Gilmar Mendes na Zero Hora: "Lula entrava várias vezes no assunto da CPI, falando do controle".

O ministro do Supremo Tribunal federal (STF) Gilmar Mendes passou o dia tentando evitar falar da polêmica causada com a matéria da revista Veja na qual ele contou a pressão que sofreu do ex-presidente Lula para adiar o julgamento do mensalão. Fervoroso defensor do julgamento, Mendes não queria polemizar com o ex-ministro Nelson Jobim, que depois da divulgação da matéria negou que a conversa tivesse sido no sentido de interferir no julgamento a ser feito pelo STF. O encontro entre Mendes e Lula ocorreu no escritório de Jobim, em 26 de abril, em Brasília.

Ao conceder entrevista ao jornal Zero Hora no começo da tarde, Mendes demonstrou preocupação com o atraso para o início do julgamento e disse que o Supremo está sofrendo pressão em um momento delicado, em que está fragilizado pela proximidade de aposentadoria de dois dos seus 11 membros.

Confira abaixo alguns trechos da entrevista concedida por Gilmar Mendes, para a jornalista Adriana Irion, de Zero Hora:

Zero Hora - Quando o senhor foi ao encontro do ex-presidente Lula não imaginou que poderia sofrer pressão envolvendo o mensalão?
Ministro Gilmar Mendes - Não. Tratava-se de uma conversa normal e inicialmente foi, de repassar assuntos. E eu me sentia devedor porque há algum tempo tentara visitá-lo e não conseguia. Em relação a minha jurisprudência em matéria criminal, pode fazer levantamento. Ninguém precisa me pedir para ser cuidadoso. Eu sou um dos mais rigorosos com essa matéria no Supremo. Eu não admito populismo judicial.

ZH - Sua viagem a Berlim tem motivado uma série de boatos. O senhor encontrou o senador Demóstenes Torres lá?
Mendes - Nos encontramos em Praga, eu tinha compromisso acadêmico em Granada, está no site do Tribunal. No fundo, isto é uma rede de intrigas, de fofoca e as pessoas ficam se alimentando disso. É esse modelo de estado policial. Dá-se para a polícia um poder enorme, ficam vazando coisas que escutam e não fazem o dever elementar de casa.

ZH - Como foi essa conversa (com Lula)?
Mendes - Foi uma conversa repassando assuntos variados. Ele manifestou preocupação com a história do mensalão e eu disse da dificuldade do Tribunal de não julgar o mensalão este ano, porque vão sair dois, vão ter vários problemas dessa índole. Mas ele (Lula) entrava várias vezes no assunto da CPI, falando do controle, como não me diz respeito, não estou preocupado com a CPI.

ZH - Como ele demonstrou preocupação com o mensalão, o que falou?
Mendes - Lula falou que não era adequado julgar este ano, que haveria politização. E eu disse a ele que não tinha como não julgar este ano.

ZH - Ele disse que o José Dirceu está desesperado?
Mendes - Acho que fez comentário desse tipo.

CLIQUE na imagem acima para ver a entrevista completa.

19 comentários:

Anônimo disse...

A CURRA DE LULA AO MINISTRO

LULA TENTOU,NÃO LEVOU,PODE SE ENCRENCAR.

JOBIN QUE SE GABA DE TER ALTERADO A CONSTITUIÇÃO(CONFESSANDO UM CRIME-NINGUÉM PEGA ÊLE?)DEVE TER ARMADO COM LULA UMA ARMADILHA PARA MENDES.

LULA E JOBIN QUE ALTEROU A CONSTITUIÇÃO CRIMINOSAMENTE,SE MERECEM,SÃO IGUAIS,"IRMÃOS DE MARACUTAIA",DEVEM TER FEITO ISSO MESMO.

ALÍ NO ESCRITÓRIO DO FALSEADOR DA CONSTITUIÇÃO, LULA IRIA "CURRAR" O MINISTRO.

NÃO SAIU BEM COMO QUERIAM.

OS COLEGAS DE MELO QUE SE PREPAREM, O "CURRADOR" NÃO É DE DESISTIR, E VAI ATACAR DE NOVO .

"CUECÃO DE FERRO" E ANDEM BEM ACOMPANHADO,DE PREFERÊNCIA COMO JURUNA,GRAVANDO TUDO.

Anônimo disse...

olá sr. Políbio, como advogado ou leigo, poderia analisar aqui as transcrições da PF onde o Gilmar é sitado:

http://pt.scribd.com/doc/92596752/INQ-3430-Apenso-01-Volume-07

http://pt.scribd.com/doc/92596752/INQ-3430-Apenso-01-Volume-07

isso sim é bomba

Daniel disse...

Espero que o Gilmar Dantas, o mesmo que empregou sua enteada numa empresa do criminoso Cachoeira, processe o Lula. E o minimo que um Ministro de STF, que inventa mentirinhas de grampo em gabinete, realize.

Anônimo disse...

vejam como o lazarento ja foi preparado para o achaque...

pego de surpresa com a coragem de Gilmar, sacou rapidamente do bolso a historia da viagem a Berlim...

como ele sabia dessa viagem?

os arapongas aloprados o municiaram antes da reunião?

Anônimo disse...

eh so ligar lé com cré pra sacar como Gilmar esta com a verdade...

01.Gilmar eh responsavel por um dos votos que pode condenar os mensaleiros petistas;

02.Gilmar fez uma viagem com o Demostenes;

03.Demostenes se envolveu em casos de corrupcao;

04.ai estava a chance de chantagear Gilmar e influenciar seu voto;

eh mais claro que água limpa da fonte...

ora bolas, o lazarento de 9dedos liga lé com cré muito mais rápido do que a apalermada patuleia, que demora dias para entender um caso de causa e efeito...

Anônimo disse...

Bendito este " modelo de estado policial" que traz a tona as mazelas tao bem espraiadas embaixo do tapete e que permite a nos mortais da planicie dar um pitaco as vezes.

Anônimo disse...

Políbio, seria interessante cotejar esta entrevista do ministro com a entrevista do Jobim, ontem, também em Zero Hora. Eu não sei se entendi bem, pois, ele vai negando a conversa de Lula e Gilmar sobre o julgamento do mensalão, mas, no final, perguntado se o ministro do STF estava mentindo, responde que NÃO. Jobim precisa ser confrontado com a lógica, ser apresentado à verdade.

Anônimo disse...

De onde a surpresa com o comportamento do Lula? Está agindo como todo chefe de quadrilha age.

Daniel disse...

Jobim sendo confrontado com a logica é uma anomalia, ne? E o Gilmar nao precisa ser confrontado com nada, caros leitores. Basta que os caboclos tapuias lembrem do passado rescente do nobre Ministro. Amiguinho do Senador Criminoso, invencao de grampinho no gabinete, colocacao da enteada numa empresa do criminoso Cachoeira, viagem ao exterior com o patrocinio do Bermudes, etc... Sem falar, claro, nas estrepolias do Gilmar e Irmao la pelas bandas do Mato Grosso. Mas isto a midia imparcial nao leva em conta, pois como sabemos, jornaleiro nao ataca magistrado. Imagino que é por respeito, ne?

Milton jung disse...

Daniel, não é possível que você ainda acredite no Lula... Basta analisar o retrospecto do cidadão para ver que é um mentiroso de marca maior. Mendes não é flor que se cheire, mas perde em anos-luz para Lula...
Abra os olhos antes que seja tarde, a não ser que você faça parte da "brigada vermelha da internet", aí, meu caro, lamentávelmente nada pode ser feito por você !

Anônimo disse...

Isso tudo é uma armação.
Aposto que o Toffoli vai pedir vistas do processo do mensalão e aí prescreve a crime. Aposto que o advogado de Lula, caso for processado como o gestor do mensalão vai ser o Jobin...

Anônimo disse...

Esse Jobim, não é de hoje, vem fazendo das suas. Uma vez confessou ter enxertado ítens não votados no texto da Constituição. Parece que ninguém lembra... E ficou por isso mesmo. Agora promove esse amistoso encontro. Deve fazer pular no caixão o velho Walter Jobim, avô. Mais: Jobim é cria política do Simon. Ninguém vai ouvir o Simon sobre as atitudes dele?

Anônimo disse...

Milton, o Daniel é lobotomizado, não perca seu tempo.

Anônimo disse...

Legal e CORRETA a entrevista na integra do Ministro Gilmar Mendes.

Agora para fechar com CHAVE DE OURO e demostrar CREDIBILIDADE do BLOG que tal passar a entrevista, também em Zero Hora, em que o GAUCHO Nelson Jobim, ex.presidente do STF, também indicado pelo sempre Presidente FHC, assim como foi Gilmar Mendes. DESMENTE essa versão.

Anônimo disse...

Não sei o que é mais grave : o Lulla ou gente, como o Daniel, que acredita no Lulla. É um páreo duro !

Anônimo disse...

Não sei o que é mais grave : o Lulla ou gente, como o Daniel, que acredita no Lulla. É um páreo duro !

Anônimo disse...

Todos envolvidos sao cidadaos de indoles discutíveis. E por falar nisso, desde quando Gilmar Mendes eh uma fonte fidedigna? Não que não tenha ocorrido como ele falou, mas creio que seu testemunho não está a serviço da moral e bons costumes.

Anônimo disse...

Acho que o amor todo do Daniel para com o Lula deve ser porquê ele foi aquele tal de "menino do MEP", que o Lula mesmo admitiu ter tentado currar quando estava no seu habitat natural, o xilindró.

Daniel = menino do MEP???

Façam suas apostas !!!

Anônimo disse...

SENHORES!

DANIEL É APENAS ROBÓTICA, é uma máquina de informática, seus comentários estão espalhados para todos os sitios politicos que tem nomes mencionados em manchete.

OBRA PRIMA DOS PTRALHAS expert em esgotosfera.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/