Artigo, Astor Wartchow, especial para este blog - Pequenos municípios

- O autor é advogado no RS.

Algumas evidências a favor de emancipações são incontestáveis. Por exemplo, quanto maior a distância geográfica entre a sede e seus distritos, igualmente inexpressivos são as decisões, os orçamentos e investimentos que lhes favoreçam.
      
Com o agravamento do êxodo rural ocorre outro fator desfavorável aos distritos: a perda e/ou redução da representação na Câmara Municipal. Há inúmeros bairros na cidade que tem o dobro dos eleitores dos distritos.
      
O centralismo político-tributário é dominante e atrasa o desenvolvimento local e nacional. Não há como prosperar. Aliás, não à toa que vigora o autoritarismo (legal), o desperdício e a corrupção.
              
Então, onde estão os obstáculos e as críticas aos pequenos municípios? Concentram-se nos excessos que resultam da organização burocrática e legal. Especialmente na constituição e funcionamento da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

CLIQUE AQUI para ler mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Exatamente o que eu defendo. Com uma diferença; menores de 20 mil. Conselho Comunitário sem remuneração e sem toda a maquina publica.

Anônimo disse...

Perfeito o entendimento, está estrutura só existe em prol dos políticos e deus aceclas, enquanto a população é prejudicada. Acabem com esta estrutura

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/