Entrevista, Eric Lins, deputado estadual RS - Vamos lutar para que crianças com seis anos continuem se matriculando nas escolas públicas do RS

ENTREVISTA
O senhor é o autor da lei que permite que novos alunos gaúchos ingressem no ensino fundamental aos seis anos, estabelecendo 31 de dezembro do ano anterior a data do aniversário. O STF acaba de anular a lei, exigindo que a data seja 31 de março, sob a alegação de que cabe ao ministério da Educação fixar a data de aniversário.
A lei já é cumprida no RS e neste ano milhares de crianças foram beneficiadas.

E agora ?
Há recurso. Estou em contato com a PGE para recorrer.

E quem já entrou ?
Já entrou.

O que mais pode ser feito ?
Vou atuar politicamente junto ao MEC, junto com os interessados, para que o ministério fixe em 31 de dezembro a data do aniversário. Seria bem mais simples. Acho que podemos ter êxito porque o governo Bolsonaro é sensível a leis que ajudem o povo mais pobre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Existe um esforço grande por parte do Estado para que as crianças não aprendam nada de útil, para que permaneçam ignorantes e incapazes de ter uma vida produtiva e independente. Crianças de 6 anos são proibidas de cursar o primeiro ano do ensino fundamental, e, por outro lado, também são proibidas de ficarem junto a seus pais para que sejam ensinados em casa. A única alternativa que lhes resta, portanto, é gastarem o tempo, a energia, e os recursos - seus e de seus pais - para, diariamente, irem e virem de uma "escolinha" de educação infantil, onde irão absorvendo, desde a mais tenra idade, as convicções morais, políticas, e ideológicas de pessoas completamente estranhas a sua origem familiar. Instrução zero, já que lá obviamente não vão aprender a ler, escrever, ou fazer contas.

Anônimo disse...

Ué...mas não é esse senhor que lutou bravamente para manter seus honorários em caso de vitória do Estado? Sim, porque na derrota ele não paga nada ne. Então fica assim: se o Estado ganha, elle ganha. Se o Estado perde, elle não perde.
Que legal né! Lucro compartilhado, mas o prejuízo é só do Estado.
Que moral tem esse tipinho.

elias disse...

E acabar com o mono ano no fundamental. Na prática os guris perdem um ano na vida, pois não ensinam porra nenhuma.

Anônimo disse...

Para, desde a infância, entrarem burros e saírem jumentos ideologizados e diplomados?

Unknown disse...

Acredito que o ponto de corte de 31 de Março é sem fundamento. Desde quando uma data diz alguma coisa sobre a maturidade, desenvolvimento e aprendizado...Ridículo. A minha filha que é de 4 fe Maio é menos capaz de acompanhar a turma do que os nascidos em Janeiro, Fevereiro e Março? Não acho justo. Eu sou de Novembro e sempre uma das mais novas da turma. Tive ótimas notas, maturidade e não fui prejudicada. Meu irmão terminou a 8 Série com 13 anos, porque a professora da Educação infantil entrou na justiça juntamente com meus pais, para adiantá- lo, pois ele tinha um desenvolvimento muito rápido. Cada criança é única e é preciso respeitar isso. Colocar uma data de corte é bárbaro, frustrante, limitador e errado. Deveria se avaliar as crianças e com a ajuda dos pais decidir se ela progride ou espera. Eu concordo com o deputado. Acompanho o projeto. Ele tem razão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/