FT: "Lua de mel" entre Brasil e China está perto do fim

CLIQUE AQUI para ler o artigo "O futuro do dólar", publicado no Estadão desta segunda-feira, página A3.
Brasil e China vêm fortalecendo cada vez mais seus laços econômicos, mas crescem os sinais de problemas e desafios na relação, segundo afirma reportagem especial publicada nesta segunda-feira pelo diário econômico britânico Financial Times. "Longe de ser uma passagem tranquila, é uma relação que será fragilizada por desafios e incompreensões ao longo do caminho", afirma o texto, que abre um caderno especial sobre a relação entre os dois países publicado pelo jornal. 

. "Seria difícil encontrar dois grandes países no mundo moderno que são menos familiares um com o outro do que a China e o Brasil ou que são mais diferentes socialmente, politicamente e culturalmente", diz. Segundo o jornal, há sinais crescentes de tensão no relacionamento, principalmente pelo lado brasileiro. "Enquanto o Brasil recebe bem a demanda da China por suas commodities, se enraivece com o fluxo de importados manufaturados baratos da China, que diz estarem prejudicando a indústria brasileira", afirma o texto. 

. O Financial Times comenta ainda que o Brasil acusa a China de fechar seu mercado para importados do Brasil e de manter sua moeda artificialmente barata para tornar suas exportações mais competitivas. "A velocidade com que essa relação se desenvolveu significa que os principais pontos explosivos em potencial só começam a aparecer agora", diz o jornal.

3 comentários:

Anônimo disse...

É triste ouvirmos as desculpas de que prejudicamos nossas indústrias, temos que ser mais competitivos enquanto país!!! Ainda tem gente querendo discutir redução de jornada?

AGUIA disse...

GOVERNO BRASILEIRO É "TAPADO"?

ESTARIAM RECEBENDO "TAXA DE SUCESSO" DOS CHINESES?

Só agora as cabeças coroadas do palácio(ou PALOCI)dizem estar percebendo o malefício das operações de DUMPING da China,a artificialidade do valor da moeda chinesa para baixo valor,encrencando a industrialização brasileira,com isso o desemprego, e o que vem em consequência , inclusive arrecadação.

Alguém pode chamar a atenção daqueles elementos do governo, já que êles vêm deixando botar dentro para depois reclamar E OU AGIR?
Estariam recebendo taxa TAXA DE SUCESSO para deixar rodar livre os produtos chineses? (daí aqueles 20, ou 30 milhões que não se sabe de onde vieram...)?

Anônimo disse...

UM NEGÓCIO DA CHINA:
A CHINA VENDE LIXO CONTAMINADO PARA O GOVERNO DO PT DO BRASIL E, O BRASIL DA AGRICULTURA SÉRIA VENDE ALIMENTOS DE ALTA QUALIDADE PARA OS COMUNISTAS. COISA DE PT BURRO.
A CHINA PAGA SALÁRIO ESCRAVO PARA SEUS TRABALHADORES E O GOVERNO DO PT DO BRASIL DESEMPREGA SEUS TRABALHADORES PARA FAVORECER OS COMUNISTAS. COISA DE PT BURRO.
O GOVERNO DO PT DO BRASIL DESENVOLVE A INDÚSTRIA CHINESA E DESTRÓI A INDÚSTRIA BRASILEIRA. COISA DE PT BURRO.
TEMOS QUE TIRAR A ESQUERDA DO PODER E AINDA TIRAR A LIMPO TODA ESTA ROUBALHEIRA, SENÃO O PT BURRO VAI DESTRUIR A NOSSA NAÇÃO.
O BRASIL É DO POVO E NÃO DO PT BURRO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/