Bolsonaro já passou a presidência para Mário Abdo, Paraguai

No encerramento da reunião de cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves (RS), Jair Bolsonaro passou a presidência temporária do bloco ao paraguaio Mario Abdo Benítez.

Esta tarde, os presidentes devem assinar estes seis novos acordos:

- Acordo de cooperação policial em espaços fronteiriços: a medida busca regular a perseguição a criminosos em áreas de fronteiras. O chanceler Ernesto Araújo disse que esse acordo é "uma prova de determinação no combate ao crime”.

- Acordo sobre localidades fronteiriças vinculadas: a ação, segundo o governo federal, promete "facilitar a vida" da população dessas regiões em questões como saúde, educação e circulação.
- Acordo de indicações geográficas: pretende resguardar o uso de nomenclaturas específicas de produtos de cada região. Entre elas, a de "Vale dos Vinhedos" para vinhos produzidos nessa área. Na União Europeia, há norma similar.
- Acordo sobre reconhecimento recíproco de assinaturas digitais: integra a promessa de lideranças de desburocratizar o Mercosul.
- Contrato de administração fiduciária Mercosul-Fonplata (Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata)
- Novo anexo sobre serviços financeiros do Protocolo de Montevidéu nas áreas de comércio de serviços.
- Acordo de alcance parcial para facilitação do transporte de produtos perigosos.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/