Análise - O crescimento econômico é um processo de longo prazo

O crescimento econômico é um processo de longo prazo e não uma aventura de planos de desenvolvimento de curto prazo, mirabolantes, irreais, como seria o caso dos PACs, caso eles fossem algo parecido com um plano de desenvolvimento. O economista José Roberto Mendonça de Barros, no artigo a seguir, demonstra que o desenvolvimento forte de economias como as dos Estados Unidos e Coréia do Sul, são resultado de processos continuados, persistentes e eficazes. O gráfico sobre o avanço econômico de Taiwan, Chile, China e India, é ainda mais exemplar. Comparando-o com o que ocorre no Brasil, compreenderemos mais o que está acontecendo.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da análsie (Estadão, domingo, página B10).

CLIQUE AQUI para ver os gráficos.

3 comentários:

VEDOR disse...

"À LUZ DA CIÊNCIA E DA RAZÃO"

"O MAIOR ESTELIONATO PUBLICITÁRIO"

É óbvio, Japão e os tigres, todos são planejados, e reparem, considerando o alicerce, os protagonistas, os humanos, sendo educados e tendo um mínimo de condições acima do "analfabeto funcional", cujo patamar ainda nem conseguimos.

Factóides tipo "PACS" são conversa para otários, só trouxas acreditam.
Duvidam? Então confiram as notas das escolas, abaixo do sofrível, isto ainda forçando a barra, como se diz, não exigindo provas para conferir o aprendizado.

Cruzes,é o que deu o presidente do país fazer a apologia da ignorância.

Brossard definiu com propriedade:

"O MAIOR ESTELIONATO PUBLICITÁRIO"

Anônimo disse...

crescimento de 3% seria o ideal para o Brasil, 7% como foi calote eleitoral....no ano de 2010. Sarney e o plano cruzado II, lula o bom aluno.................corrupção não o poder pelo poder. Agora com dona Dilma o lula irá para o lugar certo.....seu fim.

Hipólito disse...

Quando o ministro italiano manteiga disse que crescimento do Brasil não era "vôo da galinha", todos os eleitores de Dilma acreditaram e agora vem o ministro italiano manteiga dizer que deverá fazer cortes de 50 bilhões, demonstrando que tudo não passou de um estelionato eleitoral, ou seja o PT aplicou 171 no Brasil e agora a galinha pousou.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/