Artigo, Darcy dos Santos - A discriminação do Rio Grande

- O caso do RS não é pontual, do Estado, mas revela uma concentração cada vez maior de recursos arrecadados nas mãos do governo federal, em detrimento das outras unidades da Federação. É uma nova derrama, tão ou mais cruel do que a ocorrida no Brasil Colônia, porque é praticada sob as aparentes regras do jogo democrático de um país independente. Cada vez mais voraz, o governo federal vampiriza as forças da Nação, inclusive dos seus empreendedores privados.  Leia:

* Clipping Zero Hora de hoje.

(...) Tenho como avaliar ... o tratamento que Estados e municípios estão recebendo no tocante às transferências de recursos federais, que vêm caindo por conta dos incentivos concedidos para a compra de automóveis, mediante a redução do IPI, e pela redução do valor da chamada Cide combustíveis.

No primeiro caso, o governo federal prejudica duplamente os municípios, por um lado, reduzindo sua arrecadação e, por outro, criando transtornos à mobilidade urbana, porque as ruas não estão preparadas para receber tantos veículos.

(...)

O reflexo na arrecadação dos Estados também é marcante. Para isso, tomo o Rio Grande do Sul como exemplo. A participação do Estado na receita da União caiu 8,7%, descontada a inflação, no período de janeiro a setembro deste ano em relação a igual período do ano anterior. O Fundo de Participação dos Estados caiu 1%, o IPI exportação, 26%, e a Cide combustíveis, 34%. Isso se torna mais significativo diante do crescimento sistemático da despesa.

Há outro exemplo que nos deixa intrigados, que são as remessas facultativas para aplicar em investimentos, as chamadas transferências de capital, cujo valor realizado significou 65% do orçado em 2010, apenas 18% em 2011 e, no corrente exercício, até setembro, somente 20%. A maior realização se verificou no governo de partido adversário!

A continuar essa tendência, a frustração das transferências federais superará R$ 700 milhões, contribuindo sobremaneira para o déficit do exercício que pode chegar ao dobro disso.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Se querem arrumar uma briga entre Tarso e Dilma não vão conseguir.

Se a Yeda Cruzes não foi discriminada pelo PT, conseguindo emprestimo do Banco Mundial com aval do Federal (o que FHC não fez com o Olivio).
Alias FHC é o "sociólogo" que mais entende da Zona Sul do Estado, pois fez seu mestrado em Pelotas justamente sobre as "dficuldades" da Zona Sul do Estado e quando foi eleito Presidente do Brasil, não destinou um centava para z Zona Sul.

Já lula investiu bilhões de dolares em Rio Grande, tanto que o Prefeito eleito é do PT, terminando com a "dinastia" da familia Branco.

Anônimo disse...

Políbio, isso é uma desculpa desse governo incompetente do PT. Se fosse o gov.Yeda que dissesse isso seria tachado de incompetente tb, pelo PT principalmente pelo famigerado dep.raul pont(é minúscula mesmo, não merece).

Anônimo disse...

Não é discriminação, é que como o governador daqui é companheiro e não chia, então fica tudo em casa.

Anônimo disse...

Há imensa quantidade de veículos, sem dúvida; as prefeituras terão que tomar sérias providências. Porto Alegre tem as laterias das ruas tomadas de carros - estacionamento, dificultando sobremaneira o trânsito. Deve ficar claro que as ruas são para circular veículos e não estacionamento, nem calçadas deverão ser usadas para estacionar. CALÇADAS-estranho está se tornando: os ciclitas usam as calçadas, os carros usam para estacionar, os logistas colocam seus produtos na calçadas, os bares usam as calçadas e o PEDESTRE que se exploda? Já observei motoristas que ridicularizam os pedestre - um quer sair com o carro o outro apenas usar a calçada como pedestre, daí o 'rolo' está feito. Num país em que nada funciona, até que os carros estão se dando bem e o pedestre mal, é claro.

Anônimo disse...

Esse cara que colocou essa mensagem aí em cima está maluco, ou postou a mensagem embaixo da matéria errada??

Caso seja comentando este assunto da discriminação do RS, caro amigo, vc não está batendo bem! O seu comentário estã tão perdido quanto as viagens do Tarso para Cuba e Uruguai.


Se é sobre a desorganização de Porto Alegre, concordo! Não é engraçado que as matérias que falam sobre os problemas da cidade apareceram apenas DEPOIS da eleição do fortunati e não durante o debate eleitoral?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/