Bolívia anuncia falência de McDonald's e expulsa Coca-Cola de seu território

* Clipping UOL

 Como resultado da oposição de Evo Morales ao que seu governo chama de imposições gastronômicas norte-americanas, McDonald’s e Coca-Cola encerrarão todas as suas atividades na Bolívia até o final deste ano.

Se, de um lado, a rede de fast foods McDonald’s anunciou sua falência após “14 anos de tentativas infrutíferas de se instalar na cultura local”, de outro, a Coca-Cola foi formalmente expulsa do território e terá até o próximo dia 21 de dezembro para encerrar totalmente sua operação.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, a decisão “estará em sintonia com o fim do calendário maia e fará parte das celebrações do fim do capitalismo e do início da cultura da vida”.

Ao lado do presidente Evo Morales, o chanceler acrescentou que "o dia 21 de dezembro de 2012 marca o fim do egoísmo e da divisão”. Por essa razão “o 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca Cola e o começo do mocochinche (refresco de pêssego)”.

Além de critérios culturais, o governo também recorreu a questões de saúde pública, alegando que a Coca Cola, bem como a maioria dos refrigerantes industrializados, contém diversas substâncias capazes de gerar infartos e câncer.

Com a falência dos oito restaurantes que existiam no país, a Bolívia se tornará a segunda nação latino-americana a não possuir unidades do McDonald's e o primeiro país do mundo onde a companhia foi obrigada a fechar por conta de mais de uma década de contabilidade negativa. O primeiro país a extinguir a maior rede de fast-foods do mundo no continente foi Cuba.

A disputa entre Morales e Coca-Cola começou nos primeiros meses de 2010, quando o presidente anunciou o lançamento de uma bebida totalmente boliviana, a Coca-Colla. O projeto tinha como objetivo legitimar o consumo da folha de coca.

No que diz respeito ao caso do McDonald's, o modelo produtivista dos fast-foods nunca prosperou na Bolívia. No país, são muito fortes rituais gastronômicos que vão desde a decisão do que as famílias irão comer até o preparo conjunto dos alimentos.

16 comentários:

Claudio disse...

Os bolivianos passarão a ser o povo mais saudável do mundo.

Anônimo disse...

Este Post deveria ser "O sonho de TARSO".

Ele ainda vai conseguir fazer isto aqui no RS !

Anônimo disse...

De acordo com o governo e com a ABI, a frase foi uma metáfora dita pelo chanceler boliviano, há cerca de duas semanas, e que a interpretação de que a Bolívia teria expulsado a Coca-Cola do país é falsa.


http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/08/governo-nega-que-coca-cola-sera-expulsa-da-bolivia.html

Anônimo disse...

A saúde do povo boliviano agradece

Anônimo disse...

Que estes fast foods não são bons todo mundo sabe, agora, mas impor o que deve se beber e comer ?Aí é demais, pelo que foi dito, a sequência de prejuízos ia acabar fatalmente fazendo com que eles encerracem suas operações. América Latina onde tu vais ?

Anônimo disse...

Aqui no RS expulsaram a FORD, nada a estranhar nos "inventores" da roda!

Anônimo disse...

A Chevron e a Transocean já foram expulsas do Brasil, a FORD foi expulsa do RS, em breve expulsarão a Coca Cola e o Mac!

Anônimo disse...

Beleza!

Agora que o capitalismo acabou, vamos todos, mas todos mesmo morar em Cuba e na Bolívia.

Anônimo disse...

Vai a Cola e fica a Coca.

O produto bolivariano Coca é muito superior para eles, destroi mentes extrangeiras.

Aquiles disse...

Prefiro comer McDonalds nas 4 refeições do dia, mesmo sendo a porcaria que é, do que a horrível culinária típica da Bolívia.

E sobre a Coca Cola, Morales só não quer concorrência de um produto superior, só isto e nada mais.

Anônimo disse...

Não conta pro Tarso que ele vai querer imitar!

Anônimo disse...

Que feio, mais uma barrigada histórica. Parabéns: não é todo o jornalista que consegue uma barrigada por dia. Que tal começar do começo: checar as informações e, se der um tempinho, a ortografia. Fica a dica.

Anônimo disse...

grande barriga..

Anônimo disse...

aahahha...

assim o McDonadls quebra mesmo...

como ficara a empresa sem a receita do faturamento das lojas na Bolivia?

que perda!

curioso eh que a decisão do ministro tresloucado ai eh tao importante que não mexeu uma palha nas acoes do McDonadls nas bolsas onde a empresa opera...

ministro, vai catar algo pra fazer...

Oswald disse...

Na verdade não houve nada disso. O McDonald's saiu da Bolivia já faz uns 10 anos. Esse caras só gostam de chupar coca, por isso são tão desenvolvidos. Em tempo, tenho muitos amigos comunas que não vivem sem comer de vez em quando um Big Mac. Comunas da boca para fora.

Anônimo disse...

A estupidez realmente não tem limites. A Bolívia está preocupada com que a Coca-Cola cause câncer e infarto, mas não está preocupada em estar matando milhares de pessoas e dizimando famílias ao redor do mundo com a cocaína lá produzida.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/