Lula não chamou Merz de "nazista comedor de chucrute", Merz não chamou Lula de ladrão e o avô de Merz não era judeu, mas nazista

Viraliza nas redes sociais uma postagem supostamente assinada por uma pessoa identificada como Airton Bueno (o editor recebeu várias cópias), informando pelo menos três circunstâncias ligadas às declarações do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, nas quais ele disse que se sentia aliviado por voltar à Alemanha, indisposto com as más condições de Belém e da COP30.

Eis os 3 pontos centrais da postagem (no link, você poderá ler a postagem completa):

1) Eduardo Paes - O prefeito do Rio escreveu no seu X que Friedrich Merz é "filhote de Hitler". Ele logo retirou a postagem.

Isto é verdadeiro.

2) Lula - Lula teria dito ao presidente da Colômbia que Merz é "nazista comedor de chucrute e amiguinho do Trump".

Isto não é verdade.

3) Fredrich Merz é neto de avô judeu que foi assassinado pelos nazistas no campo de concentração de Treblinka.Merz teria publicado nota para chamar Lula de ladrão.

Isto não é verdade. Merz não é de origem judia, mas de origem francesa e é católico. O avô materno de Merz, Josef Paul Sauvigny, foi prefeito de Brilon e ingressou no Partido Nazista. O pai de Merz foi soldado da Alemanha de Hitler. Mertz também não chamou Lula de ladrão.

CLIQUE AQUI para ler tudo no boatos.org


2 comentários:

Anônimo disse...

Mertz só disse verdades

Anônimo disse...

Que confuso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/