Mourão defende reforma política para acabar com "proliferação de partidos"

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), defendeu nesta terça-feira uma reforma política para acabar com a "proliferação de partidos" e disse ser favorável à adoção do sistema de voto distrital.

"É mais necessário do que nunca que o partido político realmente seja o transmissor das ideias da sociedade. A sociedade hoje na maioria das vezes não se vê representada", afirmou Mourão em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação, sugerindo a diminuição do número de legendas e o barateamento do sistema.

As declarações foram dadas em São Paulo após uma palestra com cerca de 300 empresários e representantes de entidades patronais e sindicais no Hotel Unique, na zona sul da capital paulista, onde foi lançado o Instituto Brasil 200.

O vice afirmou ser "francamente favorável" ao voto distrital para aproximar o eleitor do seu eleito. Segundo ele, isso também faria os partidos se fortalecerem e aumentaria a identificação entre representante e representado. O jornal O Estado de S. Paulo mostrou no sábado (13), que um grupo de trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) propôs à Câmara adotar já em 2020 o sistema distrital misto em cidades com mais de 200 mil habitantes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Reforma pra acabar as gordas mordomias dos políticos ele não falou???

Anônimo disse...

as chances de isso prosperar são abaixo de ZERO...

olhem o que a confraria de abnegados do Congresso esta fazendo com a Previdência...

agora imaginem o que farão esses abnegados parlamentares com um reforma que atinge em cheio eles e seus interesses diretos...

não chega sequer a ser colocada em pauta...

Anônimo disse...

Urge a adoção do voto distrital, para aproximar o eleito dos seus eleitores, e acabar também com o legislador de perfil unicamente corporativo, um dos males de nossa democracia. Seria bom demais se junto viesse a adoção do parlamentarismo, para finalmente termos um congresso responsável pelos seus atos. Sugiro aos que não conhecem o assunto, leiam sobre o mesmo para aquilatar perfeitamente a importância do tema e suas implicações.

Anônimo disse...

Então esperem um pouco, deixem o Kim Kata Kokin formar o seu partido para ele ter direito as polpudas verbas que os partidos tem direito

Anônimo disse...

Um Partido Politico é uma Associação. Logo, tem que sobreviver às custas das mensalidades de seus associados. FIM DO FUNDO PARTIDÁRIO. Invistam esse dinheiro em hospitais e asilos.

Anônimo disse...

Nos EUA dois partidos.Somente dois.Não é a toa que é a potência mundial.Aqui se proliferam que nem moscas.E não é pelo bem da nação porra nenhuma.É para maracutaias,roubalheiras,interesses, vantagens,crimes...é exatamente assim.

Rat(o) H{o}nest[o] disse...

Quero complementar o pensamento do anônimo acima: voto distrital puro e parlamentarismo tanto no Executivo Federal como nos Executivos Estaduais; é inaceitável que governadores que destroem estados a olhos vistos permaneçam no poder durante quatro anos e ainda recebam aposentadoria após o mandato. Se o estado tem um primeiro-secretário e o mesmo governa mal, poderia receber voto de desconfiança e ser destituído imediatamente, para bem da governança e da sociedade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/