Safra argentina de soja e milho despenca. Saiba, também, como está o cenário atual no RS.

As más notícias sobre a safra de grãos argentina deste verão foram conhecidas nesta quinta-feira, quando o governo finalmente reconheceu severas perdas dos dois produtos, soja e milho, que são os carros-chefes da produção agrícola do País.

. A seguir, os primeiros números, em milhões de toneladas, referem-se às colheitas já iniciadas, enquanto que os segundos números são relativos ao total projetado pelo governo até o início da semana:
Soja – 44/52
Milho – 20,2/28

. Não são más notícias para o Brasil, o que inclui, como se sabe, o Rio Grande do Sul, porque menor produção de alimentos significa escassez do produto e consequentemente preços em alta.
 
. O editor procurou nesta quinta-feira o diretor da Brasoja, Antonio Sartori, para saber como se configura a colheita de soja, milho e arroz, já iniciados no Estado, e verificar se houve alguma mudança nas péssimas informações sobre a quebra das safras de grãos. Eis os números em milhões de toneladas, surgindo em primeiro lugar os dados sobre a safra sendo colhida e em segundo lugar os números do ano passado:
Soja – 12,5/6.
Milho – 5,8/3
Arroz – 9/8  
Trigo – 2,7/2
Outros – 530 mil/400 mil

. No total, o RS colherá este ano a quantidade de 19,5 milhões de toneladas, algo como 10 milhões de toneladas a menos do que o total do ano anterior.

. Preços?

. É Antonio Sartori quem conta: “São muito bons, mas não compensam as perdas nem de longe. A tonelada da soja, por exemplo, posta em Rio Grande, tem o mesmo valor de igual período do ano passado: US$ 530.

- Os reflexos da quebra da safra sobre a economia gaúcha serão devastadores em 2012. O complexo do agronegócio representa 40% do PIB. Em muitas regiões do Estado, o comércio já desacelera.

Um comentário:

Frederico Souza disse...

Quero informar que a colheita da soja na zona sul do riogrando do sul vai ser normal com media de 50 sacas por hectare, pois choveu bem na epoca nescessaria, ja faz tres anos que chove melhor aqui que no norte do estado, que venham para ca os produtores do norte, frederico souza.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/