Advogado gaúcho ganha liminar e interrompe patrocínio da Caixa ao Corinthians

- O caso levantado pelo advogado gaúcho Antonio Beiriz é exatamente igual ao que existe entre Banrisul, Grêmio e Inter, no RS. 

* Clipping Gustavo Franceschini
Do UOL, em São Paulo

Não bastasse a confusão em que está metido com a Conmebol, que o impediu de jogar com público na Copa Libertadores, o Corinthians ainda pode perder seu patrocínio, ao menos temporariamente. Nesta quinta-feira, o advogado gaúcho Antonio Beiriz conseguiu que a 6ª Vara Federal de Porto Alegre lhe concedesse uma liminar que interrompe o pagamento da Caixa ao clube do Parque São Jorge.

. “A Caixa não pode patrocinar o Corinthians. Pela Constituição, a publicidade de uma empresa pública deve ter caráter educativo e informativo. E isso não consta no acordo com o clube”, disse Beiriz.
A decisão foi tomada pelo juiz Altair Antônio Gregório e impede o Corinthians de receber o valor do seu patrocínio. O acordo com a Caixa foi fechado no ano passado e rende ao clube R$ 30 milhões ao ano.
Apesar de ser uma empresa estatal, a Caixa concorre no mercado com outras instituições, privadas e públicas, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. Essa disputa explicaria a necessidade de exposição da marca que fez a instituição acertar o patrocínio com o Corinthians. Para Beiriz, a justificativa não é válida. 
"Eu discordo disso. A Caixa tem uma super exposição multimídia nesses comerciais que ela faz, em que ela diz que está vendendo a juros mais baratos, fala do uso do fundo de garantia. Com isso ela está dando uma contribuição ao contribuinte. Estar na camisa do Corinthians não acrescenta nada à imagem da Caixa. Seria como uma peça muda", disse Beiriz.

. Além do Corinthians, a Caixa também investe em outros patrocínios esportivos. Só no futebol, por exemplo, o banco também apoia Figueirense, Avaí e Atlético-PR. Beiriz diz que não sabia desses outros acordos, e promete tomar providências também a esse respeito. Na ação pública que moveu, o advogado questiona apenas a má gestão do dinheiro público, mas diz desconfiar do que está por trás de ações como essa.

. "Gasto de dinheiro de público é coisa de polícia. A Caixa mesmo é perdulária em várias contratos. Neste patrocínio alguém sempre leva vantagem. Sempre algum gestor sai ganhando, ganha uma comissão", disse ele. 

. Ações como essa não são uma novidade para o advogado. Em um passado recente, ele já moveu processos contra a Petrobras, a União e até contra o ex-presidente Lula, sempre alegando mau uso do dinheiro público. 

- O Corinthians, que por acaso esteve reunido com a Caixa na tarde desta quinta, não foi informado sobre o processo até o momento. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Escrevi no blog drunkeynesian que achava um absurdo esse patrocínio. Pelos seguintes motivos: 1)a Caixa não tem ações na bolsa como o banco do brasil e o banrisul (se tiver ações, não valem de nada por absoluta falta de liquidez); 2) a Caixa é um banco too big to fail, ou seja, se quebrar o Tesouro coloca dinheiro do contribuinte e socorre o banco; 3) pelos programas
que a Caixa promove e pela ampla rede de agencias, a Caixa não precisa de exposição publicitária via um clube de futebol; e 4) o patrocínio gera uma concorrência desleal entre os clubes brasileiros. Mas estamos tão acostumados com escândalos (a amante que faz tráfico de influência, o mensalão, etc.) e com injustiças que achamos normal o uso de dinheiro público para financiar um clube milionário.
Tudo isso se tornará inválido, se a Justiça considerar que devemos ter no Brasil um clube do governo federal! Detalhe: só em regimes totalitários isso ocorre.

Anônimo disse...

Nada como ter um "padrinho" torcedor, como é o caso do ex-presidente Lula.

Mesmo sendo um clube altamente rentável, "ganhou" dos cofres públicos um estádio novinho que custará R$ 1 bilhão ...

Enquanto isso, a chinelagem miserável que torce para o "timão" sofre com o atendimento da rede pública de saúde e, além disso, sofre com a falta de segurança pública.

Esse povinho medíocre merece mesmo isso !!!

Anônimo disse...

Além disso não são incomuns os dirigentes mafiosos (e o Coríntians já teve há pouco tempo), o que abre caminho para que o clube receba o patrocínio e depois repasse parte do dinheiro para o caixa de algum partido ou de seus candidatos...
Mais uma bandidagem com cheiro de petralha!

Anônimo disse...

A comparação da CEF com o Banrisul é bairrista (feitas por um paulista). O Banrisul dividiu entre os dois maiores, a CEF "escolheu" alguns e "casuamente" o clube do "Verdadeiro" comandante governamental. Ademais, os comentários tecidos pelo primeiro acima dizem tudo.

Anônimo disse...

Por coerencia já deveria ter entrado contra o Banrisul.


A desculpa que um é de economia mista e o outro não, não cola, ambos são bancos estatais.

Se ação tivesse sido impetrada em SP por um advogado paulista ainda passaria, mas um advogado gaúcho e gremista!!!!

Considerando que Corintias e Gremio disputam a Libertadores, está sob suspeição!!!!

Anônimo disse...

Por coerencia já deveria ter entrado contra o Banrisul.


A desculpa que um é de economia mista e o outro não, não cola, ambos são bancos estatais.

Se ação tivesse sido impetrada em SP por um advogado paulista ainda passaria, mas um advogado gaúcho e gremista!!!!

Considerando que Corintias e Gremio disputam a Libertadores, está sob suspeição!!!!

Anônimo disse...

Finalmente aparece um macho para aplicar a letra da Lei nessa canalhada.

Anônimo disse...

Já viu se esses advogados se mexessem assim nos casos do BNDES financiando Cuba, Venezuela e outros ativos menores..... Aí a petralhada comeria grama... Aí teríamos OPOSIÇÃO nesse país, mas os caras só se emxem quando o assunto é futebol. Mais 500 anos de atraso para nosotros.

Anônimo disse...

Como torcedor alvinegro e sem enrolação: o patrocínio da Caixa ao Timão é uma vergonha e uma afronta aos brasileiros.

Sds

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/