RS Menos - Folha denuncia sucessão de apagões no RS


* Clipping Folha de S. Paulo, matéria de Felipe Bachtold

Com estrutura deficiente e alvo corriqueiro de queixas, a companhia de energia do Rio Grande do Sul se tornou um dos pontos fracos da gestão do petista Tarso Genro.Nesta semana, a Folha mostrou que a estatal CEEE é a número um em atraso de obras para a Copa no setor elétrico nas 12 capitais que receberão os jogos em 2014, segundo relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica.No mês passado, a empresa foi alvo do Procon e do Ministério Público devido a constantes cortes de abastecimento em dias de forte chuva. Ela atende a região metropolitana de Porto Alegre, o litoral e o sul do Estado.Nos últimos três meses, foram ao menos cinco apagões na área da CEEE, com mais de 20 mil clientes afetados, em que o restabelecimento total só ocorreu após mais de 12 horas. O mais recente, anteontem, foi no litoral.Outras partes do Estado são atendidas por duas empresas privadas, que também registram blecautes frequentes em casos de temporal.

Em dezembro, quando milhares de pessoas chegaram a ficar sem energia por mais de três dias em plena capital, houve até protestos de rua contra a companhia.Tarso, naquela ocasião, declarou que a empresa ainda sofria a consequência de privatizações feitas há 15 anos. Para ele, o processo deixou dívidas no Estado e reduziu a capacidade de investimento. No ano passado, a divisão de geração e transmissão publicou um relatório afirmando que a "tranquilidade" no sistema só seria atingida no fim de 2013, devido a "investimentos pendentes".

Já a divisão de distribuição fechou 2011 com prejuízo de R$ 203 milhões, valor ainda maior que o de 2010.
O presidente da companhia, Sérgio Souza Dias, não considera que as obras para a Copa estejam atrasadas.
Ele diz que, como a capital gaúcha não irá participar da Copa das Confederações, neste ano, os prazos de conclusão dos projetos passaram para o começo de 2014.Um dos motivos apontados para os cortes em dias de temporal é o fato de a rede de distribuição ser formada por postes em sua maioria de madeira, mais frágeis. A estatal diz que está promovendo gradualmente a troca

Segundo Dias, a situação financeira da CEEE está equacionada, e as verbas para investimento, garantidas.

4 comentários:

Joao Coragem disse...

Esta noticia fragiliza o RS aos olhos de novos investimentos industriais, já que energia em abundância e barata e' critério de escolha para instalação de um novo empreendimento.

Tarso: quando e' que tu vais começar a trabalhar???

Anônimo disse...

o Ceara tambem ficou as escuras!

os sites de noticias não mostraram nada!

so sei disso porque leio blogs alternativos...

foi uma das maiores operações-abafa feita pela imprensa lixo dessepaiz...

Anônimo disse...

Qual a novidade da noticia? onde tem PT na administração tem problemas, tem seca, enchente ou roubo vide prefeituras do interior, por falar em roubo a Stela Farias já foi presa.
Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Há décadas, qualquer guri de 10 anos sabe que CEEE é a sigla para Compania Encarregada de Escurecer o Estado.

Além de ParasiTar e endividar... Claro!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/