Artigo - Congresso quer aprovar retrocesso no ensino superior

Sob forte pressão de algumas instituições particulares sem tradição de qualidade no ensino superior, entrou na pauta de votação do Senado um projeto que autoriza faculdades e universidades privadas a contratar professores sem mestrado ou doutorado. Pela proposta, já aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes, os professores só precisarão ter diploma superior para lecionar.


O projeto é considerado um retrocesso pelas autoridades e especialistas do setor educacional, por colidir frontalmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que está em vigor há 15 anos.


CLIQUE AQUI para ler a íntegra do editorial do jornal O Estado de São Paulo sobre o assunto. 

9 comentários:

Luiz Vargas disse...

HOJE MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA "ACUSAÇÕES E DIFAMAÇÕES SEM PROVAS" COM A ATRIZ LUCIANA DESBIROLADA GENRO (que se deslocará diretamento do HPSP para o set) E PAULO JURUNA DO DEM.
No final da tarde teremos nova e eletrizantes novidades sobre os próximos capítulos.

Anônimo disse...

Olá, bom eu não acho um retrocesso neste assunto. Na Alemanha, um profissional com curso superior pode receber o titulo de Mestre ou Doutor desde que seja reconhecido pelo mercado. Ou seja, se a pessoa se qualificou por conta própria ela pode saber tanto ou mais que alguém que cursou Mestrado ou Dotorado.Muitas vezes por ter o conhecimento prático ela consegue passar isso melhor para os alunos. No sistema atual o cara consegue dar aula sem nunca ter aplicado esse conhecimento na prática. O Brasil precisa de gente que saiba aplicar o conhecimento e isso só mesclando estes profissionais extremamente teórico com os profissionais que trabalham nas empresas e aplicam o conhecimento no dia a dia.

Anônimo disse...

O NOSSO CONGRESSO É PIOR QUE UM PRESÍDIO, SÓ TEM GENTE QUE LESA O POVO BRASILEIRO.
NÃO ENXERGAM O POVO, SOMENTE OS SEUS INTERESSES PESSOAIS E O SEU BOLSO.
SE SAIR UM MENSALÃO, FICAM RADIANTES PORQUE ENRIQUECEM MAIS AINDA, COM O AVAL DO JUDICIÁIRIO ARROGANTE E INOPERANTE.
SÃO UNS CUSQUINHOS DO PT.

Anônimo disse...

Prezado Polibio Braga: Esta bate os recordes de corrupção.
Na cidade de Passo Fundo, os vereadores aprovaram uma lei inconstitucional "PROIBINDO EXPRESSAMENTE" outras redes de supermercados instalarem-se na cidade de Passo Fundo.
Ocorre que duas redes de supermercados negociaram com os vereadores (compraram os ditos elementos), para proibir outras redes se instalarem na cidade para ficarem com reserva de mercado e, ganharem dinheiro fácil sem concorrência.
O prefeito Dip vetou mas, os vereadores comprados querem derrubar o veto e fazer valer uma lei inconstitucional que foi feita por vereadores comprados pelas duas redes de supermercados.
O jeito corrupto de governar do pt está fazendo escola na Câmara de Vereadores de Passo Fundo.
E, os vereadores estão se vendendo por um cacho de bananas dados pelos supermercados da cidade.

Omar Cafrune disse...

Caro Políbio, não entendo que a exigência de Mestrados e Doutorados qualifique o ensino. O professor necessita ter conhecimento de sua matéria e capacidade didática para trasnferir este conhecimento aos seus alunos. Isso não se adquire necessaramente
com estás "pós-graduações"

Anônimo disse...

Deve ser por isso que a professorinha Desbirolada Genro colocou um cur$inho dentro da assciação do MP: formação de MO para as faculdade e universidades privadas. Onde tem grana e "privada" os esquerdopata sempre dão um jeito de faturar algum.

Anônimo disse...

Quanta bobagem escrita em posts aqui por gente que nao sabe o que esta falando. Lendas urbanas. Vamos la:

1) nao existe esta lorota de 'ganhar titulo de doutor na alemanha apenas porque o mercado reconhece' . Tanto que um ministro perdeu titulo de doutor e o emprego porque havia feito Plagio em sua tese de doutorado.

2) durante o curso de doutorado uma pessoa produz conhecimento que depois é ensinado e aprende a dar aula. Dar aula é disseminar conhecimento já produzido.

E tem gente que acha que aprender a dar aula e a gerar conhecimento (ter doutorado) nao ajudar a dar aula. AVEMARIA.

POR ISTO QUE O PAIS ESTA NA M... QUE ESTA: nao se tem a menor nocao de causa e efeito. no minimo quem falou isto fez algum segundo grau onde nao tinha aula de fisica e quimica, onde se aprende um pouco sobre causa e efeito.

Anônimo disse...

Políbio, o fato de ter doutorado ou mestrado não significa nada em termos de experiência e competência profissional, pessoas em geral com esta formação viveram sempre sentadas na frente de quadros negros ouvindo, ficaram ultra especializadas e só vêem um único lado de seus objetos de estudo, mas frequentemente são cegos para assuntos muito próximos, é que devido a visão limitada pela própria especialização são cegos até para o óbvio, são como um pneumologistas tratando dos rins.O Conhecimento atualmente implica em multidisciplinaridade, capacidade de adaptação e amplos conhecimentos para poder gerenciar com adequação situações complexas e altamente variáveis. Precisamos é de professores com P maiúsculo, a maior parte de nossos "doutores" tem grande dificuldade em passar conhecimentos, pois sabem muito sem saber passar quase nada do que sabem com competência. Tive professores de cálculo que cognitivamente eram gênios, mas como professores eram ótimos vendedores de frutas!

Aquiles disse...

O anônimo das 17:34 esta correto.

E esta de dizer que na Alemanha não se cursa Doutorado ou Mestrado na Universidade foi um tijolaço nos culhões...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/