20 mil médicos cubanos durante 10 anos, não melhoraram os indicadores de saúde na Venezuela

A foto é de um centro médico da Venezuela.



Esta reportagem de Janaína Figueiredo foi postada em Buenos Aires para O Globo, que conta que sob a gestão de Hugo Chávez, há dez anos, a Venezuela importou cerca de 20 mil médicos cubanos para atuar em regiões pobres, como parte das missões bolivarianas (programas sociais chavistas). Analistas locais afirmam que essas missões explicam, em grande medida, as vitórias eleitorais esmagadoras de Chávez em 2004 e 2006. Leia tudo:

No entanto, na visão de especialistas venezuelanos, o êxito político não se traduziu em melhoras estruturais no sistema de Saúde. Pelo contrário. Importantes médicos do país ouvidos pelo GLOBO fizeram um balanço negativo da experiência e destacaram a falta de preparação dos profissionais, graves denúncias de má prática e condições desumanas de trabalho que, em alguns casos, levaram à fuga de cubanos.

. Atualmente, de acordo com o governo venezuelano, o programa conta com mais de seis mil consultórios médicos, três mil odontológicos e 559 centros de diagnóstico integral, os modernos CDIs.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Mas o objetivo principal, a eleição, foi alcançado, não foi?

Anônimo disse...

Não? Em alguns setore a medicina de Cuba está melhor que do Brasil e dos EUA, como é o caso da saúde básica ou o número de mortes de crianças.

Mas o que mais impressiona é que Cuba é uma da melhores escolas do mundo de medicina esportiva, basta ver nos esportes olimpicos que Cuba sempre deu de 10 a 0 no Brasil.

Anônimo disse...

20 mil médicos? essa produção é só de médicos?

Anônimo disse...

Correto Anonimo das 18:58, pelos seguintes motivos:

Somente Cuba tem em abundancia a matéria prima para o estudo de medicina, nos locais:

- no paredão eles optem cadáveres frescos, entre a vida e morte. Só aí já é uma bela aula de medicina;

- das masmorras cubanas os estudantes tem indivíduos submetidos a todos os tipos de moléstias, principalmente pulmonares e reumáticas;

- da população em geral, os estudantes tem famílias inteiras para estudos sobre desnutrição, também doenças transmitidas por roedores e outros animais/insetos;

- já o câncer é estudada nos tecidos celulares dos dirigentes cubanos. Estes estão tendo vida longa, para usufruir os benefícios do capitalismo de forma discreta e escondida dos demais cubanos.

Anônimo disse...

Observe-se a enganação nazista: o fudel (é com "u" mesmo) castro está com cara de bonzinho... de bom moço!
Vê se pode!!!

Ricardo disse...

Como é interessante ver pessoas que nunca botaram os pés em Cuba vir arrotar mentiras, como o anônimo das 18:58.
Mentecapto, eu estive em Cuba e desafio você a ir lá e voltar falando a mesma coisa que postou aqui !!!
Quem vai lá, volta chocado e tem a exata noção das mentiras que eles espalham sobre o "paraiso comunista" que é Cuba.
Acorda, infeliz, compra uma passagem pra lá e se vc gostar, já pode ir ficando...

Anônimo disse...

Anonimo das 18:58, te venderam peixe estragado, o que os médicos cubanos fazem é desverminar as pessoas do interior e conversarem tipo motivação, quanto ao esporte disto falo com muita propriedade, as crianças na pré-escola que se destacam em algum esporte são separadas das outras, recebem alimentação com calorias destinadas a atletas e muito treinamento, naturalmente de 100 atletas de laboratório um vai se destacar. Aqui no Brasil vai na periferia apanha uma criança com explosão muscular, investe em preparação física, boa alimentação, hiper-coloricos (anabolizante) três meses antes das competições corta o hiper, te provo que teremos campeões em cada vila deste país, mas o foco aqui é outro isso não dá voto.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Que venham os médicos cubanos...Viva os médicos cubanos! Maravilha!!!! Chora direitalha...

Anônimo disse...

Que mural feio.

Anônimo disse...

Em 2004 e 2006 roubaram as eleições escancaradamente. Nem para eleitoreiro serviu o programa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/