Governo Tarso Genro persegue servidor que ousa criticá-lo por e-mail.

*Clipping site Espaço Vital

O servidor estadual (RS) Décio Mallmith, 54 de idade, está respondendo a uma sindicância interna no IGP (Instituto Geral de Perícias) do Estado após escrever um e-mail com críticas a um projeto de lei do governo Tarso Genro (PT). A mensagem foi enviada para peritos, médicos legistas, auxiliares e outros funcionários do instituto no dia 15 de maio, quando o projeto foi enviado pelo governo à Assembleia, em regime de urgência.

. Na mensagem, o servidor escreve ter ficado "estarrecido" quando leu o texto inicial do PL nº 113/2012, sobre funções gratificadas no órgão. No texto difundido pela via eletrônica a colegas, Mallmith conclama: "Não podemos deixar que este projeto de lei mal intencionado e que permite colocar qualquer um em cargos chaves do IGP, desde que seja servidor do Estado, seja aprovado. Passaremos a ser cabide de emprego para os políticos".

. O servidor, que é perito criminalístico há mais de 30 anos, disse que enviou a mensagem de sua casa à noite, pelo e-mail funcional, após saber que o projeto fora submetido em regime de urgência ao Legislativo.  Outras pessoas comentaram a mensagem, mas não foram alvos da sindicância, aberta na manhã seguinte. Mallmith também foi questionado sobre que quis dizer em cada frase do e-mail e sobre a intenção da mensagem.

Desde então, Mallmith segue no cargo, mas afirma sofrer um "cerceamento silencioso" - recentemente, foi impedido de dar aulas.

. Para o servidor, que nega ter ligação com partidos, "houve perseguição política". No ano passado, ele foi presidente do Acrigs, sindicato que reúne peritos na área criminal no RS.  Mallmith afirma que, inicialmente, não viu problemas em usar o e-mail funcional. "Cerca de 90% das mensagens que trafegam ali são outras informações. E era algo que dizia respeito aos peritos", diz.

CLIQUE AQUI para ler mais.

19 comentários:

Mario Rangel disse...

Primeiro, ele dizer que não tem "ligação" a partidos, não quer dizer nada, é como o ladrão, sempre vai negar que o é.

Segundo, ele deve ter sido denunciado por seus colegas, então, como o email funcional é, como o nome já diz, para assuntos de trabalho, e hove denúncia, há sindicância interna para a apuração, normal, não tem nada com o Tarso, como a ilação do Editor.

Terceiro, ele têm todo o direito de se manisfestar contrá o tal projeto por email, desde que seja atravás de emails particulares.

Mas senhor editor, não faça do seu site um balcão de reclamações, senão todo mundo vai dizer a sua...

Anônimo disse...

Isso é bem coisa desse 'frustrado" que chamam de governador.....aff!!! como diria Chico Anísio: 'vampiro brasileiro'.

Viktor Rosta disse...

Perseguição ??? Normal, em sendo um governo do PT... Tudo que for contra o partido deve ser destruído, isto vem de lá dos confins da falecida União Soviética...

Anônimo disse...

O OBJETIVO FINAL DE TARSO: (vejam o que morales acabou de fazer na bolivia - ele expulsou a coca cola)

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, a decisão “estará em sintonia com o fim do calendário maia e fará parte das celebrações do fim do capitalismo e do início da cultura da vida”.

Ao lado do presidente Evo Morales, o chanceler acrescentou que "o dia 21 de dezembro de 2012 marca o fim do egoísmo e da divisão”. Por essa razão “o 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca Cola e o começo do mocochinche (refresco de pêssego)”.

Anônimo disse...

Perguntem a este otário em quem ele votou.

Anônimo disse...

Esse Mário Rangel, deveria ser exportado para cuba ou coréia do norte, prá ver o que é bom prá tosse.

Anônimo disse...

A perseguição eu entendo, duro é ver um banana feito o Mário Rangel defender essa gente.

Olívio o Truta disse...

Rangel... Vai defender o Maluf que tu ganha mais !

Luiz Vargas disse...

Logo, logo, não demorará muito, teremos um traste criminoso italiano presidindo as comi$$ões de sindicância da NKVD do embu$teiro tran$ver$al.
A face oculta do bando, de vez em quando, mostra a verdadeira face: terrorista e bandido italiano escorando jornalista na saída de supermercado, servidor público de carreira sendo constrangido pelo uso "não contabilizado" da máquina pública, etc....
Aproveito o embalo para dizer:
PARA DE VIR POLUIR ESTE ESPAÇO QUE É UTILIZADO POR AQUELES QUE NÃO SÃO DA QUADRILHA PETRALHA MARIO RANGEL!

Mario Rangel disse...

Os comentaristas aqui, não têm respeito pelo contraditório e ofendem os que não pensam como eles.

Não sou otário, nem banana, mas simplesmente, analiso os posts... E o que é o que não é, não é.

Nunca ofendi ninguém aqui, mesmo que discorde das suas posições, as quais não passam de demagogia.

O que vocês fazem comigo, me ofendendo e me desqualificando, também é PERSEGUIÇÃO. Quer dizer, condenam os outros... mas fazem a mesma coisa. Isso sim é ser banana.

E mais, não sou comunista, nem tão pouco direitista. Minhas observações são sobre o que é postado aqui, sem juízo de valores.

Nunca xinguei ou axincalhei qualquer um aqui.

O Sr. Editor deveria, como é regra do seus site, não publicar comentários ofensivos, como o que vocês estão fazendo com a minha pessoa.

Caso não saibam: Estamos numa democracia. Onde se dicutem idéias. E idéias não se combate com ofenças e sim com argumentos.

Anônimo disse...

Sr. Vargas, não fala do Batisti que o Políbio n]ão quer mais saber dele desde que tiveram um encontro casual no estacinamento do Zaffari Ipiranga...

Anônimo disse...

Mario Rangel escreve ofensas com "Ç", ou seja, "OFENÇAS"...

Realmente, ele tem razão.

Não merece ser comentado ou adjetivado por ninguém mais deste blog.

É desnecessário.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Pois a merda começou no Governo Brito que "criou" o Instituto Geral de Perícias. Até então havia o Instituto de Investigação e o IML, ambos dentro da estrutura da Polícia Civil a quem prestam a quase totalidade de seus laudos. A coisa era técnica e nunca Delegado de Polícia algum ocupou a direção de ambos os institutos. Com a criação do Instituto geral de Perícias os dois institutos foram colocados nessa nova estrutura que criou cargos desnecessários onerando assim ao contribuinte. Se de fato o governo está investigando o servidor é pelo uso do email funcional. Lembro que já faz algum tempo dois servidores do DAER a quem critiquei em coluna que assino em site de Osório cai de pau em ambos por usarem bens da repartição e em horário de serviços para criticarem meu artigo.

Anônimo disse...

Se for punido, vai recorrer ao judiciário e ganhar, pois apesar de ter usado o email funcional, foi fora de serviço e o assunto tratado, pelo que consta na notícia, tem íntima relação com o exercício do cargo.
O que pode ocorrer é se proferiu alguma ofensa, daí poderá resultar alguma punição.
Mas o pior é a perseguição política, pois o servidor é escanteado e punido ideológicamente, afastando-se o mesmo de suas atividades normais.
e todos sabemos que os petistas são peritos nesta matéria.

Anônimo disse...

Funcionario público que usa "email funcional" para criticar o governo, independente de partido, tem mais que ser punido.

Qualquer "estagiário" sabe disso. Não é privilégio do Serviço público, nas empresas privadas o simples uso do "email funcional" para "assuntos particulares" dá punição, conforme a CLT.

Anônimo disse...

GRANDE COISA USAR DO EMAIL PARA ENVIAR MENSAGENS PARTICULARES.

POR EXEMPLO, ATÉ PARECE QUE O PRÓPRIO GOVERNADOR NÃO USA DO CARRO DO ESTADO PARA IR E VIR DE QUALQUER LUGAR.

QUAL A DIFERENCÇA NISSO??

DOIS PESOS, 10 MEDIDAS!!!

A LEI QUE REGE OS SERVIDORES ETADUAIS QUE É PARA UM, É PARA TODOS!!!

OU É, OU NÃO É!!

Anônimo disse...

VAI CHEGAR O DIA QUE PRA RESOLVER ESSAS COISAS, E AS PESSOAS PODEREM DORMIR TRANQUILAS A NOITE, SÓ COM A JUSTIÇA DOS HOMENS MESMO PRA DAR UM BASTA NESSA SEMVERGONHICE!!

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE!!

Anônimo disse...

Mas é muita sacanagem, deixar que qualquer pessoa por mera indicação política mande e desmande nos servidores de carreira, muita sacangem.
Se pelo menos fossem pessoas competentes, mas na maioria dos casos é só pelo cargo mesmo. E ainda sentam nas cadeiras, cantam de galo como se donos da cadeira e da repartição fossem, deitam e rolam, usam e abusam do poder do cargo e da hierarquia, pra dali um tempo sairem dando rizada do terror que deixaram pelo caminho.
O gostinho pelo poder de mandar nos outros e conseguir um cargão de graça no canetaço é o que mais atrai essa gente desocupada e vagabunda que entra e sai pela porta dos fundos pulando de cadeira em cadeira só comendo do poder público as custas do povo.

Anônimo disse...

O que realmente é uma OFENSA a qualquer cidadão de bem é ter que ler alguém defendendo um governo de PETRALHAS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/