Fracassa 1ª reunião da comitiva de Tarso com investidores em Londres

Clipping - Jornal Zero Hora - 9/05/2012

Sobraram cadeiras vazias na primeira reunião promovida pelo Piratini em Londres para atrair investidores estrangeiros interessados em obras e concessões no Estado. No seminário "Fazendo Negócios com o Rio Grande do Sul" o interesse de empreendedores foi tímido e a sala escolhida para sediar o evento, num hotel no centro de Londres, contava com 19 pessoas — a maioria da comitiva gaúcha.

O governo fez, nesta terça-feira, a oferta de sete obras de grande porte avaliadas em US$ 6,4 bilhões, no que poderia ser o maior programa de concessão já realizado pelo poder público gaúcho. Durante 25 minutos, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, fez uma apresentação, em português, do programa do governo. Apenas duas pessoas na platéia ouviam a explicação com fones e tradução simultânea.

Foram apontadas duas possibilidades de ingresso de investidores: uma pelas Parceria-Público-Privadas (PPPs) e outra por meio de concessões diretas ao empreendedor, de até 30 anos. As PPPs exigiriam o desembolso de dinheiro público. O próprio governo reconhece a falta de dinheiro, por isso deixou claro o interesse maior pelas concessões.

Ao final, no espaço para perguntas de eventuais interessados apenas duas pessoas fizeram questionamentos - só uma delas, representante de investidores. "Achei as propostas interessantes, principalmente porque o governo entra apenas como facilitador e não como parceiro da obra. Isso (a PPP), em geral, sempre atrasa", disse Adriano Amaral, presidente da Altran, um consórcio de fundos nacionais e estrangeiros responsável por obras na América Latina e na Ásia. O outro empreendedor presente foi consultado por Zero Hora sobre o interesse no evento, mas preferiu se manifestar recorrendo ao "sigilo empresarial".

Na quarta-feira, em Londres, representantes do Estado se reúnem com um grupo de 25 executivos da City of London, o centro financeiro da capital inglesa. (Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini) 

7 comentários:

Luciano Delfini Alencastro disse...

Também pudera
como podes ver a comitiva do Tarso realmente foi notícia na Espanha. O maior jornal espanhol, o El País, dedicou matéria com foto à reunião do Tarso com os ativistas do 15-M que estão aquartelados nas ruínas de uma universidade, próximo ao centro de Madrid, de onde organizam os movimentos de protesto contra as políticas externas do governo espanhol.

Podes ver na matéria que o jornal trata o assunto com ironia, inclusive fazendo questão de falar sobre o tamanho da comitiva (cerca de 20 integrantes, como diz).

Acho que algum deputado poderia levantar esse assunto em plenário. De repente, até ressaltar a importância da viagem, mas questionar esse tipo de encontro, que em nada contribui para o sucesso da viagem. Qual empresário espanhol vai querer investir num estado onde o seu líder vai se encontrar com "los indignados", como chamam os espanhóis. Será que essa visita não retrata que o Tarso dá mais importância em fazer uma "média" com a esquerda européia do que propriamente buscar investimentos para o RS. Poderiam sugerir, também, essa pauta para o Políbio, antes que esfrie.



Att.
Luciano Delfni
http://blogdodelfini.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Os europeus estão se lixando para esquerdistas de republiquetas latino americanas...

Anônimo disse...

Qual o nome do filme? Muito barulho por nada kkkkkkk

Anônimo disse...

NEM DANDO DE PRESENTE QUEREM

Imagina que o investidor europeu pede o currículo do governador,e lá está:

-NÃO CUMPRE o que êle mesmo assinou

-"DÁ UM DEDO" para demagogismos como "SOCIALMENTE JUSTO", e descumprir a lei.
-Não respeita leis e normas internacionais,sequestrando gente,cubanos,ao arredio da lei e entregando a ditadores sanguinários

-Fica claro, um INCUMPRIDOR, que usa o cargo político para interesses pessoais e de grupos travestidos de políticos.

-É ASSUCIADO a gente que descumpriu contratos e mandou embora do estado nada menos que uma FORD,MILHARES DE EMPREGOS, e CENTENAS de empresas satélites.

São APENAS alguns "PREDICADOS" do "elemento em governo",sem falar nos seus "periféricos" que invadem prédios públicos,alugam salasa públicas para cursinhos e beneficios pessoais, caluniam e injuriam gente de bem.

ALGUÉM SERIA LOUCO,DOIDO VARRIDO PARA NEGOCIAR,INVESTIR, COM GENTE DESTA ESTIRPE?

POR ISSO A SALA ESTAVA "CHEIA".

-

Paulo Rocha, Eldorado do Sul disse...

Pelo que entendi então, o governo estatista foi lá oferecer privatizações. É isso?

Deve haver engano nessa informação. Tarso é contra "privatarias" e está sempre pronto a saltar raivosamente na jugular de quem ousar flertar com tais ideias entreguistas.

Anônimo disse...

Imagina quem são os 25 empresários que vão assistir a segunda reunião do exército vermelho de tarsaleone.

Se somar o PIB de todos não vai dar nem pra comprar um trator de segunda mão.

Luiz Vargas disse...

Investir no estado dos botocudos só se o empresário for louco ou a empresa for dirigida por lobotomizados.
Depois que Olívio oTruta expulsou a FORD a pontapés do estado dos botocudos e estando no (des)governo do estado um embu$teiro e far$ante, será difícil arrumar investimentos. Ninguém em sã consciência faz acordos com um sujeito que não tem palavra e não cumpre aquilo que assina.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/