Artigo, Fernando Silveira de Oliveira - A mudança começa pelo voto

Estamos então em 2018, um ano decisivo para a nação, diante de tantos caminhos que devem ser apresentados, dando início a um novo ciclo, com mudanças abundantes no sistema social, econômico e político brasileiro. É sabido que o clamor da sociedade por uma reciclagem geral na política é estrondoso, impulsionando as mais diversas manifestações, colocando em discussão inclusive a própria efetividade do Estado Democrático de Direito, o pacto social e a própria consistência da representatividade.

A democracia foi a debate e a conscientização de sua importância é um dever de todos. Como já defendia o cientista político norte-americano, Robert Dahl, a democracia não é um estado absoluto. Encontramos inúmeros níveis de democracia, com menor ou maior participação popular nas decisões políticas e administrativas. Caminhamos dia após dia para o amadurecimento da inclusão cidadã na política brasileira, amadurecendo também a nossa própria democracia.

Esse clamor e toda rejeição que é encontrada com muita nitidez na internet...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Correto! Não adianta ficar reclamando e votar nos mesmos de sempre.
A hora da mudança é agora!

Anônimo disse...

Voto virtual em urna eletrônica caixa preta, sem impressão, e apuração secreta, é pra não haver mudança nenhuma!
Será que ainda tem gente que não entendeu?

ATENTO disse...

O POVO VOTA E EMPREGA SEUS FUNCIONARIOS PUBLICOS.

O POVO NÃO TEM DISCERNIMENTO NEM INFORMACÕES VERDADEIRAS SOBRE OS CANDIDATOS,ENTÃO VOTA E EMPREGA MAUS POLITICOS QUE SERÃO SEUS FUNCIONARIOS, MAUS FUNCIONARIOS, A PRAXE PROVA E COMPROVA ISSO.

O CANDIDATO MAIS MENTIROSO,QUE MAIS E MELHOR MENTE,ENGANA,VAI SER ELEITO E VAI MANDAR NA COISA PÚBLICA.

NUMA GRANDE EMPRESA DE SUCESSO, NUNCA,NUNCA A DIRETORIA, OS MANDATARIOS SÃO ELEITOS POR VOTO EM URNA DA MASSA DE TRABALHADORES
,JAMAIS, O "DIREITO DO VOTO" SERIA O EXTERMÍNIO DA EMPRESA E DO EMPREGO DOS "SÁBIOS ELEITORES".

O QUER O "TRABAIADÔ" CHAMA DE "DEREITO" É O SEU ALGOZ.

COMO UM JEITO TÃO BESTA E ÓBVIO PODE SER O QUE EMPREGA O MANDATÁRIO DA EMPRESA PÚBLICA?

QUANDO ACORDAREMOS E SELECIONAREMOS OS CANDIDATOS PELA CAPACIDADE PESSOAL E DE SEU GRUPO?

ATÉ LÁ ESTAREMOS VÍTIMAS DA IGNORANCIA DA MASSA TRABALHADORA EXERCENDO O SEU DIREITO AO HARAQUIRI QUE PRATICA DE 4 EM 4 ANOS.

OS GREGOS IMPLANTARAM O SISTEMA DO POVO ESCOLHER, E OS GREGOS SAO CONHECIDOS PELOS SEUS PRESENTES , "PRESENTE GREGO", QUE É O QUE É O POVO VOTANDO.

O POVO VOTANDO É A OPORTUNIDADE DO MENOS CAPAZ,DO MAIS MENTIROSO,DO MAIS SEM VERGONHA ASSOMAR AO PODER, MONTAR UMA QUADRILHA COMO LULA FEZ, E MONTANDO O PT , UMA QUADRILHA GOVERNANDO.

LESARAM O BRASIL E O MUNDO , COMO NUNCADANTEZ NINGUÉM O FEZ.

ESTAMOS EM VÉSPERA DE REPETIR O ERRO, O ENGODO QUE OS GREGOS NOS LEGARAM.

Anônimo disse...

Se o judiciário não funciona, os tribunais de contas também, e quase todos os órgãos fiscalizadores, o eleitor é induzido a erro na eleição, isso é estado de exceção, poderia citar vários políticos que deviam estar presos e ainda são candidatos fazendo campanhas milionárias!

Anônimo disse...

a mudança começa: 1) exigindo fim dos Fundos Partidários, dinheiro de impostos que é obrigatoriamente desviado para políticos que não nos representam; 2) exigindo fim da penca de suplentes para deuptados e senadores e 3) exigindo comprovante impresso para urna eletrônica. Do contrário será um festival de fraudes

Anônimo disse...

Baita artigo, inacreditável que tenha só 22 anos!

Anônimo disse...

A principal mudança será NÃO REELEGER NINGUEM DE JEITO NENHUM.
Já imaginaram mandar de volta todos aqueles mais de 500 figurões que estão lá em Brasilia há anos e anos?

Anônimo disse...

Nao temos maior arma do que o voto contra esses politicos mesmo
temos que votar consciente!
parabens

R.M.F. disse...

Perfeita análise. O modelo constitucional da Federação com poder concentrador no DF precisa ser literalmente quebrado para a construção de verdadeira representação política.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/