ENTREVISTA - Porto Alegre é uma cidade de serviços e precisa investir mais neste setor

Newton Braga Rosa, secretário municipal de Inovação

Qual é o perfil econômico de Porto Alegre?
Serviços, claro. A capital tem fatia igual a 25% do bolo do Estado neste setor. É muito mais do que a sua participação no PIB estadual, que é de 17,5%.

Isto significa alguma coisa para o futuro?
Que a cidade precisa investir mais pesadamente em design, moda, gastronomia e tecnologia. Porto Alegre tem irresistível vocação para inovação de base tecnológica.

Por que razão?
São os vetores para o desenvolvimento econômico e social da cidade, mais de acordo com o mundo da civilização pós-industrial, que é a que decide a riqueza moderna.

Estas mudanças são recentes?
Nem tanto, porque ocorrem desde o início da década de 70.



coletiva do mpf de 5 de agosto:
estava em canela, de volta de uma viagem a são paulo de alguns dias, e de canela durante todo o dia dei entrevistas para que a população votasse na Consulta Popular, grande sucesso junto às comunidades e os prefeitos desde que o secr. celso bernardi e os conselhos regionais acertaram entre si e junto com os outros secretarios eu banquei pagar não apenas as centenas de projetos do passado, que mesmo votados não tinham sido honrados, uma parte cada ano, mas também uma parte com novos projetos decididos regionalmente e sempre honrados no ano seguinte, e volumes sugnificativamente crescentes.
foi sempre assim: a cada anúncio importante, a cada fato relevante, a cada agenda significativa do governo, sobrepunham com uma "coletiva" - e não foi diferente nesse dia. recebi um bilhete enquanto dava uma entrevista  sentada no escritório do palácio das hortênsias, dizento: "o mpf convocou uma coletiva para daqui a meia hora". novidade. surpresa. eu escrevi no bilhete "sobre o que" resposta "sobre o detran" e eu disse, "ah, tudo o que for sobre o detran é a meu favor." isso porque dali a algumas semanas entraria em vigor o "novo detran", saindo da fundae dos serviços prestados por tanto tempo, e entrando os novos funcionários públicos concursados e treinados na nova carreira que criamos, com diminuição significante no preço das carteiras.
(isso acabou acontecendo no dia 14 de outubro de 2009. "Coincidentemente" quando o tal de MPC, ou seja, o indivíduo Da Camino, praticamente anulou a notícia da grande transformação porque pediu NAQUELE DIA inspeção extraordinária do TCE para investigar compras na casa da governadora. saempre assim.)
bem, minutos depois chega outro bilhete durante outra entrevista "eles estão pedindo à juiza de Sta Maria que a sra. seja apeada do cargo, seus bens bloqueados, e uma AIA-ação de improbidade administrativa que, diziam, estava sendo protocolada naquele minuto em sta maria." não estava, se viu depois. tudo açodado.
cancelei as demais entrevistas e disse "imediatamente para porto alegre, avise os pilotos. do piratini não saio e dali ninguém me tira. é golpe". na minha cabeça veio o brizola e o movimento de 1961 pela legalidade. não, golpe não, de novo não. e a partir de uma instituição acreditada como o mpf!!! que golpe!!!
chegando a poa, direto ao piratini, reuni alguns secretários e disse "daqui por diante tenho que ter quem fale por mim, enquanto eu governo o estado". chamei então o advogado especializado em AIA, que tinha sido do MPE, Fabio Medina Osorio, e pedi que fosse meu advogado naquele caso para tudo o que precisasse, enquanto as instituições do governo faziam a sua parte institucional, como a PGE. tive um resumo do que foi a coletiva, convoquei outra imediatamente, frente a toda a imprensa denunciei que haviam passado de todos os limites, mas que estava constituindo comko cidadã advogado para o que fosse pertinente. há apenas alguns dias do criminoso ataque no portão da minha casa, o que era isso senão golpe... disse na coletiva que a população ficasse tranquila que havia governo e governadora, apresentei o dr. fabio medina, que respondeu a todos na coletiva, enquanto fui dar continuidade à reunião com secretários para avaliar o quadro. avisei a eles "aviso: em mim baixou o brizola, golpe não".
se eu tinha alguma dúvida sobre como deveria agir frente a tão violentos e contínuos ataques, aquela coletiva me tirou todas. tinha que resistir, em nome da democracia e honrando os votos que recebi para fazer o governo que estava fazendo.
quem sabe tenha sido o fato que mais no meu íntimo me fortaleceu, exatamente porque o método (coletivas e ataques como o do portão de casa, as campanhas por outdoors,) e o conteúdo (repetitivas acusações nunca comprovadas em nada) ficaram finalmente explícitos em toda a sua dimensão, a dimensão de golpe. não restava mais nenhuma dúvida. então pronto, era persisitr e resistir, com transparência em tudo.
com o amparo institucional de 6 procuradores do mpf, não havia como não acontecer o que era tentado desde o começo do ano: conseguir as assinaturas para mais uma cpi sobre o mesmo, e mais uma tentativa de processo de impeachment. só que agora a presidência da assembléia estava na mão de um deputado do pt. pensei "bem, agora é ver, pois eles irão se mostrar". não deu outra. novo capítulo da tentativa de golpe estava sendo escrita. mas para quem acredita na força da democracia, era um portentoso desafio. foi.
na assembléia, um tumulto. no palácio, visitas, algumas de olhos arregalados, e com os secretários decidimos como levar o dia seguinte. que seria uma quinta-feira, dia já tradicional de "entrega de convites" pela tarde, quando eu abria o palácio para receber uma a uma, no salão, as comitivas que vinham para fazer um convite especial, ou entregar os frutos do trabalho como cestas e livros escritos. seria mantido. e foi. mas pela manhã, percorri por entrevista as principais rádios para dizer o estado e ao país que a normalidade prevalecia, e que essa política de ataques e tentativa de desmoralização do governo teria que ter um basta. pelo bem do rio grande. denunciei sim a tentativa de golpe. busquei a opinião dos outros poderes. não permiti que o silêncio prevalecesse e, com ele, qualquer medo. afinal, as investigações continuariam seu curso, não havia nada de novo na AIA, nenhuma denúncia nova. e continuei a governar um governo com múltiplas iniciativas e realizações a cada dia. como o anúncio de grandes investimento como a duplicação da fábrica da GM em gravataí, apesar da gigantesca crise mundial.
dos outros, era esperar.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/