Privatização de Trensurb com Metrô de Porto Alegre pode ser negócio de R$ 5 bilhões

Sem chance para a espanhola CAF, que não tem cacife, tudo indica que ficará com a Invepar o contrato de modelagem do metrô de Porto Alegre.

. Somente os dois grupos habilitaram-se.

. Quem fizer a modelagem, provavelmente leva o resto.

. A Invepar é representada no RS pelo ex-presidente do Trensurb, que tem livre acesso à estatal federal e defende um pacote único de privatização, unindo Trensurb e Metrô.

. Se conseguir o que quer, o grupo meterá a mão num negócio de R$ 5 bilhões.

. O grupo Invepar é tocado pela Odebrecht, dona do Pólo Petroquímico de Triunfo, embora tenha como sócios alguns dos mais ricos Fundos de Pensão do País, todos controlados pelo governo Dilma e pelo PT.

. O Sindimetrô vem denunciando o sucateamento do trem metropolitano. Seu presidente disse ao editor que o objetivo é desvalorizar para entregar ao setor privado. O Sindimetrô também denunciou ao Ministério Público a estranha liberdade com que o dirigente do Invepar, o ex-presidente do Trensurb, Marco Arildo Cunha, transita pelas instalações da estatal, buscando dados e informações para sua empresa.

- O metrô é um projeto tocado pela prefeitura de Porto Alegre, mas o Trensurb é empresa estatal federal. Caso os dois projetos sejam unificados, seria preciso costurar um bom acordo entre os governos municipal e federal. Trata-se de um negócio de R$ 5 bilhões.  A Invepar tem a concessão do metrô de São Paulo, do aeroporto de Guarulhos e da Linha Amarela, Rio. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Se essa Invepar é quem toca o metrô de São Paulo, ela está de parabéns. O metrô de São Paulo é coisa de primeiro mundo. Pouco provável que tenhamos isso aqui, se nem rodoviária decente temos e nem pista de aeroporto ampliada, imagine se teremos um metrô que possamos chamar de metrô mesmo, não um "trenzinho de superfície" que nem tem climatização nas composições.

JVS9999 disse...

INVEPAR é OAS e fundos!

Anônimo disse...

Sai bem mais barato um trem aereo acima dos corredores de onibus do que um metro subterraneo ou de superficie, mas quem disse que o governo se preocupa com economia,

Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Poxa e pensar que Marco Arildo foi presidente do Sindimetro. Petista traidor

Anônimo disse...

Sim anonimo são muikto competentes, da para ver o buracao que fizeram e as mortes na linha quatro

Luiz Carlos Vargas (luiz vargas) disse...

É um novo tipo de parceiria que aponta no horizonte: a parceiria Público PeTralha.

Anônimo disse...

INVEPAR É OAS E FUNDOS DE PENSÃO.

Anônimo disse...

O A S Obrigado Amigo Sogro

Anônimo disse...

Porque esta notícia não sai nos demais meios de comunicação?

Não posso acreditar! O Arildo? Aquele que foi do Sindicato dos Metroviários / CUT e que na década de 90 fazia e acontecia junto com sua turma (Kasper, Paim, Aldir e outros companheiros) ameaçando, inclusive fisicamente, funcionários da TRENSURB que não estivessem de acordo com greves e paralisações, liderando as “operações tartaruga”, que muito prejudicaram os usuários do trem nas horas de maior demanda, colocando “miguelitos” no pátio de estacionamento para evitar que funcionários que estivessem dispostos a trabalhar assim o fizessem, fazendo denúncias pela imprensa sobre interesses escusos na empresa que teriam como finalidade a privatização em favor de empreiteiras?

Já sei, você não acredita no perfil apresentado acima, não é mesmo? Tudo bem, continuo reconhecendo que você faz o papel que uma parte da imprensa não faz: nos manter informados da verdade.

Eu também não posso acreditar que o Arildo seja representante no RS do Invepar. Bem, pode ser que ele tenha participado do Programa Trainee do Grupo Invepar, o qual transforma “jovens talentos” em profissionais de excelência. Porém, sua atuação junto a TRENSURB me permite pensar que ele não leu o Código de Ética e Conduta do Grupo Invepar.

Este código, conforme o próprio grupo “... é um documento que define os padrões de conduta de todos os funcionários de todas as empresas do Grupo e estabelece padrões de relacionamento justo e responsável com todos os públicos com os quais a Invepar se relaciona. É o norte do nosso comportamento.”

Anônimo disse...

Escrevi um bilhetinho para Invepar, sera que me responderão?hehehe
"Cara Senhora:
Resolvi lhe escrever, pois o seu site não permite uma resposta pois seu programador errou. Ha vocês estão muito arrogantes, pois na sua enquete só a opção Bom, Muito Bom e Ótimo. Para mim seu site é ruim pois nao consegui o meu objetivo, sanar uma duvida. Não adianta ter um site cheio de frescuras se não cumpre seus objetivos.
A minha dúvida é a seguinte:
No código de ética fala isso:
"Todos os abrangidos por este Código devem prevenir e eliminar eventual conflito de interesses que ocorra durante o desenvolvimento de suas atribuições e responsabilidades, em especial no que diz respeito a: manter outros empregos ou atividades paralelas que venham a prejudicar a sua atuação profissional ou entrar em conflito com os interesses da Invepar;"
Minha duvida é a seguinte como contrataram o Senhor Marco Arildo Prates da Cunha ex presidente e funcionário licenciado da Trensurb, uma empresa que desejam comprar.
Não seria um conflito de interesses ou seu "código de ética é para inglês ver"
Aguardo ancioso uma resposta"

Anônimo disse...

Cade o ministerio publico para investigar o Arildo e quadrilha tao enriquecendo discaradamente e demitindo colegas destes sujos que trabalham a 30 anos no metro sem nenhuma consideracao.

Anônimo disse...

felizmente o povo acordou e vamos acabar com o PT que infelizmente ajudamos a criar. Esta direcao vai pagar o caos o terrorismo as demissoes injustasxque eles e os chefes que comem na mao deles e que nao teem nenhuma moral implantaram na Trensurb. Finalmente o povo disse basta e comeca o fm do PT Arildo e CIA.

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