Presídio gaúcho "estourado" pela polícia (IPV) era usado como base para assaltos, clonagem de carros, ponto de drogas e prostíbulo

- O jornal Zero Hora deste sábado classifica apropriadamente a operação para prender presos que 700 agentes do governo gaúcho realizaram nesta sexta-feira no Instituto Penal de Viamão, o IPV: "Enxugando gelo". O governo tenta enganar a opinião pública para mascarar seu fracasso. A ação de sexta-feira foi apenas espetaculosa, porque tudo voltará ao que era, já que nenhuma medida estrutural de mudança foi ou será tomada. Há desordem evidente e quem paga o pato é a população, cada vez mais encurralada dentro de casa. Os bandidos, como ficou evidente no caso do IPV, usam a prisão e os recursos do próprio governo, como base para cometer novos crimes. Os números resultantes da ação dos agentes revelam o tamanho da desordem que impera na área da segurança pública no governo Tarso Genro:

- 303 celulares, 89 carregadores e 91 chips entre 450 presos.
- Seis mulheres em "visitas" sexuais.
- Quatro carros clonados no páteo, usados pasra assaltos.
- Cinco quilos de drogas, usados no ponto de venda externa no próprio IPV.
- 16 armas.

. LEIA a reportagem de Zero Hora

Operação para prender presos
Cerca de 700 policiais civis e militares desbarataram quadrilha que atuava dentro de uma cadeia na Região Metropolitana
Vinte e cinco de janeiro de 2013 vai entrar para a história gaúcha como o dia em que o Estado mobilizou 700 agentes para prender presos. A ação que mobilizou as polícias Civil e Militar, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e o Instituto-geral de Perícia (IGP) resultou em 33 prisões e revelou um dado alarmante: dois em cada três presos no Instituto Penal de Viamão (IPV) portavam celulares nos alojamentos.

Os cachorros da vizinhança foram os únicos a quebrar o sigilo da operação deflagrada na madrugada de ontem para prender detentos do IPV que seguiam praticando crimes na Região Metropolitana. Em uma cadeia que abriga cerca de 450 apenados, foram apreendidos 303 telefones. Os policiais também encontraram armas, drogas e até mulheres na prisão (veja quadro). Além dos 19 suspeitos presos que já estavam no IPV e serão encaminhados para o regime fechado, foram efetuadas duas prisões em Arroio dos Ratos e outras duas em Charqueadas. Dez foragidos também foram capturados.

A investigação da Polícia Civil começou há sete meses, após dois detentos serem flagrados transportando armas para dentro do albergue. Uma série de interceptações telefônicas confirmou que os presos tinham saída livre do prédio. A polícia montou um álbum com todos os apenados para que vítimas de roubo pudessem reconhecer os suspeitos. Como resultado, a Justiça expediu mandados de busca e apreensão e de prisão. Parte dos mandados foi cumprida na Capital e em Novo Hamburgo, Gravataí, Guaíba, São Leopoldo, Cachoeirinha e Canoas.

– Estamos habituados a prender pessoas na rua, hoje vamos prender dentro da cadeia – disse o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Junior, aos 350 policiais que se concentraram na Academia de Polícia, em Porto Alegre, por volta das 4h30min.

O Grupo de Ações Táticas Especiais já estava em Viamão para isolar o perímetro ao redor do IPV e cerca de 250 policiais se deslocavam em cinco ônibus até o local. As celas foram esvaziadas, os presos foram colocados em um dos anexos e cerca de 20 peritos do IGP, além de policiais civis, começaram a varredura nas galerias. Nenhum objeto foi tocado até a chegada da perícia, para não prejudicar as provas.

*Colaborou Bruno Felin

5 comentários:

Anônimo disse...

Isto é o atual Brazil. No noticiário, em vez de política nós temos policia.

Anônimo disse...

Tem coisas que só acontecem onde não existem governo, esse é um caso, onde deveria reinar a resocialozação impera o mal.
Eduardo Menezes

Luiz disse...

É ainda, uma das heranças da Yeda

Anônimo disse...

Piadista às 11:43. Petralha não assume nem a mãe, se for preciso.

Anônimo disse...

Bom é SP que além mortes bárbaras (diárias) matam Policia todos os dias, botam fogo em onibus.
E quem governa SP (estado mais rico do Brasil) a 20 anos? PSDB

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/