Escândalo na Procempa: Presidente da Procempa e secretário da Fazenda de Fortunati vão prestar esclarecimentos na Câmara

Ao lado, o vereador do PT, Mauro Pinheiro, verdugo mais incisivo no combate ao governo José Fortunati, PDT, do qual é aliado nos governos estadual e federal. 

Requerimento para que o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, preste esclarecimentos aos vereadores sobre irregularidades na empresa foi aprovado nesta segunda-feira pela mesa diretora da Câmara. O pedido é do vereador Mauro Pinheiro (PT).  Pinheiro, que vem apontando desde 2011 problemas relacionados à empresa, afirma que há urgência nas explicações dos gestores públicos. “O caso envolve desvio de recursos públicos, contratações suspeitas, fraude no plano de saúde dos funcionários, entre outras irregularidades”, acusa.

. O outro integrante do governo convidado a comparecer ao Legislativo é o secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, que confirmou presença no dia 13 de junho. O motivo da convocação de Bertoncini é a compra, pela SMF, de um sistema de processamento de informações tributárias que, posto em operação em 2012, vem apresentando falhas. A Procempa estava desenvolvendo um sistema com esta finalidade em 2004. Deixou de fazê-lo em vista de que o governo que assumiu a prefeitura em 2005 exigiu sua conclusão em seis meses, prazo impossível de ser cumprido. Foi então contratada a Consult Consultoria e Informática, que apresentou orçamento de R$ 5,7 milhões para desenvolver o Sistema Integrado de Informações Tributárias (Siat). Colocado em operação só em 2012, o sistema apresenta tantas falhas que o município firmou em fevereiro novos contratos (um dos quais com a mesma Consult) a fim de corrigi-los.

. Nesta segunda-feira, a Justiça acatou pedido feito pelo Ministério Público Estadual e determinou a suspensão dos contratos que a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) firmou em fevereiro com duas empresas para dar continuidade à implantação do Sistema Integrado de Administração Tributária (Siat).A decisão, da 2ª Vara da Fazenda Pública, também suspende pagamentos previstos nos contratos e manda que a empresa Consult Consultoria e Informática Ltda, que desenvolveu o Siat, retome a prestação de serviços no contrato original para solucionar todos os problemas de funcionamento que a ferramenta tem apresentado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Se as denúncias forem procedentes, o referido vereador estará fazendo um grande bem aos cofres públicos, ao contrário de certos blogueiros que ficam ouriçados quando não conseguem atingir determinado adversário.

Anônimo disse...

Por outro lado, vejo um padrão nessas denúncias. É similar ao que ocorreu no governo Yeda Crusius. Não permite que o prefeito Fortunati comemore o êxito de uma missão ao Exterior ou a entrega de uma obra, por exemplo.

BIG KARL disse...

Explicar o inexplicável, ou melhor, ladainhas intermináveis achando que o povo é burro? Por favor, respeitem a população de Porto Alegre.

Luiz Vargas) disse...

Brizola deve estar se revirando na sepultura.
O seu PeDeTê virou a Geni dos Petralha$, nas mãos dos Bolzan (pai e filho) e de deputados que venderam a alma (e por isso se omitem na defesa da sigla partidária) para os PeTralha$ por 80 mil pilas/mês para fazer parte da ba$e aliada alugada pelo veneno$o peremPTório embu$teiro.

De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela (PDT)já foi namorada
O seu corpo (PDT) é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
Dá-se assim desde menina (PDT)
Na garagem, na cantina
Atrás do tanque, no mato
É a rainha dos detentos
Das loucas, dos lazarentos
Dos moleques do internato
E também vai amiúde
Co'os velhinhos sem saúde (PDT)
E as viúvas sem porvir
Ela é um poço de bondade PDT)
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni (PDT)
Joga pedra na Geni (PDT)
Ela é feita pra apanhar (PDT)
Ela é boa de cuspir (PDT)
Ela dá pra qualquer um (PDT)
Maldita Geni (PDT)

Jogar pedra na Geni se transformou numa espécie de bordão, indicando como Geni pessoas ou até mesmo conceitos que, em determinadas circunstâncias políticas, se tornam alvo de execração pública, ainda que de forma transitória ou volátil. Geni preferia amar com os bichos a se deitar com homem tão nobre, cheirando a brilho e a cobre (lendo nas entrelinhas: fez a escolha errada ao deitar com o caviloso peremPTório embu$teiro).
Em resumo: este filme nós já vimos com outros personagens, o "modus operandi" Petralha (os PeTralha$ estão ficando monotonamente repetitivos em suas maracutaias) com relação ao GOVERNO DE YEDA CRUSIUS está se repetindo. Só não enxerga quem não quer enxergar.
Para tar$o e seu bando PeTralha a campanha eleitoral já começou e do pescoço para baixo tudo é canela. Só o cumpanhero Fortunati e o seu PeDeTê ainda não abriram os olhos. Quando abrirem, os quadrilheiro$ Petralha$ já terão batido suas carteiras (opinião pública/eleitores/votos).

Anônimo disse...

O problema do Governo Fortunati não é os casos de desvios que começaram a pipocar, comum a todos os governos em maior ou menor grau, mas sim o caos administrativo nas 37 secretarias (RECORD)e a entrega das mesmas para a base aliada com inumeros CCs com apenas uma intenção > preparação de uma futura Candidatura a Governador. Well, vão dizer: -"mas todos fazem isso" - pode até ser, porém a cabeça administrativa da prefeitura está oca: Falta manutenção na cidade, licitações como a do Lixo não saiem do papel ocasionando Aditivos Contratuais sem fim, postos de sáude sem médicos, Evangelização misturada com politica, desorganização generalizada, lançamentos na midia de projetos que não saem do papel,Dengue Autóctone, A sáude não é informatizada e dá impressão que o Prefeito achava que fabricando factoides e patrocinando varios programas da mídia gaucha estaria isento de criticas... Praying Porto Alegre

Anônimo disse...

Justiça suspende contratos firmados pela Procempa para implantação do Sistema de Administração Tributária:

Decisão também determinou que empresa retome os serviços sem ônus para o município

Empresa municipal é alvo de apurações do TCE e do MP

A Justiça acatou pedido feito pelo Ministério Público Estadual e determinou a suspensão dos contratos que a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) firmou em fevereiro com duas empresas para dar continuidade à implantação do Sistema Integrado de Administração Tributária (Siat).

A decisão, da 2ª Vara da Fazenda Pública, também suspende pagamentos previstos nos contratos e manda que a empresa Consult Consultoria e Informática Ltda, que desenvolveu o Siat, retome a prestação de serviços no contrato original para solucionar todos os problemas de funcionamento que a ferramenta tem apresentado.

PS: Interessante o destaque que o editor dá para a materia com "manchete":

" Escândalo na Procempa: Presidente da Procempa e secretário da Fazenda de Fortunati vão prestar esclarecimentos na Câmara", ou seja, o editor acredita que está avendo escandalo na Procempa.


Anônimo disse...

Tudo isso e para acabar com a imagem do Pref. Fortunati para a eleição ao Governo em 2018 !!
Mas ele também está se ajudando dando um tiro no pé com todas essas denuncias em sua administração.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/