Artigo, Matias Spektor - Três grupos disputam política externa de Bolsonaro

A diplomacia do novo governo expressará conflitos desses núcleos (Eduardo Bolsonaro, Mourão e Paulo Guedes).

Jair Bolsonaro prometeu chacoalhar a diplomacia brasileira mais do que qualquer antecessor do ciclo democrático. Ninguém sabe quão intensa será a sacudida, mas vem mudança por aí.
Também já está claro que há três grupos diferentes atuando com força na política externa da transição e com capacidade de influenciar as decisões do presidente depois da posse.

Num desses grupos está Eduardo Bolsonaro com a assessoria internacional do PSL. Trata-se da vertente mais ambiciosa do novo governo: a esperança é promover uma ruptura com a política externa do passado, consolidando a imagem do presidente como liderança internacional de destaque. Para isso, esse grupo buscará espaço para Bolsonaro no movimento transnacional antiglobalista encabeçado por Donald Trump. A escolha do chanceler Ernesto Araújo ilustra a força dessa vertente. 

O segundo grupo inclui os militares vinculados ao vice-presidente e ao ministro do gabinete de Segurança Institucional. Os generais Mourão e Heleno terão peso próprio nos rumos da política externa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Hummm, acho que loguei por engano na folha de sp.

Anônimo disse...

2 GENERAIS TRABALHANDO HELENO E MOURAO, MARAVILHA , E EDUARDO BOLSONRAO TAMBEM UM OTIMO DEPUTADO E FOI REELEITO O MAIS VOTADO DA HISTORIA , PARABENS.... OS COMUNAS VAO SER VARRIDOS NEGOCIOS FEITOS COM O MUNDO E NAO COM VIES IDEOLOGICO QUE APENAS OLHAVA PRA CHINA, BRICS= QUE É BRASIL, RUSSIA , INDIA , CHINA TUDO VERMELHINHO É AGORA ACABOU ISTO ,O BRASIL VAI BUSCAR NEGOCIOS COM O MUNDO TODO

Emmanuel disse...

Nossa!! Verborragia para não dizer nada !!

Anônimo disse...

Já estão tentando inventar intrigas dentro de um governo que nem assumiu.

Anônimo disse...

é isso ai mesmo...

vimos pedindo mudança ha um tempão e chegou a hora de encara-las...

as consequências?

ninguém sabe...

mas com um bom planejamento é possível coloca-las sob o comando das nossas rédeas...

Anônimo disse...

O professor Matias Spektor (autor do artigo) tem todo jeito e cara de ser sócio do clube social-democrata, à la Marina Silva e Efeagácê.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/