Artigo, Percival Puggina - A pátria em momentos decisivos


A foto é de ontem, dia 7 de setembro. A escolha da ilustração é do editor.

Vai passando batida mais uma Semana da Pátria. São poucas, fora dos círculos militares, as manifestações de celebração a esse marco temporal de nossa nacionalidade. Mas não escrevo para pedir que as pessoas, que os lares e que as vitrinas se enfeitem de verde e amarelo. O objetivo deste texto é bem diferente. É um apelo aos brasileiros, de modo especial aos que amam a pátria e se sentem responsáveis por ela.

Escrevo para muitos, portanto. Aproveitemos esta semana para refletir sobre o que tantos conterrâneos continuam a fazer. Por vocação e gosto desejam prosseguir na faina que acabou por transformar o Brasil numa casa de tolerância, desavergonhada como raras vezes se viu igual. Uma casa de tolerância tão avessa à ordem que não se perturba com vê-la entregue aos criminosos. Que conta bandidos mortos e não conta policiais perdidos em combate. Que fala mal do Brasil para o mundo e faz palco a todo estrangeiro que venha fazer o mesmo aqui dentro. Casa de tolerância que aplaudia e hoje reverencia o gangsterismo político e o crime que por tanto tempo operou nos altos andares da República. Casa de tolerância de um banditismo deslavado e sorridente, de uma elite rastaquera e debochada, que conta dinheiro e votos como se fossem a mesma coisa. E festeja toda impunidade.

Já não lhes basta a própria corrupção. Dedicam-se, há bom tempo, à tarefa de corromper, aos milhões, o próprio povo, desde as mentes infantis.

CLIQUE AQUI para ler mais.

48 comentários:

Anônimo disse...





"Bolsonarismo": o que é isso?
https://www.youtube.com/watch?v=f6egIyPT0N0




Anônimo disse...





"Bolsonarismo": o que é isso?
https://www.youtube.com/watch?v=f6egIyPT0N0




Anônimo disse...

A questão jurídica é filigrana”: a confissão de Deltan de que a Lava Jato era só um projeto golpista:

8 sete 2019 - DCM

Da nova leva de diálogos da Vaza Jato, parceria do Intercept com a Folha, há uma frase que encapsula a tragédia:

“Mas a questão jurídica é filigrana dentro do contexto maior que é político”.

Os procuradores se referiam aos grampos de Lula e Dilma e que foram a pá de cal no governo petista.

O “Bessias”, apelido do servidor Jorge Rodrigo Araújo Messias, ficaria nacionalmente famoso, assim como o “Tchau, querida”.

Moro afrontou a lei, desafiou o Supremo e divulgou a escuta obtida fora do período legal no Jornal Nacional.

Diante do escândalo, Gilmar Mendes impediu a posse de Lula na Casa Civil e o resto é história.

Outras conversas mostram que Lula estava relutante e tomou a decisão após uma consulta que incluiu políticos, sindicalistas e Michel Temer.

No dia em que soube do convite de Dilma, Dallagnol, o homem que vive na igreja, o mais probo dos brasileiros, fez piada com o defeito físico de sua nêmesis.

“Igor consegue pra mim CD ou DVD com todos os áudios do 9 e a análise dos que tiver? Estou sem nada pra ouvir no carro rsrsrs”, escreveu no Telegram.

“9” porque Lula tem nove dedos.

No projeto de poder de Moro, Dallagnol e cia., a manipulação era fundamental.

A Justiça, como frisou Deltan, era um detalhe, numa confissão que remete à de Jarbas Passarinho na assinatura do AI-5 em 13 de dezembro de 1968.

“Às favas, senhor presidente, todos os escrúpulos de consciência”, falou.

O ministro do Trabalho e da Previdência Social estava justificando a ditadura sem pudor, escancarada, no período mais trevoso daqueles 21 anos.

A Lava Jato é um câncer para o Brasil. Seu legado é essa idiocracia corrupta encabeçada por Bolsonaro, que tem como acessório Sergio Moro, esperança branca de uma extrema direita de banho tomado.

Era a Gestapo. Muito mais polícia que direito, com um fundamentalista religioso que falava ao espelho sobre ser senador, comparando-se a Jesus Cristo.

Cada minuto a mais que Lula passa na cadeia é a prova de que o Brasil acabou.

Cabe ao STF corrigir o que fez.

Anônimo disse...

Lava Jato tinha 22 diálogos de Lula e só usou um deles para manipular a opinião pública e pressionar o STF:

Novas revelações escancaram ainda mais a partidarização da Lava Jato: a operação tinha 22 diálogos de Lula, porém usou apenas um deles para interferir na política. Em março de 2016, o então juíz Sérgio Moro divulgou grampos ilegais em que a então presidente Dilma Rousseff tratou com Lula sua eventual posse como ministro da Casa Civil. Moro até pediu desculpas ao STF, mas nem ao ex-presidente, nem a Dilma.

8 set 2019

247 - Novas revelações escancaram ainda mais a partidarização da Lava Jato: a operação tinha 22 diálogos de Luiz Inácio Lula da Silva, mas usou apenas um deles para interferir na política. Em 16 de março de 2016, o então juíz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, tornou público um diálogo em que a então presidente Dilma Rousseff tratou com o ex-presidente sua eventual posse como ministro da Casa Civil. Todas as outras conversas mostravam que o ex-presidente estava na dúvida se aceitaria o convite ou não, o que enfraquece a tese usada por Moro de que Lula queria ser blindado da Lava Jato.

"Além da conversa com a então presidente Dilma Rousseff (PT) sobre o termo de posse de Lula como ministro da Casa Civil, que foi divulgada após ter o sigilo levantado pelo então juiz Sergio Moro, o petista fez outras 21 ligações", destaca reportagem do site Intercept Brasil em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, que divulgou todos os outros diálogos.

Após ter soltado o grampo, que era ilegal porque presidente da República tem prerrogativa de foro por função, Moro pediu desculpas ao Supremo Tribunal Federal, mas não pediu nem a Dilma, nem a Lula.

"Diante da controvérsia decorrente do levantamento do sigilo e da r. decisão de V.Ex.ª, compreendo que o entendimento então adotado possa ser considerado incorreto, ou mesmo sendo correto, possa ter trazido polêmicas e constrangimentos desnecessários. Jamais foi a intenção desse julgador, ao proferir a aludida decisão de 16/03, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal", escreveu ele em despacho.

Pelo Twitter, o ex-presidente Lula afirmou que o ex-juíz "produziu uma farsa, enganando todo o Brasil, para dar um golpe no país".

Confira o diálogo divulgado por Moro de forma ilegal:


Dilma: Alô

Lula: Alô

Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.

Lula: Fala querida. Ahn.

Dilma: Seguinte, eu tô mandando o "Messias" [Jorge Rodrigo Araújo Messias, subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil] junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?

Lula: Tá bom. Eu tô aqui. Fico aguardando.

Dilma: Tá

Lula: Tá bom.

Dilma: Tchau

Lula: Tchau, querida.

Anônimo disse...

São estarrecedoras a sequência de revelações que temos tomado conhecimento nos últimos meses por meio da Vaza Jato. Por mais que os criminosos tentem minimizar, são inegáveis a gravidade das ilegalidades e manipulações praticadas contra o país. Não resta dúvida de que além de combater a corrupção secular no Brasil a LJ tem um projeto de poder e de enriquecimento dos seus membros. Da forma como agiram, contribuíram em muito para a atual situação econômica e política do país. Pioraram o Brasil.

Anônimo disse...

Moro criou um estado dentro do Estado, a partir de Curitiba, que fez um estrago institucional e legal imenso. Agora, imagine o que ele poderia fazer a partir de Brasilia, como ministro da justiça tendo em suas mãos RF, PF, STF, MPF, PGR, Coaf e espalhado seus subordinados nos entes do Estado? Os presidentes e o Congresso seriam refens dele. Qualquer presidente...Pois é, como sempre, a Globo fareja onde está o poder...

Anônimo disse...

Ministério Público Federal, Policia Federal e um órgão da justiça representado por Sérgio Moro atuaram politicamente, cometendo atrocidades jurídicas em favor de seu próprio projeto de poder. Os alvos foram um Ex- Presidente da República, uma Presidente em exercício e seu Vice, além de outros membros da classe política. Cidadãos comuns, não queiram estar no banco dos réus! O que nos alegra é saber que esse tipo de gente não representa a maioria em nosso sistema de justiça.

Anônimo disse...

Essa revelação da Vaza Jato mostra nitidamente o que houve no Brasil em 2016 - quando o País perdeu o condão e a imagem internacional positiva e tornounou-se refem de um outro golpe - moderno sutil - em detrimento dos interesses nacionais e da gente brasileira que estava sendo alçada para patamar de ação e promoção social (...)?

Anônimo disse...

Tudo é revoltante, mas realmente esses caras aí mais a mídia corporativa que criou esse ambiente horrível de que o inimigo é o PT, foram diretamente responsáveis pela eleição do bozoNERO

Anônimo disse...

A eleição foi, sem dúvidas, uma trapaça. Foi como um jogo decisivo de final de campeonato em que o juiz da partida combinar com uma das equipes que vai trapacear. A partida parece séria, tem cobertura eletrizante de equipes de televisão. O Juiz, com interesses escusos, resolve brincar com o fair play. Expulsa injustamente o artilheiro da equipe favorita. No final, marca um pênalti inexistente. 1x0 . A democracia foi derrotada. A tragédia social e política persiste.

Anônimo disse...

Lava Jato destruiu nossa frágil democracia. Contaminou todas instituições. Avançamos a passos largos para os braços da extrema direita, obscurantista, apoiada por preceitos ditos religiosos, fanatismo medieval e recessão econômica. A educação destruída. Os meios de comunicação "acoelhados" diante de um "juizeco", hoje ministro da justiça de um presidente ignorante, desarticulado, disseminador de ódios e preconceitos. O Brasil partido, o STF ainda é uma esperança... tênue esperança.

Anônimo disse...

Parece até novela da Globo. Vai ver que o roteirista trabalha para emissora. Nos próximos anos teremos material de sobra para muitos livros de ficção ou não. De outro lado, a teoria da conspiração vai se comprovando a cada nova revelação. Como acreditar que um dia teremos normalidade política diante de tanta criatividade?

Anônimo disse...

A ojeriza e nojo dessas pseudo autoridades da república de Curitiba não tem como mais aumentar. E muito repugnante isso está acontecendo e o STF não fazer até agora nada. Viva Papa Francisco! Viva Chico Buarque! Viva Luís Inácio Lula da Silva!

Anônimo disse...

Parafraseando Barroso: É essa gente que vai salvar o país ? Viramos uma república fascista, num golpe moderno em tomar estado e desmoralizar reputações. Fim do Brasil.

Anônimo disse...

Defendi a lava jato por muito tempo, e achava o discurso do PT deplorável. Me dava ânsia de vômito escutar "Lula Livre". Continuo sem votar no PT ou no Lula em hipótese nenhuma. Mas, sem dúvida, hoje sou forçado a concordar om o Lula Livre.

Anônimo disse...

No caso Lula, se o julgamento tivesse sido justo, e não seguindo uma agenda política e eleitoral, apresentando provas cabais, não estaríamos aqui discutindo isso. Só estamos aqui hoje pois as provas irrefutáveis apontam para o outro lado, de que houve sim corru.pção na seleção de testemunhas, coação de delatores, vazamentos e escutas ilegais. A grande maioria que defende Lula hoje não o faz simplesmente pela pessoa Luiz Inácio da Silva, mas sim pela preservação da constituição, democracia e justiça.

Anônimo disse...

Para os Moristas que gostam tanto das Leis dos EUA....Ah! esse juizeco nos Estados Unidos, onde instituições e democracia são coisa séria! Teria recebido ordem de prisão de imediato. Estaria hoje atrás das grades . Aqui não, país onde existe um arremedo de democracia, é premiado com o Ministério da Justiça! O tombo desse juiz está demorando, mas, virá e será grande. Confirma-se também a linha direta entre a Globo e a Lava Jato, com diferença de minutos a parceria se confirmou amplificando a ilegalidade. O que foi determinante na queda de Dilma.

Anônimo disse...

Informação: das anotações da PF sobre suas conversas com Lula em 16 de março de 2016, o ex-presidente Michel Temer disse que reconhece os diálogos, e que nunca soube que tinha sido grampeado naquele dia. Só o Russo e os procuradores não reconhecem os diálogos

Anônimo disse...

O rei está nu! Mas a corte suprema, a elite, os legisladores, insistem em elogiar as belas roupas do rei Moro, dizendo como o senhor se veste bem! O Brasil neste inicio de século vinte um é a imagem do grotesco e do patético.

Anônimo disse...

E o escândalo se aprofunda, tá claro que a lava jato foi um projeto político que nos enfiou o país no buraco em que está, com moro/bozo à frente. Com STF e tudo...

Anônimo disse...

Os diálogos revelam um verdadeiro atentado à democracia. Como qualquer presidente eleito democraticamente terá a certeza de que não será o alvo seguinte? Vai ficando claro o porquê o atual presidente, apesar de ter surfado na onda do lavajatismo, resolveu quebrar a sua estrutura. Dá para confiar em que não trabalha nos limites legais e busca os holofotes?

Anônimo disse...

Não acreditava muito na teoria do Golpe defendida pelo PT, mas diante desses diálogos, não há como negar, os movimentos da Lava Jato foram cuidadosamente calculados com o impeachment de Dilma, a prisão de lula para tira-lo das eleições, vergonhoso juiz, procuradores e policiais em conluio contra a democracia movidos por interesses políticos partidários. Como democrata e legalista me sinto violado em meus direitos.

Anônimo disse...

Lawfare. Claramente usaram a lei para fazer política. Deviam ser presos por isso. O crime foi muito maior do que possa parecer quando se pensa no estrago feito na política do país. A demonização foi generalizada e causou o bolsonarismo doentio que vivemos hoje

Anônimo disse...

Lawfare. Claramente usaram a lei para fazer política. Deviam ser presos por isso. O crime foi muito maior do que possa parecer quando se pensa no estrago feito na política do país. A demonização foi generalizada e causou o bolsonarismo doentio que vivemos hoje

Anônimo disse...

Antes, Moro e sua PF, faziam o que bem entendessem, mesmo com atitudes enviesadas, e eram respeitados. Moro e sua PF pavimentaram a eleição de Bolsonaro. Hoje ambos, Moro e PF, antes insuspeitos, estão sempre preparando seus ra.bos para um novo chute Bolsonaro. Se acovardaram, estão amendrontados com o chefe, de quem estão sempre puxando o saco.

Anônimo disse...

Vemos claramente que todos is autos da Lava Jato estão "fraudados" colocando só informações parciais para angariar apoio popular, sem nenhum apoio jurídico. Para os cristãos faço menção a Poncious Pilatos, q lavou as mãos qdo uma parcela ínfima da população escolheu soltar Barrabás ao invés de Cristo. Isso é a razão q legalismo deve ser seguido, não a suposta vontade popular de uma elite q tenta condenar seus inimigos, sendo real causa da divisão da sociedade. Claramente ocultação de provas!

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

José Corrêa disse...

Os PTbas tentam criar factoides com interpretações furadas, agora em cima de gravações que estão sob segredo de justiça!!!

E que mostram Llulladrão, o Condenadão, tentando fazer um acordão com o Temeroso e os tukanos, para parar a Lava Jato!!!

PTbas são corruPTos!!!

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO. disse...

Essa foto mais parece da Venezuela em verde-amarelo! Tudo culpa do PT, dos "comunistas", é claro...

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO-OABRS 16694 disse...

Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século III, tem nos brasileiros contemporâneos, seus maiores seguidores: o povo politizado, ou é um irredutível esquerdista ou é um feroz anticomunista: o meio termo democrático é mal visto ou nem sequer é visto! Essa desordem cívica jamais levará a progresso algum! O Brasil necessita urgentemente de paz e concórdia social. Alguém, como Rodrigo Maia, poderá encarnar o papel de "grande conciliador" na política nacional?

Anônimo disse...

Trocando de assunto...pergunto...:" a tal da bachelette dos direitos humanos da ONU, criticou o Brasil e o presidente dizendo que o Brasil está deixando de lado a democracia. MAS NUNCA NADA FALOU das bandidagens dos ditadores como hugo chaves, maduro, fidel castro, Daniel ortega, que são puros assassinos do próprio povo. Matam o próprio povo a tiros de snipeer e de fome e ela, a tal bachelete fica quieta. Essa esquerda comunista se auto protege.

EU ACUSO! disse...

Jair Bolsonaro e Ônix, estão envolvidos até a medula com os heresiarcas neopentecostais, deram as costas para a Igreja e para o Papa Francisco. Aliás, tem anti-petista chamando Francisco de "papa vermelho". Anátema sobre estes direitistas heréticos!

João C. Ferreira disse...

Sai baba ovo do lixo ladrão corrupto lavador de dinheiro.

Anônimo disse...

Políbio! Que linda essa foto. Mostra o quanto amamos o nosso país. Mesmo na miséria a qual foram deixados pela falta de tudo e saqueados em seus direitos como pessoas, mesmo assim se vestiram de verde e amarelo como nosso Presidente Jair Bolsonaro solicitou. Isso prova que nem tudo está perdido. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!

Unknown disse...

A lava jato colocou a nu os espertos que corrompiam a nação. Nunca o país viu a descoberto poderoso e que causavam a nação. Muitos deles estão presos, outros estavam.presos e cumpriram.parte de sua condenacao; outros ainda saonapebas Deus Pode Não, se condenados, serem detidos. Ficaram expostos perante a nação. Político e graduados, empresários antes respeitáveis e funcionários públicos que enriquecem através de propinas. Tudo isso com provas robustas nos autos confissões e relações. Sérgio moro e equipe fizeram.um grande bem a nação. Agora cabe ao cidadão e eleito e continuar a limpeza não elegendo.candidatos denunciados epou que combatem a lava jato.

Anônimo disse...

Somos conhecidos fora do Brasil como campeões em corrupção. Quem estava no poder governando o país? Não foi o Dr. Sérgio Moro, nem Deltan Dallagnol, eles simplesmente estão tentando com a ajuda do povo combatê-la. Está difícil, mas não será impossível.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:55h! O Presidente Jair Bolsonaro está no poder a apenas 9 meses. Essa pergunta deverias fazê-la para quem estêve no poder por 30 anos. Saqueando o país e ainda cobrando CPMF além de todos os Impostos obrigatórios. Para quê? Tiraram tudo do trabalhador, inclusive o Emprego porque tudo faliu por incompetência de gestão. Vai te catar, trouxa.

Anônimo disse...

Felizmente foi descoberto a trama, caso contrário hoje seríamos uma Venezuela. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos! O povo acordou!

Anônimo disse...

Políbio! Essa foto deve ficar registrada na História do Brasil. A miséria em que se encontra as crianças brasileiras e o povo em geral. Mesmo com todas as dificuldades deixaram claro seu amor pela Bandeira do Brasil. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos! O Presidente Jair Bolsonaro precisa ter forças para tirar o país da maior Crise Econômica jamais contada na História do Brasil.

Anônimo disse...

Para um governo que prometeu em campanha diminuir a Desigualdade Social no Brasil, essa foto ilustra bem como ficou seu povo.

Anônimo disse...

Quando vi essa foto Políbio fiquei triste de ver a miséria de um povo num país tão rico como é o Brasil. O que podemos fazer para mudar essa cena, principalmente ao ver uma criança junto. Essa foto deve ser o símbolo de um país arrasado pela CORRUPÇÃO. E pior, nenhum gestor da coisa pública responsabilizado. Justiça??????

Unknown disse...

Esses tipo de pessoa ao fazer um comentário desse, só pode ser doente. Nunca vi tanta maldade junta. Maléfico e diabólico.
Não pode ser outra coisa.
Vá de retro!!!!!

Anônimo disse...

Essa foto merece um prêmio!... É a metáfora do Brasil atual...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/