Governo de Fortunati denuncia presidente da Câmara, do mesmo Partido, PDT, por prática ilegal de medicina

Secretário de Fortunati e vereador de Fortunati entram em rota de franca colisão.



O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria da Saúde de Porto Alegre encaminharam denúncia ao Ministério Público (MP), à Polícia Federal (PF) e ao Conselho Regional de Medicina (Cremers) contra o médico e presidente da Câmara de Vereadores da capital, Thiago Duarte. Ele estaria atendendo pacientes em consultórios irregulares no Bairro Lami usando receituários exclusivos da prefeitura.Documentos com o timbre da Secretaria da Saúde de Porto Alegre, como receituários, requisições de exames e solicitação de medicamentos, foram encontrados em uma residência no Bairro Lami, na Zona Sul da capital. A denúncia foi encaminhada ao Conselho Municipal de Saúde por uma moradora.

. O local funcionaria como um posto de saúde alternativo da região e seria usado pelo médico e presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Duarte. Também foram entregues gravações, com áudios de marcações de consultas.Outro local usado para atendimento seria uma creche que fica em frente a Unidade Básica de Saúde UBS) do Lami. O vereador nega ter atendido pacientes na residência e diz não usar requisições da prefeitura fora dos postos.

. "Não utilizo o receituário público fora do posto de saúde, mas como médico eu tenho toda a liberdade de atender onde eu bem quiser. Eu tenho consultório? Tenho. Tenho consultório em Belém Novo, na Restinga, atendo em associações comunitárias. Atendo, sim. Atendo em diversas associações comunitárias. Mas não utilizo receituário público", declarou.

. O médico confirmou que chegou a atender pacientes na creche, mas diz que fez isso devido às más condições do posto de saúde do Lami."Em função dessa poeira medonha, eu tive que atender aqui. Usei uma creche conveniada ao município de Porto Alegre, não é uma creche particular, é uma creche conveniada à Secretaria de Educação, para prestar o atendimento à população. Se não pudesse fazer na creche, ia fazer no meio da rua. Aliás, eu acho que é isso que o secretário quer. O secretário quer que a população não tenha o atendimento", disse o vereador.

. O secretário de Saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli, diz que a utilização de documentos com timbre da prefeitura fora dos postos pode estar burlando o sistema de marcação do SUS, prejudicando outros pacientes."Tu tem regras pra seguir. No momento que tu não segue essas regras, tu está passando por cima do sistema e fazendo uma ponte para fazer um atendimento e tirando a necessidade de outras pessoas que precisam também do Sistema Único de Saúde", disse o secretário.

- O médico e vereador Thiago Duarte é funcionário da prefeitura de Porto Alegre e está lotado no Hospital Presidente Vargas. Segundo a Secretaria de Saúde, ele não poderia atender no Posto do Lami, já que não é funcionário daquela unidade e não assinou um termo de voluntariado.

* Clipping www.zerrohora.com.br

16 comentários:

Anônimo disse...

Agora se entende por que a fragilidade do presidente da câmara para fazer o que deve ser democrticamente feito no caso dos edis pelados da câmara de vereadores, se for verdade a denúncia, não serão 4 os cassados, mas sim 5, precisamos limpar nossos parlamentos urgentemente!

Anônimo disse...

Tinham que arrumar uma sarna para o Fortunati se coçar.

Anônimo disse...

Pelo que temos testemunhado, lido e ouvido sobre a precariedade da saúde, o Secretario esta se apegando a picuinhas.
De que sistema ele fala? Daquele que não funciona ou daquele que funciona mal e porcamente?

Anônimo disse...

Menino mau este Thiago Duarte.
Quebrando as regras e burlando este sistema a beira da perfeição.

Anônimo disse...

Esse Thiago Duarte, vereador de fala mansa, já não soube controlar a Camara agora se mete em outra enrascado.

Anônimo disse...

Chamem o Omar Ferri na câmara, ele sabe bem como cassar as edis peladas da câmara. Aé estarão liberadas e se elas quiserem sair peladas de novo, podem sair na marcha das vadias, já provaram que são profissionais no assunto.

Anônimo disse...

quem nao sabe que o dr Thiago troca votos por consultas na zona sul de porto alegre???? tolinhos!!!!!

Anônimo disse...

Os desafetos são antigos, mas se tornaram maiores quando a Primeira-Dama resolveu bancar a manutenção de Casarteli como secretário da Saúde. A gratidão da Primeira-Data é antiga e vem da criação da Secretário dos Animais, quando Casarteli se livrou do Canil Municipal. Porém o conflito é grande dentro do PDT, pois a Primeira-Dama prefere um vereador suplente do PTB a um titular do PDT. Duarte fez o dobro de votos que Casarteli. Nos corredores da Câmara também correm boatos sobre investigações da Polícia Federal sobre pagamentos da SMS feito a fornecedores e prestadores da saúde. A guerra vai longe, mais uma dor de cabeça para Fortunati, mas quem ouve as lamurias é o vice.

Anônimo disse...

Outro atraso.

Anônimo disse...

Fui totalmente contra a atitude do Thiago Duart no caso dos pelados, pela covardia, mas nesse caso ele está ocupando o espaço vazio e que precisa de médicos, acho que aprontaram para ele, tem gente fazendo coisa bem pior por ai, em Brasília tem uma senhora que desviou 300 milhões e ainda vai ser investigada e no caso do Thiago pelo que noto já foi julgado por exercer a profissão. Não sou advogado de defesa, mas dei pau no caso dos pelados e tenho moral para falar, ele está político mas é médico e tem o dever de exercer sua profissão fora da cãmara.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Tem mais um detalhe, o prefeito não tá com essa bola toda, pois quem manda é sua esposa, lembro que na época ela proibiu a pintura branca nos meio fios das ruas da cidade, depois não contente mandou trocar por duas vezes o administrador do parque marinha, duas pessoas comprometidas com trabalho, uma bióloga e um assistente administrativo, toda vez que fazia suas caminhadas matinais reclamava da Borges de Medeiros que estava suja, se ela caminha as 08:00h e os operários pegam 07:30h as ruas só ficarão limpas as 10:00h. Sr. Prefeito nós votamos no sr. e não em sua esposa.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Bah! que horror um médico salvando vidas e o outro Secretario tentando impedir . Deveria se preocupar com as pessoas que morrem nas filas e aqueles atrofiados e sequelados porque não conseguem um atendimento digno nos postos e hospitais por falta de vagas e este Secretario fica ainda se manifestando em rede sicial. O Fortunati deveria demiti-lo ou a população iniciar as denuncias por falta de atendimento na saude. Pouca vergonha!

Erson Leal Ramos disse...

Eu não estou entendo mais nada. O Dr Thiago está sendo exerado por ter atendido pessoas que precisavam de médicos e não tinham? A denúncia partiu de uma "moradora" que teria sido "atendida"? O sistema do SUS funciona em Porto Alegre? Eu devo ter entrando nos portais do inferno de Dante e não ter percebido antes porque, juro foi sem querer... Por favor alguém me tire daqui e me ajude a voltar ao mundo racional e equilibrado... Estou no meio do nada tentando entender o caos...

Anônimo disse...

Isto me cheira a briga pessoal e política por espaço no poder.
Creio que aprontaram uma armação para cima do vereador-médico.
Afinal se o pessoal do Lami e adjacências não tem atendimento e este médico se dispõe a atendê-los, deveria haver um agradecimento e não uma denúncia.
penso que Fortunati deveria intervir na SMS, visto que nem os funcionários aguentam mais o Casartelli.

Anônimo disse...

O problema é que o dr THIAGO Duarte NÃO aceita que foi preterido pelo prefeito,ele queria e quer ser o secretário de saúde só que ñ tem competência,foi péssimo gerente distrital aqui da Restinga e gosta sim de pedir votos,quando atende por fora do HGPV ELE NÃO FAZ DIRETAMENTE ,MAS OS SEU ASSESSORES SIM ELES É QUE FICAM ENCARREGADOS DE PEDIR OS VOTOS ,OS CONHEÇO BEM.

Anônimo disse...

OS POSTOS DE SAÚDE ATÉ PODEM SER PRECÁRIOS ,MAS ´LA QUE DEVEM SER FEITOS OS ATENDIMENTOS A TODOS QUE NECESSITEM E Ñ A ALGUNS POUCO ´ISSO QUE ESTAVA ACONTECENDO E DR THIAGO É LOTADO PARA ATENDER NO HOSPITAL HGPV E O RECEITUÁRIO DO SUS SÓ DEVEM SER USADOS NESTES LOCAIS .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/