Análise, Reinaldo Gonçalves - Governo Dilma - Apoteose e mediocridade: cinco fatos e uma pergunta

A ilustração é do blog Goiás24h


Neste estudo publicado no dia 30 de agosto, o professor da Ufrj, Reinaldo Gonçalves, autor do livro "Desenvolvimento às Avessas", informa que a divulgação da taxa de crescimento do PIB real no segundo trimestre do ano implica em cinco fatos diferentes e conexos:

1) Convergência e segurança cada vez maiores nas previsões a respeito de taxas anuais de crescimento da economia brasileira de 2,1%-2,2% em 2013-14.  
2) Durante o governo Dilma (2011-14) o crescimento médio anual do PIB brasileiro deve ser aproximadamente 2,0%.
3) A taxa média de 2,0% de crescimento do PIB brasileiro é medíocre pelos padrões internacionais atuais.
4) A taxa média de 2,0% de crescimento do PIB no governo Dilma também é medíocre pelos padrões históricos brasileiros.
5)  Durante o governo Dilma o desempenho da economia brasileira pode ser visto como a apoteose da mediocridade pelos padrões históricos brasileiros.

. Leia o estudo completo no link a seguir.
       
. Aliás, neste momento, eis  previsões de taxa de crescimento do PIB no Brasil para este ano e 2014, segundo as mais respeitadas instituições do mercado:
2013 e 2014 (%).
Banco ABC: 2,3% – 2,0%
 Itaú: 2,1% – 1,7%  
Mizuho: 2,0% – 1,8%
Gradual: 2,1% – 3,1%
MÉDIA: 2,1% – 2,2%

CLIQUE AQUI para ler o estudo completo do professor Reinaldo Gonçalves.

6 comentários:

Anônimo disse...

O juscelino Kubitschek no final da década de 50 com equipamentos da época contruiu uma cidade,Brasília,em 5 anos.O PT em 10 anos com a tecnologia atual não consegue entregar um canalzinho,Transposição do Rio São Francisco.É ou não é para pensar?

Anônimo disse...

Políbio,

Ainda aposto em PIB de 1,7% para 2013.

Temos, neste mes, a decisão do FED sofre a diminuição do QE.

No Brasil, vejo represamento na inflação, na desvalorização do Real e diminuição do superávit externo como fatores de risco que podem dar surpresas negativa.

Outro ponto preocupante é o PIB SERVIÇOS que veio em 0,80% com tendência de cair mais no 3o. e 4o.Tri.

JulioK

Justiniano disse...

Apoteose da mediocridade se chama voo da galinha e nome da galinha se chama Dilma. Pobre país que tem a incompetência como meta. Educação e Saúde Zero!!!!

Anônimo disse...

Chamem o Lulao para fazer suas famosas falas sobre enrolacao, deve ser mais uma de suas marolinhas da economia. E a Rose ...

Anônimo disse...

O pessoal confundiu crescimento com inchaço da economia no governo lula e agora estamos colhendo os resultados das medidas economicas insustentaveis e demagogicas. No governo dilma nao aconteceu uma correçao e o resultado esta ai. E vai piorar e muito. Os numeros nao admitem falsidade, embora muitos jornais, como a RBS, exaltem os feitos da area economica.

Anônimo disse...

Por falar em apostas, tem os números do jogo do bixo, digo da Mega Sena aí elemento Julio

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/