Trump não aguarda negociação e mais do que dobra tarifas sobre produtos importados da China

O governo dos EUA confirmou a elevação de tarifas de importação de produtos chineses, de 10% para 25%, sobre um montante de 200 bilhões de dólares em produtos. A medida foi anunciada no final de semana passado e resultou implementada ontem.

O déficit americano é enorme, como se vê ao lado (dados de importações).

Apesar de ter afirmado que fará retaliação, o governo chinês tem sinalizado estar  disposto a continuar negociando no segundo dia de reunião, agendado para hoje. Para esse novo encontro, o governo chinês se empenhará em evitar que os EUA eleve para 25% as tarifas de importação sobre o restante dos produtos chineses, um total de 325 bilhões de dólares que não estavam sendo taxados, além de tentar reverter o recente aumento nas tarifas.

Caso as negociações de hoje fracassem, todos os produtos importados pelos EUA (aproximadamente 550 bilhões de dólares) pagarão 25% de tarifa. Em suma, se essa recente escalada na tensão comercial resultar em maiores tarifas comerciais entre as duas principais economias do mundo, a estimativa de PIB global deve ser rebaixada, dos atuais 3,3% para algo mais próximo de 2,8% em 2019.

12 comentários:

Anônimo disse...

POLÍBIO!

ESSA É UMA VIA DE MÃO ÚNICA! SÓ OS EUA COMPRAM DA CHINA!

A CHINA COMPRA DOS EUA QUASE NADA! TRUMP DEU MAIS UMA JOGADA DE MESTRE.


NÃO TEM GUERRA COMERCIAL! NÃO TEM QUE A MÍDIA FAZER UM ESCARÇÉU. A CHINA ESTÁ HÁ DECADAS FERRANDO O MUNDO COM TRABALHO ESCRAVO, DUMPING, SUBSÍDIOS, ETC.


TRUMP ESTÁ QUEBRANDO ESSA VERGONHA!

Helmuth disse...

Excelente medida! A China nada respeita. Aliás, sobre isso, não se vê os esquerdopatas falarem...

Justiniano disse...

A China não tem como retaliar porque com um renda per capita de 8 mil dólares não há mercado interno e muito menos como sobretaxar produtos americanos, que nesse caso são somente para a elite chinesa, já os EUA a renda per capita é 59 mil dólares e a China depende desse mercado, porque não há outro maior mercado mundial fora os americanos.
Nesse jogo somente os chineses tem a perder e Trump sabe muito bem disso.

Até aqui tem empresários trocando a China pelo Paraguai, como é o caso da Riachuelo que agora produz as suas roupas no país vizinho, com custo menor (energia barata e carga tributária um único imposto), além de logística (menor frete) e do lado do Brasil. Tem empresas de tecelagem de algodão pensando em transferir para o Paraguai, porque o MT é grande produtor de algodão e pode ser enviado os fardos de algodão via chatas pelo rio Paraguai.

adilson disse...

Se os eua são assim no comercio com chineses,calculem o resto do mundo,a fragilidade munidal diante dos chineses.Eu não tenho a menor ideia como poderia ser revertido isso ou se é possivel,mas tenho certeza que Trump está tentando e se conseguir acredito que será benéfico.O mundo ocodental virou um imenso bazar chines e com certeza já tem muita gente com saudades do imperialismo yanque.É um anticlimáx o ocidente,visceralmente militante contra o imperialismo,capitalismo selvagem yanque,capitular,desmontar diante do capitalismo selvagem e imperialismo mercantil comunochines.

Anônimo disse...

O comércio internacional é UMA VIA DE MÃOS DUPLAS, EU TE VENDO E EU TE COMPRO. A China não pode nem reclamar. A balança comercial é altamente favorável a eles. Olhem o caso do Brasil. Alguém sabe informar como é o comércio internacional com Brasil x China...???

Anônimo disse...

China = Mercantilismo

Anônimo disse...

os chieneses não cumpriram o que prometeram e Trump deu uma resposta, isso que sirva de exemplo ao Bolsonaro

Anônimo disse...

"A guerra eh a economia por outros meios". Estamos perdendo em todos os campos estas guerras.

Anônimo disse...

e como que os chineses vão saber se no comunismo não existe preço ?

Anônimo disse...

Se houver a “Guerra Comercial” entre EUA e China, o resultado final será uma “contra-revolução comunista” na China.
Há cerca de dois anos atrás, devido a algumas restrições de venda de componentes eletrônicos de alta tecnologia, que serviam de componentes para fábricas chinesas, as mesmas pararam por alguns dias e ocorreram as primeiras paralizações (greves) de empregados na China, desde a revolução de Mão Tse Tung.
Imaginem uma crise nas indústrias chinesas, com os operários a perderem empregos, como será e que tamanho terá uma passeata de operários insatisfeitos com o governo. Irá faltar “tanque de guerra” para acabar com manifestações. Mesmo não tendo os “valiosos” sindicatos, pois na China são proibidos, portanto não existem.

Anônimo disse...

e como os chineses sabem o preço das coisas num país comunista ? isso é impossivel

Anônimo disse...

O Brasil precisa flexibilizar as leis trabalhistas e reduzir impostos para que o país possa produzir. Não tem nenhum produto que o Brasil não possa produzir mas a diferença entre custo no Brasil e o custo na China é enorme. Por isso todo mundo importa da China dando emprego aos chineses e nós aqui, sem empregos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/