Saiba por que é uma baixaria essa discussão sobre o ato do contrato com o Banco Mundial

A discussão histérica sobre o contrato de US$ 1,1 bilhão que o governo gaúcho assinará com o Banco Mundial, que o jornal Zero Hora chama impropriamente de “guerra de holofotes”, não passa de uma baixaria sem tamanho do governo do PT.

. Dilma e os deputados do PT querem o bebê japonês no colo.

. O negócio inteligente, inédito, que o governo gaúcho fechou com o BIRD, é obra exclusivamente sua. Se alguém mais, além de Yeda e Aod, mereceriam estar a bordo do evento reagendado para o dia 1º de setembro no Piratini, seriam sem sombra de dúvidas o ex-governador Germano Rigotto e o ex-secretário Brum Torres.

. Pouco importa se o governo gaúcho ganhará pouco com a repactuação de parte da dívida pública, porque o que salta aos olhos é a circunstância de que esta é a primeira vez que o governo estadual consegue mexer nos termos do pagamento do que deve. Abriu a porteira.

. As histéricas reclamações sobre falta de tato e de convite para o ato de assinatura do contrato, são uma baixaria inacreditavelmente inaceitável para os padrões políticos que se imaginava ainda existirem no RS.

. O editor desta página foi atrás de exemplos que justificassem as queixas e reclamações, buscando para isto o caso de Minas Gerais, onde nesta quarta-feira foi assinado também com o Banco Mundial um contrato de valor quase igual ao do RS. Pelo telefone, a assessoria da secretária do Planejamento, Renata Vilhena, que foi quem cuidou do caso, confirmou o financiamento de US$ 976 milhões. O ato solene ocorreu no Palácio das Alterosas.

. O leitor pode imaginar quem representou o governo federal na solenidade presidida pelo governador Aécio Neves ? Ninguém. A razão é simples: o governo federal não tem nada a ver com este tipo de contrato, a não ser a concessão de aval, depois de aprovado o pedido pelo Senado Federal. No caso do RS, até as pedras das ruas sabem como foi difícil conseguir este simples aval, porque está na lembrança de todos a vigília feita no Senado pelo sr. Pedro Simon. Sem a vigília, até agora o governo Lula estaria enrolando os gaúchos.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/