MPF (Ministério Público Federal) exige que a GM promova o recall de 1,2 milhão dos carros Onix

É o carro mais vendido do País. O órgão, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, entrou com uma ação civil pública contra a montadora e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).Para o MPF, a montadora precisa realizar o recall dos Onix produzidos entre 2012 e 2017, pois esses carros seriam inseguros, embora estivessem adequados às normas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O processo ocorre três anos depois de o modelo compacto ter recebido nota zero em um teste de impacto lateral realizado pela entidade independente Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe)

O MPF reconhece que o carro evoluiu ao longo dos anos, mas diz na ação que “os automóveis vendidos antes da alteração da montadora continuam circulando nas ruas, com risco iminente para seus ocupantes, porquanto tais veículos não contam com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral”.

Em janeiro de 2018, o Contran publicou a norma que estipula os ensaios de colisão lateral para todos os modelos novos lançados a partir de 2020. De 2023 em diante, o teste será exigido para todos os modelos à venda no País.

9 comentários:

Anônimo disse...

Desde quando o LatinNCap está acima das normas legais brasileiras? se o carro estava dentro da lei brasileira não interessa se uma entidade privada diga o contrário. É o MPF legislando retroativamente.

Anônimo disse...

Não fossem, essas pessoas em caso de acidente, parar no sus, não teríamos essa preocupação e esse terreno fértil pra tutela.

Anônimo disse...

Se estiverem adequados às normas od Contran então a GM nõ tem porque fazer recall, está dentro das normas. O culpado é o Contran que deveria ter atualizado as normas bem antes.
Isso deve ser coisa de petista para atingir o governo!

Emmanuel disse...

Ué? Não tem que ficar todo mundo em casa? Como é que alguém vai se acidentar no seu onix se não pode tirá-lo da garagem?

Anônimo disse...

Carro assassino. Uma vergonha que ainda esteja sendo vendido. Mas nãoé só ele tem outros podres no mercado.

Anônimo disse...

Tem bafo da concorrência nesta exigência.
Já li a matéria em outro veículo e a exigência me pareceu absurda.

Anônimo disse...

Absurdo, estava dentro das normas brasileiras legais. E não há como fazer as alterações sem trocar toda carroceria do carro, ou seja, tem que dar um novo. Outras montadoras teriam que ser obrigadas a fazer o mesmo, de carros que jamais foram testados, como Gol, Palio, Mille, etc., de versões mais antigas. MP é só uma coisa inútil que tem que ser extinto numa reforma da Constituição.

Anônimo disse...

Esse carro é uma bosta. GM vendia 0 km sem filtro de ar condicionado, sem puta merda, sem extintor, com estepe de bicicleta e com motor que precisa de retífica com 60.000 km!

Anônimo disse...

A GM está se matando sozinha com esses motores três cilindros 1.0 turbo. Uma bosta. Uma verdadeira bosta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/