Depois de Lula, este é o homem que mais manda no orçamento

Ainda não teremos um orçamento federal participativo, mas este ano o deputado Mendes Ribeiro Filho, presidente da Comissão Mista de Orçamento, quer realizar audiências públicas em várias capitais para discutir a proposta orçamentária que será enviada a qualquer momento por Lula.

. “Porto Alegre terá uma sessão da Comissão Mista de Orçamento”, foi o que disse o deputado ao editor desta página, nesta terça-feira ao meio dia. Mendes Ribeiro Filho foi convidado para um almoço regado a truta com amêndoas. Ele foi pontual.

. A escolha de um deputado gaúcho para a mais importante comissão do Congresso, a única que é integrada por deputados e senadores, demonstra o prestígio que Mendes Ribeiro Filho joga dentro da Câmara. Seus interlocutores dentro do Congresso e no governo ocupam invulgares centros de decisão. Isto tudo ajuda muito quando a interlocução não se ocupa apenas da questão orçamentária.

. O deputado fez 115 mil votos nas últimas eleições e tem base de apoio em 140 municípios do RS. Aos 53 anos, prepara-se para ser o mais votado do PMDB (em 2006 foi o segunhdo mais votado) nas próximas eleições, o que o habilitará a apresentar seu nome para o governo estadual em 2014 (leia a seguir).

. Sob o comando de Mendes Ribeiro Filho, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) foi aprovada dentro do prazo, pela primeira vez em 12 anos. Ele quer repetir a dose com a proposta orçamentária.

. Que características terá o novo orçamento ? Além da maior participação popular, o deputado do PMDB também quer que o novo orçamento seja mais transparente e impositivo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/