mundial mestamos tranquilos porque o Brasil não é uma ilha e mesmo assim, estamos crescendo acima da médiam mundia. Quanto aos problemas com a Bolivia quem quiz criar uma crise foi o PSDB. Agora, faltou o principe, digo, FHC dizer para o Brasil perdeu liderança na América do Sul, cuja 2a maior economia é a Argentina em crise. Seria a caixa der fosforo, digo, o Chile, cuja população é parecida com a do RS? Sai fora mané.

Anônimo disse...

Brasil recupera prestígio internacional e pode atrair novos investidores:

Maior confiança vai injetar mais dólares no Brasil, o que pode baixar preço da moeda...

Brasil: resultados da economia repercutiram em sites estrangeiros

Os números positivos da economia brasileira divulgados na última semana tiveram grande repercussão positiva na imprensa internacional, que apontou um cenário de retomada no crescimento que pode atrair investidores estrangeiros de volta ao País.

Na última sexta-feira (30), a revista norte-americana Forbes chamou de “agradável surpresa” o avanço de 1,5% da economia brasileira no segundo trimestre deste ano, o que superou as expectativas de 0,9% dos analistas.

(...)

Anônimo disse...

O fiscal petralha do blogue se pronunciou, como sempre, com argumentos incompreensíveis e repetitivos. Esquece que aqui as pessoas pensam. Esquece que só mentes pré-lavadas não enxergam que nossa economia está indo ladeira abaixo, ao contrário da mundial que está se recuperando. Não enxerga que as medidas tomadas pelo seu governicho atacam consequências e não a causa. FHC tem razão, embora seu comentário seja suave. A coisa é muito pior. Quem viver, verá.

Anônimo disse...

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, você é, junto com os demais tucanos e demais políticos esquerdistas que fingiram e continuam fingindo ser oposição ao PT, um dos responsáveis por levar o Brasil ao Socialismo - fase que antecede a instauração de um regime comunista -, e que agora está prestes a cair no abismo!

FHC, membro do PSDB - partido que é irmão siamês do PT* -, POR QUE NÃO TE CALAS?

*Mais aqui:

"Marxismo Cultural - Padre Paulo Ricardo (Palestra Completa)"
http://www.youtube.com/watch?v=RY-Gtm5P9KU

Almirante Kirk

Anônimo disse...

FHC,o grande criador do pt não deveria verbalizar mais opiniões.Qualquer cérebro melhor pensante vê que sua atuação não foi mais do que o preparo para uma ditadura sindical.Ambos partidos levaram o país para o buraco.O pt ficou craque em transformar a direção da economia num milagre que o mundo se curva.Qual é o preço que desembolsamos para sustentar tanta mentira!

Anônimo disse...

Polibio,

corta esse kirk. Com amigo desses o PSDB não precisa de oposição.

Cesar disse...

Esse negócio de ex politicos,sejam de que partidos forem, ficarem dando idéias, sugetões ou fazendo previsões feito mãe Dina, está errado. Politico, cumpriu seu mandato, terminou seu tempo, deve sair de cena, enfiar a viola no saco e ir para casa tocar só para os vizinhos! Por essas e por outras que estamos engolindo uns Sarney(s) da vida a decadas. Renovação é importante, pois com isso surgem idéias novas, e as gerações se sucedem.É o FHC, é o Lula, daqui a pouco será a Dilma, por favor, deixem de ser pavões.

Anônimo disse...

FALOU O REPRESENTANTE DO GOVERNO MUNDIAL NO BRASIL.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Anônimo", às 21:57:

Vou lhe dar uma pista para você começar a entender quem é, na verdade, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: CEBRAP

Caso você não é afeito a ler livros, sugiro os vídeos do filósofo, escritor e jornalista Olavo de Carvalho, o qual já desmascarou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um defensor da descriminação das drogas ilícitas ( maconha, cocaína, heroína, crack, entre outros psicotrópicos)* e outros tucanos que fingem ser "oposição" ao PT et caterva!

Sou conservador, de direita, católico apostólico romano; logo, até por uma questão de coerência, não simpatizo, não apoio nem voto em comunistas!


A minha resposta a TODO defensor da descriminação ou libração das drogas ilícitas ( maconha, cocaína, heroína, crack, entre outros psicotrópico), já dada pelo saudoso guerreiro Alborghetti:

- "Alborghetti - Marcha da Maconha no RJ"

http://www.youtube.com/watch?v=8hLJoehl3L8



Almirante Kirk ( militar da reserva, católico apostólico romano, de direita, conservador - Porto Alegre - RS)

Anônimo disse...

"O Comunismo é intrinsecamente perverso" ( Papa PIO XI - Encíclica Divini Redemptoris )

- "The Soviet Story - Socialismo por que matar é essencial? "

http://www.youtube.com/watch?v=CIqcDuF6X5s&feature=share


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/