Sinduscon e Sicepot denunciam omissão do governo estadual no caso da crise da construção civil do RS

Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sinduscon, e Sindicato das Indústrias de Construção de Estradas, Sicepot, tiraram nota conjunta nesta segunda-feira, exigindo que o governo estadual intervenha urgentemente na crise provocada pela suspensão judicial do processo de extração de areia no rio Jacuí. As três principais empresas que operação na mineração não podem mais trabalhar. Elas são responsáveis por 95% do suprimento de areia para o mercado da Grande Porto Alegre.

. Os dois sindicatos alertam para iminente "colapso" e "suspensão"de obras privadas e públicas, inclusive dos programas da Copa 2014 e Minha casa, minha vida.

. A nota também denuncia elevação de custos em função da falta de areia (os preços dobraram em 15 dias), o que "já provoca o desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

.  Até este momento, o governo estadual tem se omitido em relação ao assunto. Apenas membros do segundo escalão foram destacados para iniciar conversações com a indústria, mas não foram autorizados a dizer nada.

- O Diretor do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot), Nilto Scapin, afirmou, em entrevista coletiva nesta segunda, que as obras dos corredores de ônibus BRT - veículos com maior capacidade de transporte de passageiros - das avenidas Protásio Alves e Bento Gonçalves, em Porto Alegre, deverão parar até o final desta semana por falta de areia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não precisam apelas à justiça federal e sim a RBS, pois só ela é que pode liberar a concessão da extração da areia, pois foi mediante denúncia (até no JN) e que foi manchete disso tudo.
Alfredo

Anônimo disse...

Durante anos os orgãos responsaveis foram omissos na fiscalização , muitas vezes por interesse , pois certamente recebiam "vantagens" , e a justiça nada fez. Agora toma uma medida radical destas,que prejudica mineradoras , empregados , construção civil entre outros. Como ficam as obras , inclusive no PAC e da Copa , e os indices de desemprego? Bom senso seria liberar a extração no Jacui com uma rigorosa fiscalização e providenciar com urgencia estudo de novas areas.
Mais uma vez fica provado que nossa justiça erra muito.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/