Senado aprova rateio de fundo dos estados

Menos de 15 horas depois de a Câmara votar a proposta, o Senado aprovou no início da tarde de ontem o projeto que cria novos critérios de repasse para o Fundo de Participação dos Estados (FPE), garantindo que os estados não terão redução nos repasses. O novo texto protege estados e municípios, caso a União faça novas desonerações tributárias, reduzindo as alíquotas dos impostos federais que compõem o fundo – Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Imposto Industrializado (IPI), deixando o impacto das desonerações apenas na conta da governo federal. Agora, o projeto do FPE vai à sanção da presidente Dilma.

. O Supremo Tribunal Federal (STF) tinha dado até o próximo dia 3 de julho para o Congresso aprovar os novos critérios de repasse, que leva em conta renda per capita domiciliar, população e território.

. O projeto atende a ponderações dos estados do Norte, Sul e Sudeste. As atuais regras de distribuição são mantidas até dezembro de 2015. Só a partir de 2016 se aplicam os novos critérios com base em renda per capita domiciliar, território e população. Com o novo sistema, 17 estados perdem em relação aos critérios atuais, e 10 ganham.

3 comentários:

Anônimo disse...

Coluna do Claudio Humberto:

Justiça determina o fim do segredo
de justiça da operação Satiagraha...

MINISTRO DIAS TOFFOLI O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou o fim do segredo de Justiça no inquérito que apura se a operação Satiagraha foi patrocinada e conduzida por empresários interessados em excluir o banqueiro Daniel Dantas do mercado de telecomunicações do Brasil. O ministro explicou no despacho realizado no último dia 18 que a decisão foi tomada após um pedido de providências do empresário Luís Roberto Demarco, que questiona uma suposta violação de sigilo. Toffoli determinou a publicação das próximas decisões proferidas. Além disso, autorizou a publicação das peças processuais não protegidas pelo segredo de Justiça.

Anônimo disse...

Como sempre São Paulo é o que mais contribui com a federação e o que menos recebe proporcionalmente por capta.

Anônimo disse...

ENTÃO OS NORDESTINOS votaram recursos para os Estados.

O resto do Pais vai lamber as botas destes "senadores"?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/