Indústria de calçados já demitiu 24,4 mil trabalhadores. No RS, foram 5,5 mil. E muito mais gente poderá perder o emprego.

51% das indústrias estão paradas no Brasil. Vendas internas foram a zero e exportações despencaram.

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estima que a produção de calçados deva encolher pelo menos 49% no segundo trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A queda será somada a um revés de 14,2% nos primeiros três meses do ano, o que deve resultar em uma retração de pelo menos 31,8% no primeiro semestre. Após uma estimativa positiva divulgada no início de 2020, de crescimento de até 2,5%, a crise provocada pelo avanço da pandemia fez com que a expectativa fosse revisada para uma queda de mais de 26% em relação a 2019.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, afirma que a crise já fez com que o setor perdesse 24,4 mil postos de trabalho, de 9% do total de empregos gerados pelas indústrias de calçados na posição de dezembro (270 mil).

 O Estado que mais perdeu postos no período foi São Paulo, com 7,9 mil postos perdidos. O Rio Grande do Sul perdeu 5,5 mil postos, Minas Gerais 5 mil e Santa Catarina 2,5 mil. Estados do Nordeste somam a perda de 3,3 mil empregos.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.



6 comentários:

Renato disse...

Polibio você já parou para pensar quantos pares de calçado você compra por ano. Há muito tempo eu escutei que o europeu em geral comprava muito pouco calçado ou seja ele comprava um calçado de qualidade que durava,portanto não era uma pessoa concumista. Eu pessoalmente só uso tenis há 30 anos não necessito usar outro tipo de calçado. De dez anos para cá compro via internet e de marcas que me parecem serem boas,detalhe a imensa maioria dos tênis são feitos fora do Brasil a maioria no Vietnã. Este tipo de industria é muito cpmpetitiva e tem milhares de pessoas pelo mundo que trabalham basicamente pelo prato de comida é uma das consequênicas da globalização.

Anônimo disse...




AQUI NA ROBOLANDIA É ASSIM....

-MILHÕES DE DESEMPREGADOS, REDUÇÃO SALARIAL ATÉ 50%....SABE PRA QUEM!!! PARA QUEM VIVE NA INICIATIVA PRIVADA........

-ENQUANTO ISSO NA PRIMEIRA CLASSE....OS BARNABÉS DA MAQUINA PUBLICA SE ACHAM OS REIS DA COCADA....

-22/4: NA CÂMARA DE VEREADORES DE CAXIAS DO SUL, SAIU A NOTICIA: VAMOS CONGELAR OS SALÁRIOS, NÃO VAI TER REAJUSTE,....SÓ VAI TER A CORREÇÃO DA INFLAÇÃO...P.Q.P

NÃO TEM SOLUÇÃO, SOMOS UM PUTEIRO INSTITUCIONAL, SÓ UMA REVOLUÇÃO E OLHE LÁ...

oneide teixeira disse...

Com o dolar a +5.00 r$ tinha que ter era contratação.

Anônimo disse...

O grande dilema.....

Produzir pra quem? No mundo todo ninguem está comprando, até porque, não estamos gastando calçados.

Anônimo disse...

Legado maldito se abrir as pernas para a China por 20 anos está chegando.

Anônimo disse...



Se dólar fosse a razão primeira para justificar volumes o Mundo seria simples.

Mas não é.

O desemprego se dá porque calçados são bens duráveis, e numa crise, despesas desse tipo ficam pra trás.

O comércio fechado é uma barreira intransponível. Essa alternativa do e-commerce é limitada. E já bateu no que pode dar.

O setor calçadista é o que mais emprega dentre todos os setores. Isso significa demissões de grande número.

Triste! Muito triste!

Empresário gosta é de contratar , e não de demitir, pessoal!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/