Prévia da inflação projetada pelo IBGE é a menor desde 1994. Índice de fevereiro deve ficar em 0,22%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,22% em fevereiro. Também está abaixo do registrado em janeiro (0,71%). 

Em fevereiro de 2019, a taxa havia sido de 0,34%.

Segundo os dados divulgados hoje Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxas de 0,93% no ano e 4,21% em 12 meses. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três apresentaram deflação, entre eles alimentação e bebidas, cujos preços recuaram 0,10%. A queda de preços de 5,04% das carnes foi o principal responsável por esse comportamento dos alimentos.

Também tiveram deflação os itens de vestuário (-0,83%) e saúde, cuidados pessoais (-0,29%). Já os gastos com educação foram os que mais impulsionaram a inflação na prévia de fevereiro, com aumento de 3,61%, devido ao reajuste sazonal dos cursos regulares (4,36%).

Outros grupos com inflação foram habitação (0,07%), artigos de residência (0,17%), transportes (0,20%), despesas pessoais (0,31%) e comunicação (0,02%).

7 comentários:

anônimo disse...

Pois é! É o resultado de um governo honesto que não rouba e deixa sua equipe fazer o que é preciso pro País se desenvolver! Pena que o nosso povo não vai às ruas exigir o impeachment de Senadores, Deputados e STFs. Do jeito que está vão impichar o Mito e vão transformar o Brasil numa Venwzuela! Somos aquele País do "Quase". Haja visto a Manuela ser provavelmente eleita prefeita de Poa! Tbm, com um prefeito como este aí, querendo cobrar pedágio de placas fora da Capital pra proteger o serviço falido de ônibus?????

Anônimo disse...

Enquanto isso...
"Cid Gomes deixa UTI"
-- Sei lá... mas parece que estão fazendo um carnaval disso aí.
Tá me cheirando malandragem política.

Anônimo disse...

Que baita embuste, os preços estão todos subindo, alugueis, alimentos, etc...

Anônimo disse...

O que prova que o governo de JB está no rumo certo, através de sua equipe econômica competente. Tão competente quanto a equipe econômica do Plano Real, não FHC. O que um sociólogo entende de economia? Aliás, um sociólogo entende do quê, mesmo, além de encher o saco?

Anônimo disse...

Anônimo das 11:24, olá... Você pergunta para que serve um sociólogo, mas se até eles têm dificuldade para explicar... tem um muito conhecido, até gosto muito dele, que publicou um post sobre isso. Diz ele que a guinada que demos no Brasil foi fruto da sociologia. Discordei, ninguém precisa de grandes tratados sociológicos, aliás, nem de pequenos para saber que está sendo roubado. Alguém precisa de sociologia quando o trombadinha nos arranca o celular da mão, ou quando vários fazem um arrastão na praia. Sou um sujeito educado, não deixo uma pergunta sem resposta, então aqui vai: na minha opinião...não servem pra nada! Abraços.

Anônimo disse...

"Enquanto os cães ladram, a caravana passa ".

Justiniano disse...

Tudo culpa do Bolsonaro, os rentistas estão rangendo os dentes de raiva porque a farra dos juros acabou, agora Selic a 4,25% e no passado os esquerdopatas até tiraram da constituição os 12% de juro ao ano, porque não havia como domar a inflação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/