Os economistas dos bancos continuaram prevendo, na última semana, que a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Banco Central, recuará de 9% para 8,5% ao ano na quarta-feira, quando termina a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da autoridade monetária. A decisão será anunciada no início da noite de quarta.
. Caso os juros recuem para 8,5% ao ano nesta semana, será a menor taxa já registrada em toda a série histórica do Banco Central, que começa em 1986. Até o momento, os menores juros já registrados na economia brasileira vigoraram entre julho de 2009 e abril de 2010 (8,75% ao ano). Se os juros caírem para 8,5% ao ano, a taxa acionará as mudanças na caderneta de poupança – que passará a render, pela primeira vez desde 1861, menos de 6% ao ano.
. Além disso, os analistas das instituições financeiras também reduziram, novamente, sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A estimativa recuou de 3,09% para 2,99%, informou o Banco Central, que conduziu pesquisa, na semana passada, com mais de 100 instituições financeiras.
Um comentário:
A economia começa a dar nítidos sinais de desaquecimento, o PIB, com certeza, ficará abaixo dos 3%, mais para 2%. O governo vai tentar, de todas as maneiras, aquecer o mercado, mesmo que para isso corra riscos quanto a inflação e problemas futuros de inadimplência elevada. Oremos.
Postar um comentário