Bancos fazem projeções mais pessimistas sobre a economia brasileira

As projeções e expectativas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para a economia brasileira pioraram bastante neste final de março, porque os indicadores tabulados pela equipe do economista-chefe Rubens Sardenberg apontam para um crescimento econômico (PIB) de apenas 3,3% para este ano, portanto ligeiramente inferior aos 3,4% previstos em janeiro, que foram de 3,4%.

. Se você examinar todas as tabelas que vão no link a seguir e que foram divulgadas nesta quarta-feira no Rio, será possível perceber que a projeção sobre o PIB baseiam-se em expectativas pessimistas para o desempenho da agropecuária (3,3%), mas sobretudo da produção industrial (2,6%). Apenas o setor de serviços puxará o PIB para cima (3,6%, contra 3,5% em ujaneiro).

. A inflação medida pelo IPCA poderá ficar ligeiramente abaixo dos índices de 2010 (5,9%) e 2011 (6,5%) situando-se na casa dos 5,3%.

. Os economistas da Febraban apostam em dólar a R$ 1,76 na média deste ano.

. O editor leu todo o trabalho e quer destacar a análise sobre os reflexos do cenário externo no interior da economia brasileira, conforme está ali descrito, ao replicar o tom do que avalia o Banco Central, que capturou este sentimento majoritário do mercado:
- É mantida a avaliação de que a melhoria no cenário europeu apenas afasta o risco de ruptura da zona do euro, mas não reverte a perspectiva negativa para o desempenho da economia mundial para o curto e médio prazos.

CLIQUE AQUI para examinar as tabelas.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/