Tarso e o PT enganam-se a si mesmos quando tentam manipular maus números do Iboper

A charge é de Ique e está disponibilizada no Google.



Qualquer pessoa que conheça pesquisa  e estatística, sabe que uma tendência amostral se  multiplica por toda a amostra. Ou seja, quando há uma evidência amostral que repercuta, e seja saliente  nos dados, isto gera uma tendência que inevitavelmente se reproduzirá no conjunto.Para dar um exemplo: a baixa aprovação do governador Tarso Genro (apenas 25% o consideram ótimo e bom, enquanto 20% o consideram ruim e péssimo), tende a se reproduzir nos que o consideram "regular". Não há, de forma alguma, um quesito "regular". Quem o considera "regular", o considera para mais ou para menos nesta regularidade. A tendência, expressa nesta pesquisa, é considerá-lo negativamente regular. 

. Impressionado com a desaprovação e com esta tendência de desaprovação, Tarso foi correndo ao Ibope, pedir qual o índice dos que o haviam considerado "regular". 53%.  Está espalhando que tem o melhor índice de regularidade entre os governadores do Brasil.

. Isto é uma manipulação vulgar de dados. Tarso Genro apenas engana-se a si próprio e melhora a percepção junto aos seus seguidores, mas não muda a opinião dos que acham quer seu governo é medíocre, o que se corporifica em manifestações políticas e votos. 

. O que se pode claramente dizer estatisticamente desta pesquisa, é que ele é campeão de regularidade negativa  no Brasil - a tendência de amostra é que, além dos 20% que o consideram ruim e péssimo, quase a metade dos outros 53% o considerem de regularidade negativa.Isto dá perto exatamente dos 47% que dizem não confiar nele, que também está indicado na pesquisa.

. Começar uma campanha com 47% de adversários , que não confiam nele, é um indicador poderoso de rejeição...mostra o descalabro a que chegou Tarso Genro

Esta é a notícia quer mais encanta o Piratini:
Tarso Genro tem maior percentual de regular entre governadores pesquisados por CNI-Ibope
Da Redação
Dados complementares da pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta sexta-feira (26), mostram que 53% dos entrevistados veem o governo de Tarso Genro (PT) como “regular” – maior percentual no quesito dentre todos os governadores avaliados. Outros 12% qualificam o governo Tarso como ruim, 8% como péssimo e 2% não opinou.
Os dados complementam informação da quinta-feira (25), que mostrava Tarso Genro com 25% de aprovação. Agora, esse percentual está discriminado: 1% considera o governo estadual como ótimo, enquanto 24% o qualifica como bom. A primeira divulgação feita pelo CNI-Ibope não trazia esses dados e não discriminava percentuais de ótimo e bom.
Ainda de acordo com o levantamento, 46% da população aprova a maneira de Tarso governar, enquanto 44% dos entrevistados manifestou desaprovação. 
Por outro lado, 47% dos entrevistados garantiu não confiar em Tarso, contra 46% que manifestaram confiança no governador
A pesquisa Ibope ouviu 602 pessoas no RS entre os dias 9 e 12 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

. Análise de Roberto Rosen, Brasília. 

11 comentários:

Anônimo disse...

É chegada a hora dos ratos abandonarem o barco.

Anônimo disse...

É isso mesmo que esta babaca é, um MANIPULADOR, que faz qualquer coisa para acobertar sua completa nulidade política.

Anônimo disse...

Todas as pesquisas que foram feitas até então de todos os institutos de pesquisas sempre somaram o Otimo, Bom e Regular como aprovação de um governo.

Essa pesquiza, estranhamente, só considera o ótimo e bom como aprovação e joga o REGULAR como desaprovação. É como se um aluno do ensino médio ou academico com nota 6 fosse reprovado, quando na verdade nota 6 é o mínimo para ser aprovado.

De modo que está pesquisa para não dizer que é tendenciosa, é no mínimo esquisita ao não considerar o REGULAR como aprovação de um governo, seja ele desse ou daquele partido.

Essa mania de querer botar na cabeça dos brasileiros a pecha da "sindrome de vira-latas" está ficando chata e irreal porque nós podemos mais sem invadir outros paises (eua - via satélite), roubar suas técnologias e riquezes e não temos arma atomica para intimidar outros paises.

Unknown disse...

Vc viu esta ultima, da TUCANALHA, jornaleiro. Durante decadas, ROUBARAM cerca de 500 MILHOES DOS COFRES DA SOCIEDADE, abastecidos atraves de tributos cobrados dos OTARIOS CIDADAOS, e vc nao escreveu neuma palavrinha. Vc e mesmo muito imparcial ne? Inclusive, jornaleiro etico, gostaria de lhe sugerir, que quando vc estampar em suas coluninhas, como ontem, o valor do tal IMPOSTOMETRO (diga-se que empresario no Brasil SONEGA cerca de 40%...), faca uma ressalva e informe aos ASNOS que lhe seguem que parte destes recursos, que deveriam ir pra Saude, por exemplo, foram ROUBADOS PELA turma da Tucanalha, em S Paulo, segundo a SIEMENS, nas obras do METRO PAULISTA. Mas isto so se vc tiver um tempinho sobrando, pois seus esporte predileto e, apenas, patrocinar materias contra os vermelhos ne? Pra vc, e quase toda a imprensa tapuia, que ENRIQUECEU e ENRIQUECE as custas do OTARIO CIDADAO, via verbinhas publicas de publicidade e BV, o dinheiro que os AZUIS BICUDOS roubam veio de Marte...

Anônimo disse...

BANDO DE VIRALATAS, SARNENTOS, ESTE TARSO SO PENSA PORCARIA E $$$$$

Anônimo disse...

Anônimo das 14,09, tu tá viajando na maionese tchê. O que é que tem que ver esse pilantra estar mal nas pesquisas, com os EUA...???

Anônimo disse...

Ainda que essa pesquisa também serve para o Governador Cabral do RJ, do PMDB, cuja avalaição otimo/bom são 12%, Marcondes Pirilo do PSDB de Goias que está nesse mesmo patamar e Geraldo Alkmin da dinastia Kimin, digo, do PSDB eternizado no poder no Estado de SP.

Mas a verdade nua e crua que REGULAR sempre foi considerado nos índices de aprovação em quaisquer pesquisas, em todos os tempos com todos os Partidos.

Anônimo disse...

Como a petralhada se esforça para tapar o sol com a peneira.
O barco está afundando e os ratos estão abandonando o navio.

Anônimo disse...

Está chegando tua HORA Tarso Genro. Tu vai sair do governo e voltar a trabalhar e recolher impostos. Depois, de tu que vai apanhar no voto. Não te chama de senhor, porque tu não é e NUNCA FOI HOMEM DE PALAVRA. Vagal.

Anônimo disse...

A gauchada de um modo geral é idiotizada, já elegeram Olívio Dutra, depois o Tarso. Querem o que?

Anônimo disse...

Ranquim dos piores governadores Gauchos:

1) Yeda Cruzes, da nota ZERO. Seu prestigio é tal que não conseguiu eleger a filha Tarsila vereadora, mesmo com uma das campanhas mais caras;
2) Brito: Privatizou o que podia e o que não podia. Largou a politica.
3) Simão: O Senador bionico (não larga o osso).
4) Rigoto: Conseguiu botar a Yeda no 2o turno, no seu lugar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/