Argentina diz que manterá calote e que não vai pagar dívida com os EUA

Advogado do governo argentino afirma que imposição do pagamento de US$ 1,3 bilhão viola a soberania do país e põe em risco seu desempenho econômico

Cristina Kirchner, presidente da Argentina, anunciou o pagamento em dezembro de uma parcela de US$ 3,5 bilhões referente à dívida renegociada (Marcos Brindicci/Reuters) A Argentina advertiu nessa quarta-feira que não vai pagar o montante de 1,3 bilhão de dólares que a Justiça de Nova York determinou que o país acerte com credores de um grupo de fundos de investimentos. Esses credores não aceitaram a renegociação da dívida soberana argentina em 2001.

. Os argumentos da defesa, conforme divulgou a agência de notícias Bloomberg, baseiam-se na justificativa de que a ordem dada pelo juiz americano Thomas Griesa em novembro “viola a soberania do país, expõe sua economia a uma nova crise financeira e representa uma ameaça a países que fazem esforços para reestruturar suas dívidas”, disse Jonathan Blackman, advogado do governo argentino.O bilionário fundo de hedge gerenciado pelo economista Paul Singer lidera o grupo de investidores que está pressionando a Argentina a pagar integralmente os bônus vencidos.“Se o que a Corte procura é confronto com essas imposições, isto é decisão da Corte”, disse Blackman. “Nós estamos representando o governo, e os governantes não receberão orientações de fazer o que, fundamentalmente, viola seus princípios”, completou.

. O advogado argentino disse também que a Argentina quer convencer a Justiça americana a mudar a decisão para algo mais 'factível'. E que um confronto está descartado. No entanto, ele foi enfático ao afirmar que a Argentina não cumprirá voluntariamente a decisão se a Corte acatar a resolução do juiz Thomas Griesa. A audiência em Nova York contou também com a presença do vice-presidente argentino Amado Boudou e do ministro da Economia do país, Hernán Lorenzino.

. “Eu tenho a impressão que os juízes americanos gostariam de ‘enquadrar a Argentina. Eles só querem ter certeza de que cobriram todos os argumentos do país”, disse Joe Kogan, diretor de mercados emergentes e estrategista de dívida do Scotia Capital Markets, que, se pudesse, venderia os títulos de dívida a valor presente.

2 comentários:

Anônimo disse...

De calote em calote a Argentina se consolida como modelo que o PT quer para o Brasil.

Como alguma empresa estrangeira (tipo Petrobras e Vale ) ainda coloca 1 dolar de investimento neste paizinho desgraçado.

Só mesmo a mando do governo Dilma o Brasil coloca nosso dinheiro para financiar projetos em caloteiros como Argentina, Bolívia, venezuela, Cuba, Equador. E agora começa se aventurar a colocar dinheiro na Africa.

Anônimo disse...

báh a argentina não ter caixa pra pagar essa mixariazinha ai, então deve estar muito quebrada mesmo!!

e o brasil dando força

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/