O governo federal perdeu o eixo sobre o projeto do metrô de Porto Alegre. Saiba o que ocorre.

As autoridades federais, estadual e municipal passaram a tratar com extraordinária irresponsabilidade as informações sobre o projeto de implantação do metrô de Porto Alegre.

. As informações mais recentes falavam num investimento de R$ 2,5 bilhões para a chamada Linha 2, a primeira, ligando a zona central à Zona Norte (Fiergs, quase limite com Cachoeirinha). O dinheiro sairia dos três governos.

. Acontece que na semana passada a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ao falar sobre o projeto, avisou que o metrô sairia muito caro, já que ninguém teria R$ 9 bilhões para fazer o investimento.

. Ninguém sabe de que lugar a ministra tirou o valor.

. Enquanto isto a Invepar continua trabalhando a proposta de juntar num só empreendimento o metrô subterrâneo de Porto Alegre ao metrô de superfície que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo. A Invepar, liderada pela OAS, é dona do metrô de Porto Alegre, da Linha Amarela e do Aeroporto de Cumbica.

- Dilma prometeu o metrô durasnte sua campanha eleitoral de 2010, quando também prometeu a nova ponte do Guaíba.

6 comentários:

Anônimo disse...

Já haviam dito que o metrô custaria 9 bi, na época eu disse que era como jogar dinheiro fora e tempo, bem mais barato e rápido seria um metrô aéreo em cima dos corredores de onobus, evitaria mexer nas tubulações de água e telefone bem como indenizações,também questionei o porque na zona norte, onde a cidade não tem mais para onde crescer, se vamos por dinheiro pelo menos teremos que escolher a zona sul que alem de bastante povoado esta em crescimento.


Eduardo Menezes

Gilberto Simon disse...

Ela deve ter tirado o valor de 9 bilhões daqui:

http://portoimagem.wordpress.com/2013/04/15/rejeitadas-propostas-para-construcao-do-metro-de-porto-alegre/

Anônimo disse...

E os gaúcho acreditaram?O Governo Federal está quebrado.Nunca deram um tostão para o Metrô de São Paulo que é construído pelo Governo do Estado.O Kassab quando prefeito dava 1 bilhão por ano e o Haddad assumiu a prefeitura e já avisou que não vai dar nada,ainda está parando os projetos do Kassab como o túnel no final da Av.Roberto Marinho e o Túnel da Av Sena Madureira, esse é o modo do PT fazer gestão.O Governo Federal não conclui nem seu projetos como a Transposição,Ferrovia Norte Sul,BR-163 etc...

Anônimo disse...

Será que o governo federal vai ter que assumir a Prefeitura de Porto Alegre do governo Fogaça, digo, Fortunati?

Anônimo disse...

Lembrem-se que durante os 16 anos de governo petralha, falar em metro era palavrão.
Porto Alegre perdeu a oportunidade, agora tudo vai sair mais caro.

Anônimo disse...

Poxa vida, porque não investem em corredores de ônibus, como Curitiba? A estrutura da cidade é de um verdadeiro metrô. Sai mais barato, é mais rápido e vai, acima de tudo, trazer o que deveria ter sido feito nos anos 80!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/